GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

RELIGIOSO CAPOEIRENSE PUBLICA SEU QUINTO LIVRO


Por Junior Almeida

Dom Hugo Cavalcante nasceu em 1968 na cidade de Capoeiras, no dia em que o município comemora sua emancipação política. Filho de Raul Gregório e Elisabete Alves, a Betinha, pessoa de numerosa família e muito querida no lugar. Em sua terra natal “Cleilton de Dona Betinha” estudou nas escolas Dahilva Siqueira e Osvaldo Celso Maciel. Aqui em Garanhuns foi aluno do Presbiteriano XV de Novembro, de onde saiu para o Mosteiro de São Bento em Olinda. Foi ordenado em 1994 e de lá para cá já rodou o mundo estudando e ensinando a Palavra de Deus.

Dom Hugo já traduziu mais de 180 livros e documentos Pontifícios e da Igreja para as Edições CNBB, para as Edições Fons Sapientiae e para a Libreria Editrice Vaticana e tem diversos artigos publicados em revistas católicas como as Brasileira de Direito Canônico, Fórum Canonicum e Paróquias e Casas Religiosas. O religioso capoeirense que é membro Sociedade Brasileira da Canonistas, Associação Portuguesa de Canonistas, Associazipne Amici dell’Oriente Cristiano, Consociatio Intenationalis Studio Iuris Canonici Promovendo e da Academia Marial de Aparecida – SP, já publicou quatro livros, todos com temas voltados à Igreja Católica. São obras de Dom Hugo:

Introdução ao Estudo do Código dos Cânones das Igrejas Orientais (2009) 2ª Edição 2017, A Legislação Universal Extracodicial do Código de Direito Canônico (2010), Os Conselhos Paroquiais, Organismos de Comunhão Coparticipação (2011) e O Direito à luz de Aparecida (2012).

Agora Dom Hugo Cavalcante publica a sua quinta obra, A Cúria Romana e os Aspectos Jurídicos Permanentes nas Constituições Pontifícias de Reforma.

O LIVRO:

A Cúria Romana é um organismo vivo e vital, tendo necessidade de ser continuamente atualizada, e nesta obra, a quinta do autor, Dom Hugo, além de apresentar o texto integral da Constituição Apostólica Pastor Bonus, apresenta também as inovações trazidas, já pelo saudoso São João Paulo II, como pelos seus veneráveis sucessores, Bento XVI e Francisco. Pode-se bem testemunhar que as modificações na Cúria Romana se fazem necessárias, sempre de modo mais próximo no tempo, como um dos resultados do crescimento e da expansão da própria Igreja, sempre em saída, no anúncio da Boa-Nova. Dom Hugo, professor, cultor e promotor da ciência canônica no Brasil, divide esta publicação em três partes: na Introdução apresenta uma síntese das três primeiras reformas feitas na Cúria Romana; na segunda parte nos oferece, integralmente, o texto da quarta e última reforma, como também as modificações que já foram efetuadas à mesma; por fim, concluindo este seu trabalho, inédito e tão útil, referencia alguns sinais dados pelo Papa Francisco em relação a projeto da sua reforma, expresso sobretudo nos discursos feitos aos Cardeais e colaboradores da cúria Romana, desde 2015 até 2017. Temos certeza de que mais esta contribuição, da lavra do caro professor, é indispensável para todos os que se dedicam à ciência canônica e também todos aqueles que querem compreender melhor a estrutura interna e visível da nossa Igreja.

Dom Hugo Cavalcante, filho ilustre  de Capoeiras, é um dos nomes mais respeitados da Igreja Católica no Brasil, uma das maiores autoridades em Direito Canônico do país. Atualmente é Vigário Judicial da Arquidiocese de Brasília e Presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Brasília 1999-2008 Vigário Judicial da Arquidiocese de Uberaba e Presidente do Tribunal Interdiocesano de Uberaba 2010. Atual Secretário-Geral da Sociedade Brasileira de Canonistas no segundo mandato, da qual foi Tesoureiro por dois mandatos e Presidente também por dois mandatos.

*Quem quiser comprar os livro de Dom Hugo pode acessar o site da Livraria Loyola clicando AQUI.

Fotos: 1- Dom Hugo com o Papa Bento XVI; 2- Com o Papa Francisco; 3- Capa do seu novo livro.

Um comentário:

  1. Ah, que bom relembrar dona Betinha a pensão e seu carisma. Uma senhora altamente educada e ativa com as pessoas que visitavam sua casa e estabelecimento comercial. Saudades de dona Betinha.
    Salva de palmas, muitas palmas para dona Betinha.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA