SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

ALEPE

ALEPE
ALEPE

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

CHICO BUARQUE DIZ QUE JUSTIÇA É CÍNICA E COVARDE


Chico Buarque de Hollanda, maior compositor brasileiro desde os anos 60 até hoje, foi uma, dentre as muitas personalidades, inclusive no meio jurídico, que além de se solidarizar com o ex-presidente Lula, defender o seu direito de acompanhar o velório e o sepultamento do irmão,  teve a coragem de confrontar a vacilante Justiça Brasileira.
Uma juíza proibiu Lula de ir ao enterro de Vavá, o TRF-4 endossou a decisão, mas o ministro Dias Toffoli autorizou o ex-presidente a ver seus familiares. Quando a decisão do ministro do STF foi tomada o corpo de Vavá já estava sendo enterrado.
Chico Buarque, logo no começo da polêmica manifestou indignação diante do claro desrespeito à lei por parte das autoridades do poder judiciário brasileiro, que não permitiram que Lula fosse ao sepultamento do irmão.
 “Minha solidariedade ao Lula pela perda do Vavá. E meu repúdio à Justiça pelo cinismo e pela covardia”, bateu Chico, sem medo de nenhum juiz de primeira, segunda ou quinta instância.
Cantor e compositor, que segundo alguns desinformados é de esquerda porque se beneficiou da Lei Rouanet nos governos do PT,  não precisa de dinheiro público.
Chico é filho de pai rico e as músicas que compôs ao longo da vida lhe rendem em direitos autorais mais dinheiro do que ganha qualquer deputado ou ministro.
O posicionamento de Chico Buarque, portanto, é por se tratar de um cidadão consciente, solidário, que sempre esteve ao lado das causas democráticas e nunca compactuou com injustiças e autoritarismos.
Nos anos 70 o compositor fez uma música, “Cálice”, que era uma crítica dura aos anos da ditadura militar. Os versos continuam atuais e atitude de Chico mostra que ele continua coerente com a sua história e as suas lutas.
Alguns versos da música “Cálice”:

Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolir a labuta

Mesmo calada a boca, resta o peito

Silêncio na cidade não se escuta

De que me vale ser filho da santa

Melhor seria ser filho da outra

Outra realidade menos morta

Tanta mentira, tanta força bruta.
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue...

Um comentário:

  1. Chico tá para a musica, igual Pele estar para o futebol, ambos quando se metem fora cada um dos seus palcos, nao falam coisa com coisa.

    ResponderExcluir