PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

MARIA LUCIENE - UM EXEMPLO DE PROFISSIONAL


Por Cláudio Gonçalves*

Grandes trabalhos às vezes não são realizados pela força, mas pela dedicação, agilidade, inteligência e simpatia, e esses trabalhos acabam refletindo diretamente na imagem de uma entidade. Um desses trabalhos é o de telefonista, função que exerce atualmente a Servidora Municipal Maria Luciene Sabino Ferreira na Central de Telefônica da Prefeitura instalada na Secretaria de Administração. 

Todas as vezes que toca o telefone da Central Telefônica, é a sua voz simpática, educada e atenciosa que ouvimos, sempre atendendo a todos com cortesia, direcionando as ligações, prestando informações, às vezes ouvindo queixas, mas sempre humana e sensível com qualquer um, realizando com muita habilidade a comunicação entre os setores e pessoas de forma fácil e rápida. Mas, Maria Luciene Sabino não iniciou sua carreira profissional no serviço público municipal nesta função, nessa longa jornada que completará no mês de maio 30 anos de serviços prestados ao município de Garanhuns, o seu caminho profissional trilhou por outras funções com a mesma importância e responsabilidade.
 
Maria Luciene Sabino Ferreira ou Lu como chamam carinhosamente os amigos, nasceu em Garanhuns em 05 de outubro de 1968, filha de João Cicero Ferreira, Servidor Municipal aposentado, e que durante muitos anos foi o encarregado do Prédio do Palácio Celso Galvão e Maria do Carmo Sabino Ferreira. Estudou os anos iniciais do Ensino Fundamental, antigo primário, na Escola Francisco Madeiros, os anos finais do Ensino Fundamental estudou no Colégio Estadual Jerônimo Gueiros e concluiu o Ensino Médio na Escola Professora Elisa Coelho. Maria Luciene teve quatro filhos, atualmente dois residem em Maceió, Willams Ferreira e Weverton Ferreira, e os outros dois permanecem em Garanhuns, Fábio Ferreira, sócio proprietário da Space Planejados, e Fernanda Ferreira.
 
No ano em que terminava o mandato do ex-prefeito José Inácio Rodrigues, Maria Luciene Sabino Ferreira foi efetivada na função de Auxiliar de Serviços Gerais, era o dia 02 de maio de 1988, e começou a trabalhar na Secretaria de Finanças, iniciava assim a sua história como Servidora Municipal. Em 1989, passou a função de Agente Administrativo, atuando no Arquivo de Recursos Humanos com José Maria, arquivista responsável, hoje Servidor aposentado. Como o Arquivo de Recursos Humanos mantinha uma relação de informações com outras secretarias, era solicitada para outros departamentos, trabalhando com a documentação de IPTU, licença de construção, Habite-se e folhas de pagamentos dos funcionários. Um dos trabalhos que participou e que continua de vital importância para o funcionalismo público municipal foi à organização das fichas funcionais, documento fundamental para a vida profissional dos servidores. 

Na década de 90, Maria Luciene foi cedida a 56ª e 92ª Zona Eleitoral do TRE Garanhuns, trabalhando como atendente, fazendo os títulos de eleitores. Por opção retornou a sua função de Agente Administrativo em 2001, continuando nas suas antigas funções. 

Em 2015, precisou se afastar do trabalho para tratamentos médicos, depois de 11 meses afastada, retornou em janeiro de 2016 assumindo a função de telefonista. 

Na Central Telefônica tem desempenhado sua função com eficiência, tarefa que dividi com a admirável e competente funcionária Cristina Barbosa, uma dupla sempre pronta para oferecer o melhor atendimento ao público. Aparentemente pode parecer um trabalho simples, mas a Central Telefônica abrange todos os departamentos e secretarias da Prefeitura, o que exige agilidade para orientar o público e direcioná-lo para a pessoa ou órgão correto que deseja se comunicar. O atendimento vai além do funcionalismo, muitas vezes turistas buscam informações de eventos e da cidade, o que exige conhecimento da história de Garanhuns e das programações culturais, quando não acontece uma ligação de alguém que não está precisando de informações, mais de um conselho, e é nessa hora que a telefonista Maria Luciene se tornar um pouco psicóloga e através da sua simpatia e a habilidade interpessoal encontra sempre as palavras e mensagens certas e motivadoras para ajudar as pessoas. 

Essa relato é apenas parte da história de Maria Luciene Sabino Ferreira, que se sente realizada por tudo que fez até agora no Serviço Público, uma pessoa atenciosa, prestativa e carinhosa com os amigos ou quem estiver do outro lado da linha.

*Cláudio Gonçalves é professor e escritor. O texto foi publicado originalmente em sua página do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA