PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

LAJEDO OFERECE TRATAMENTO CONTRA TABAGISMO


A Prefeitura de Lajedo por meio da Secretaria Municipal de Saúde desenvolve há seis anos o tratamento gratuito contra tabagismo. Iniciado no CAPS e hoje realizado na Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF que tem no momento 100 lajedenses em tratamento com a finalidade de parar de fumar.


Alguns pacientes contam que são fumantes há 47 anos e agora finalmente estão realizando o sonho de abandonar o vício do cigarro. O atendimento é feito inicialmente com a farmacêutica do município que trata os pacientes com os adesivos de nicotina e apoio, quando necessário, de nutricionista, psicólogo e dentista. “Há casos de maior resistência neurológica, então esses são encaminhados para o médico dos postos de saúde”, conta a farmacêutica Carla Melo.


Os adesivos são usados de acordo com o grau de dependência e geralmente no 3º encontro a evolução já mostra que 90% dos pacientes já pararam de fumar. Os métodos compreendem desde avaliação do domínio do paciente pelo desejo de fumar, ansiedade e testes com tabelas do Ministério da Saúde. Normalmente o tratamento dura três meses com vários grupos distintos e quem quiser participar deve deixar o nome na CAF (ao lado do hospital).


AMBULATÓRIO E EXAMES - A Prefeitura de Lajedo por meio da Secretaria de Saúde permanece oferecendo os exames laboratoriais de rotina e com agilidade na entrega dos resultados. Exames simples, para acompanhamento pré-natal, testes rápidos, entre outros. Segundo o biomédico Enderson Couto, responsável pelo setor que analisa diariamente os exames requisitados pelos médicos do Hospital Público e enfermeiros (as) das ESF’s, no local são realizados:

Glicemia (HGT) para controle de diabéticos;
Parasitológico de Fezes e Urina;
Classificação Sanguínea (destinada aos alunos da Rede Municipal de Ensino e acompanhamento de gestantes);
Beta HCG;


Testes rápidos de Sífilis/HIV e Hepatites B e C;
Qualquer dúvida, o paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo, o próprio Anexo do Hospital ou a Secretaria de Saúde.
O serviço funciona todas as segundas, quartas e sextas-feiras e a entrega dos resultados é feita até 48 horas.

(Da Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA