PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA LANÇA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA TECNOLÓGICA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Professor Pedro falcão participou do lançamento

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti) lançou nesta terça-feira (16) o Programa de Residência Tecnológica em Inteligência Artificial.

O curso é uma especialização com duração de 10 meses e objetiva formar profissionais com habilidades técnicas de inteligência artificial (IA) e competências para promover problemas práticos em empresas com atuação em tecnologia da informação e comunicação e manufatura avançada.

Promovido a partir de um termo de cooperação técnica, o programa é multi-institucional e conta com a participação da Fundação para Inovações Tecnológicas (FITec), da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).

A iniciativa representa mais um esforço da Secti no sentido de estimular o desenvolvimento de recursos humanos qualificados e com foco no processo de transformação digital atualmente em curso. “Não temos como fugir dessa tendência da inteligência artificial. Pelo contrário, nós temos investido no sentido de estimular e fortalecer as engenharias e, assim, nos preparar para essa transição”, destacou a secretária Lúcia Melo.

As aulas serão ministradas no Centro de Manufatura Avançada do Parqtel, espaço que já conta com laboratórios preparados e atividades de manufatura avançada. Inicialmente, o programa pretende formar 10 residentes, sendo oito alunos recém-formados e dois com mais de dois anos de experiência. Eles receberão, respectivamente, bolsas no valor de R$ 2.200 e R$ 3.000, custeadas pela FACEPE e FITec, que também custeará parte dos custos do programa.

 “Sempre priorizamos a qualificação de recursos humanos.  Se não tivermos pessoas qualificadas, não atrairemos grandes projetos e empresas. Ainda temos poucas pessoas especializadas em inteligência artificial e precisamos investir”, destacou Abraham Sicsú, presidente da FACEPE.

Com 360 horas aula, estão previstas atividades acadêmicas gerenciadas pela UPE, responsável pela formação teórica, e atividades de desenvolvimento tecnológico com foco em projetos reais apresentados por empresas, gerenciadas pela FITec. Os profissionais formados receberão um certificado de especialista em inteligência artificial (Lato Sensu).

Os alunos mais experientes serão formados para, ao término do programa, assumir funções de liderança em equipes de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na área de IA. O edital com as informações sobre inscrição, seleção dos interessados e mais detalhes sobre o programa deverá ser lançado ainda em outubro. A previsão é iniciar o curso já em janeiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA