GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

FESTA DE CAPOEIRAS CONTINUA HOJE E VAI ATÉ SEGUNDA


Por Junior Almeida

Continua hoje e vai até a segunda 19 a parte religiosa da tradicional Festa de São José de Capoeiras. A abertura das festividades foi no último sábado (10) com uma grande procissão motorizada que saiu da Vila Araçá em Caetés, percorrendo um trecho de três quilômetros da PE 193 e algumas das principais ruas de Capoeiras, terminando na igreja matriz do santo padroeiro.

Em todas as missas da festa, a Casa de Deus na cidade está sempre lotada. A população “comprou” a ideia e está realmente vivendo a sua festa, comentou um participante observador. As pessoas do município, sendo de comunidades religiosas ou não, estão ajudando em tudo que podem, desde ornamentação do templo, limpeza e até na quermesse.


QUERMESSE
Um dos pontos altos da festa deste ano é a animada e bem organizada quermesse, que tem toda sua renda destinada às obras da Igreja, em especial a capela de Frei Damião, na Serra dos Quatis, próxima à cidade. A venda de produtos doados pelos fiéis funcionou no final de semana passado (10 e 11), e vai ter continuidade hoje, amanhã e também na segunda feira, feriado municipal, dia de São José e da apresentação do cantor católico Antônio Cardoso, com o show Uma Casa Iluminada por Jesus.

O que vem chamando a atenção nas homenagens a São José é o clima fraterno que nos remete às antigas festas típicas que só quem é do interior sabe como é. No domingo passado, por exemplo, com as imediações da matriz isolada, as pessoas se confraternizaram que Capoeiras parecia ter apenas uma única família, tal foi a paz e a satisfação dos presentes.

Além das guloseimas para todos os gostos nas tendas armadas na Praça João Borrego, todas ao preço de 2 reais, algumas mulheres do município se reuniram e estão expondo e vendendo seus trabalhos em artesanato em uma tenda montada junto com as da quermesse.  Fuxico, tricô, crochê, chocolates artesanais, pintura, esculturas e mais um monte de coisas interessantes feitas pelas mãos de aproximadamente cinqüenta mulheres de Capoeiras. No começo eram em torno de dez, mas o grupo cresceu tanto que e as artesãs já pensam em fundar uma associação.

Hoje depois da missa tem apresentação de pastoril, da cidade de Quipapá. Vale à pena conferir. A festa com suas celebrações, as apresentações culturais, a quermesse e o artesanato local.

*Fotos: 1- Dom João, Prior do Mosteiro de São Bento de Garanhuns; 2- Interior da Matriz de São José de Capoeiras; 3- Cantor Antônio Cardoso; 4- Tenda de artesanato das artesãs de Capoeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA