PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

SOBRE VAVÁ, IRMÃO DE LULA


Por Junior Almeida

Em uma das últimas vezes em que esteve em Caetés e região, em março de 2013, Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do ex-presidente Lula, de 79 anos, que faleceu ontem em São Paulo, fez o que muitos nordestinos que moram no Sudeste fazem: visitou velhos e conheceu novos parentes nos sítios e cidades, almoçou na casa de um,  na casa de outro, se confraternizou, relembrou velhas histórias, e tudo mais que se tem direito.


A diferença de tantos migrantes que fazem isso todos os anos, é que em Caetés Vavá não era simplesmente o filho de Aristides e Lindu, modestos agricultores do Sítio Várzea Comprida. O Vavá que ali estava era o irmão do então presidente da república, primeiro e único homem da classe trabalhadora a exercer tal função no Brasil.


Naturalmente o assédio ao visitante foi maior. Não só de familiares, mas das autoridades locais e de todo povo, que queria conhecer, apertar a mão e tirar fotos com o irmão de Lula. Vavá, assim como é o célebre irmão, era uma pessoa simples, do povo. Andou na feira de Caetés como todo matuto que se preze. Cumprimentou e atendeu a todos com a maior simpatia. Comeu doce de corte nas toldas e chegou a tomar uma temperada com tira gosto em uma das bancas de comida da feira.


Quis ir também à casa dos seus padrinhos, José Augusto dos Santos, o Quezinho, e Dona Marina, para visitá-los, mas ficou sabendo que o velho estava doente, internado no Hospital Dom Moura, aqui em Garanhuns. Vavá prontamente quis vê-lo. Na unidade de saúde uma movimentação diferente chamou a atenção dos funcionários. Quem seria aquele simples matuto que estava internado, por que também tanta gente bem vestida, lideranças políticas de Caetés e Garanhuns tinham ido o visitar? Não demorou muito para saberem que o irmão do presidente Lula era afilhado daquele paciente, e assim como em Caetés, Vavá passou a ser assediado para apertos de mãos, abraços e fotos.


O velho Quezinho, padrinho de Vavá, morreu em 13 de março daquele ano, mas não por falta de assistência do Dom Moura. No regional o paciente recebeu tratamento de primeira, de clínica particular. Tudo que podia ser feito no atendimento foi realizado, mas o compadre de Aristides e Lindu, fez sua viagem derradeira. Vavá voltou para São Paulo e acompanhou as várias realizações do seu irmão Lula, conquistas essas, que o fizeram deixar o governo como melhor presidente da história do Brasil.


Morreu ontem Vavá, o filho de Garanhuns/Caetés, de Aristides e Lindu,  como em 2016 morreu parte da democracia, como a cada dia morre um pouquinho do chamado estado de direito  e as garantias individuais. Pela lei, Lula teria o direito de se despedir do mano. Lei? Esqueçam a lei. O que mais se vê nas redes é o ódio, muitos zombando da morte de Vavá, desejando que fosse Lula no lugar dele, tentando justificar o injustificável para que não se cumpra a constituição. Vamos pra frente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA