PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GARANHUENSE REBATE CRÍTICAS AOS CORREDORES DE RUA

Depois de ouvir as palavras de um radialista conceituado em Garanhuns/Pernambuco e região, sobre correr nas principais ruas da nossa cidade, me senti incomodado, tive que tomar alguma atitude e aqui está a resposta, pois a corrida de rua é um dos esportes que mais cresce no mundo.

Não só pela facilidade da prática, mas por tantos benefícios que vêm atrelados. Faz bem para o cérebro, traz uma sensação de bem-estar e pode aliviar mais a ansiedade do que qualquer remédio.

O Cruzeiro, de Minas Gerais, desenvolveu um grupo de corredores na nossa cidade, desde 2009, como exemplo, José Márcio Leão que disputou 22 corridas em 2017 e ficou em 1º em 21, inclusive na Meia Maratona do Rio de Janeiro.

Além, dos grupos de corredores amadores que com os treinos nas ruas de Garanhuns têm impulsionado o surgimento de maratonistas e ultramaratonista conquistando pódios nas corridas que participam, não só no estado, mas nos quatro cantos do Brasil. Todos esses levam sempre o nome da nossa cidade onde quer que estejam.

Correr em ruas menos movimentadas?! Nas ruas escuras, esburacadas e sem nenhum tipo de visibilidade ou estrutura para que possamos praticar o que chamamos de estilo de vida?!  Realmente não dá! Infelizmente, temos um exemplo concreto nos últimos dias de 2017, duas pessoas decidiram correr em um ponto turístico de Garanhuns, foram assaltadas e uma delas acabou sendo estuprada, em plena luz do dia. Imaginemos se não fosse um lugar visitado por muitos e sim nas ruas menos movimentadas como bem falou...

Um dos requisitos para ter a licença para dirigir é ter uma boa visão, uma vez que é obrigatório o exame com oftalmologista para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação. Logo, não existe esse argumento de “o caba não vê”! Motorista consciente vê e respeita todos que estão na via, seja motociclista, pedestre ou atleta!

Por que tem que ser na Rui Barbosa?! Porque é uma via asfaltada, iluminada, plana e que dá acesso a quase toda a cidade. Dessa forma, quando saímos de casa e queremos percorrer determinada distância é inviável não passarmos pela principal avenida da cidade.

Correr nas calçadas?! Infelizmente em nossa cidade as calçadas são muito ruins e propiciam quedas, mal dá para caminhar, cadeirante em calçada é impossível devido à irregularidade do terreno, sendo um causador de lesões, é impraticável correr nas calçadas.

No lugar de criticar e preocupar-se devemos sim parabenizar, motivar e estimular a prática desse e de outros esportes. Sugerir a Prefeitura Municipal de Garanhuns uma ciclo faixa, aos domingos e feriados, como fazem Petrolina e Recife; ou interditar um lado da Avenida Rui Barbosa, aos domingos e feriados, como faz Caruaru com a Avenida Agamenon Magalhães e Recife no bairro do Recife Antigo; para que os munícipes possam andar de bicicleta, patins, caminhar e correr livremente, sem acesso de veículos.

Devemos dar parabéns por todas as pessoas que decidem sair de casa para realizar exercício físico, normalmente no horário da noite, depois de uma jornada de trabalho e/ou estudos. Parabéns corredores amadores de Garanhuns por procurar uma vida mais saudável, por sair do comodismo, por desligar a TV, levantar do sofá e dar vida às principais ruas dessa cidade tão linda!

Por fim, faço um convite para desfrutar desse esporte tão contagiante, viciante, que aumenta a autoestima e vai te fazer tão bem. Vamos para a rua correr e curtir o que temos de melhor em nós, nosso corpo.

Abraços,
Jorge Mano

Corredor amador

*Na foto do blog V&C Garanhuns o atleta José Márcio Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA