PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

RELIGIOSO CAPOEIRENSE PUBLICA SEU QUINTO LIVRO


Por Junior Almeida

Dom Hugo Cavalcante nasceu em 1968 na cidade de Capoeiras, no dia em que o município comemora sua emancipação política. Filho de Raul Gregório e Elisabete Alves, a Betinha, pessoa de numerosa família e muito querida no lugar. Em sua terra natal “Cleilton de Dona Betinha” estudou nas escolas Dahilva Siqueira e Osvaldo Celso Maciel. Aqui em Garanhuns foi aluno do Presbiteriano XV de Novembro, de onde saiu para o Mosteiro de São Bento em Olinda. Foi ordenado em 1994 e de lá para cá já rodou o mundo estudando e ensinando a Palavra de Deus.

Dom Hugo já traduziu mais de 180 livros e documentos Pontifícios e da Igreja para as Edições CNBB, para as Edições Fons Sapientiae e para a Libreria Editrice Vaticana e tem diversos artigos publicados em revistas católicas como as Brasileira de Direito Canônico, Fórum Canonicum e Paróquias e Casas Religiosas. O religioso capoeirense que é membro Sociedade Brasileira da Canonistas, Associação Portuguesa de Canonistas, Associazipne Amici dell’Oriente Cristiano, Consociatio Intenationalis Studio Iuris Canonici Promovendo e da Academia Marial de Aparecida – SP, já publicou quatro livros, todos com temas voltados à Igreja Católica. São obras de Dom Hugo:

Introdução ao Estudo do Código dos Cânones das Igrejas Orientais (2009) 2ª Edição 2017, A Legislação Universal Extracodicial do Código de Direito Canônico (2010), Os Conselhos Paroquiais, Organismos de Comunhão Coparticipação (2011) e O Direito à luz de Aparecida (2012).

Agora Dom Hugo Cavalcante publica a sua quinta obra, A Cúria Romana e os Aspectos Jurídicos Permanentes nas Constituições Pontifícias de Reforma.

O LIVRO:

A Cúria Romana é um organismo vivo e vital, tendo necessidade de ser continuamente atualizada, e nesta obra, a quinta do autor, Dom Hugo, além de apresentar o texto integral da Constituição Apostólica Pastor Bonus, apresenta também as inovações trazidas, já pelo saudoso São João Paulo II, como pelos seus veneráveis sucessores, Bento XVI e Francisco. Pode-se bem testemunhar que as modificações na Cúria Romana se fazem necessárias, sempre de modo mais próximo no tempo, como um dos resultados do crescimento e da expansão da própria Igreja, sempre em saída, no anúncio da Boa-Nova. Dom Hugo, professor, cultor e promotor da ciência canônica no Brasil, divide esta publicação em três partes: na Introdução apresenta uma síntese das três primeiras reformas feitas na Cúria Romana; na segunda parte nos oferece, integralmente, o texto da quarta e última reforma, como também as modificações que já foram efetuadas à mesma; por fim, concluindo este seu trabalho, inédito e tão útil, referencia alguns sinais dados pelo Papa Francisco em relação a projeto da sua reforma, expresso sobretudo nos discursos feitos aos Cardeais e colaboradores da cúria Romana, desde 2015 até 2017. Temos certeza de que mais esta contribuição, da lavra do caro professor, é indispensável para todos os que se dedicam à ciência canônica e também todos aqueles que querem compreender melhor a estrutura interna e visível da nossa Igreja.

Dom Hugo Cavalcante, filho ilustre  de Capoeiras, é um dos nomes mais respeitados da Igreja Católica no Brasil, uma das maiores autoridades em Direito Canônico do país. Atualmente é Vigário Judicial da Arquidiocese de Brasília e Presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Brasília 1999-2008 Vigário Judicial da Arquidiocese de Uberaba e Presidente do Tribunal Interdiocesano de Uberaba 2010. Atual Secretário-Geral da Sociedade Brasileira de Canonistas no segundo mandato, da qual foi Tesoureiro por dois mandatos e Presidente também por dois mandatos.

*Quem quiser comprar os livro de Dom Hugo pode acessar o site da Livraria Loyola clicando AQUI.

Fotos: 1- Dom Hugo com o Papa Bento XVI; 2- Com o Papa Francisco; 3- Capa do seu novo livro.

Um comentário:

  1. Ah, que bom relembrar dona Betinha a pensão e seu carisma. Uma senhora altamente educada e ativa com as pessoas que visitavam sua casa e estabelecimento comercial. Saudades de dona Betinha.
    Salva de palmas, muitas palmas para dona Betinha.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA