PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

NATAL: A LUZ DO COMÉRCIO OU A LUZ DE JESUS


Por Manoel Belarmino

Andando em algumas ruas das cidades do sertão sergipano, percebo que as lojas e os locais de negócios já começam a se enfeitar com adornos e luzes natalinos. É a luz do comércio. É a festa de Natal chegando.

Nos tempos atuais todos os anos são assim. As cidades se iluminam. As casas comerciais mais ainda. Luzes que piscam. A cor vermelha e branca do papai Noel estão por todos os lugares. Nós os cristãos continuamos ensinando e enganando os nossos filhos que o velho Papai Noel, filho da Coca Cola, é o homem bom. E escondemos o verdadeiro salvador do mundo, o mestre Jesus.

"As luzes dos comércios colocam na escuridão a luz de Cristo" (Papa Francisco na homilia da Missa do Galo do ano de 2016) nasce neste Natal. O "papai" Noel, filho da Coca Cola e da mentira, filho da ganância e da enganação, nestes tempos de Natal toma conta de todos os lugares, das ruas, das praças, das telas de TV e das mentes e dos corações das pessoas e, mais grave ainda, das crianças. E o mestre Jesus quase não aparece. Somente nas poucas igrejas. O consumismo toma conta. O capital criou o Papai Noel, o filho da Coca Cola.


Nos tempos atuais, o Natal é um momento de alegria e de esperança, mas também é um momento de aprofundamento em muitas comunidades da tristeza e da dor. Crianças que recebem belos e caros presentes mesmo sendo de um papai Noel falso e mentiroso, se alegram mesmo momentaneamente. Outras e muitas que neste Natal choram e se aprofundam mais ainda ao não ter sequer comida na mesa e nem água para beber. Crianças que nem uma esperança de mentira, como mentiroso é o papai Noel da Coca Cola.


O capital que criou o papai Noel é o mesmo que aprofunda a exploração e o empobrecimento de populações em todo o planeta. É o mesmo que mantêm os governos a seu serviço, que enfraquece as políticas de saúde para fortalecer as indústrias de medicamentos e planos de saúde; que enfraquece as políticas de educação para manter a educação privada e que enfraquece a política da produção de alimentos e da agroecologia para manter o agronegócio. É esse mesmo capital que forçam os governos a manterem a indústria das secas nos sertões do nordeste.


Maldito seja o Papai Noel, o velho mentiroso, que vive a serviço da ganância e da exploração de pessoas pelo capital! Velho bandido, mentiroso e enganador de crianças!


Viva o mestre Jesus, o santo, o revolucionário filho de Deus, que se fez pobre e nasceu na exclusão para mostrar o caminho da liberdade e da vida!


Feliz Natal e que nos livre do Papai Noel e de todos os papais noeis desses governos, do congresso e do judiciário. Estes são tão enganadores quanto o papai Noel que aparece no Natal.


E que a luz do comércio não seja a nossa luz, mas que a Luz do Cristo ilumine as nossas consciências e as nossas vidas.


*Manoel Belarmino é de Poço Redondo, Sergipe, é líder quilombola e pesquisador de temas nordestinos como, por exemplo, o cangaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA