Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns
Prefeitura de Garanhuns

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

NONO BPM HOMENAGEIA CABO COBRINHA

Por Junior Almeida

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (15) nas dependências do 9o Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco em Garanhuns, sob o comando do Coronel Alexandre Menezes, Comandante da Diretoria Integrada do Interior, a solenidade que homenageou os militares da Força, que tombaram sem vida no cumprimento do dever em 15 de janeiro de 1917, no episódio que ficou conhecido como a Hecatombe de Garanhuns.

Vários militares, praças e oficiais da ativa e da reserva, além das autoridades civis como vereadores, secretários municipais, representantes de algumas instituições, os prefeitos de Lagoa do Ouro, Marquidoves Vieira Marques, de Palmeirina, Marcelo Neves e de Caetés, Armando Duarte, estiveram presentes na solenidade militar. O secretário de governo de Garanhuns, Neverton Araújo, representou o prefeito Izaías Régis. Ausências sentidas foram a de descendentes dos militares mortos na chacina.

O professor Cláudio Gonçalves, que já escreveu dois livros sobre a hecatombe, em seu discurso discorreu sobre o funesto episódio que abalou Garanhuns e o Brasil há cem anos. O historiador destacou em sua fala o bravo Antônio Pedro de Souza, o Cabo Cobrinha, que deu sua própria vida em nome do dever, ao tentar impedir a eminente tragédia, que acabou se consumando.

Cabo Cobrinha, além de emprestar o seu nome à escola do batalhão foi homenageado nesta data com um busto em destaque no pátio da unidade militar, obra da artista plástica e coronel PM, Telmira Cavalcante. Também leva o nome do herói militar a mais alta comenda da Câmara Municipal de Garanhuns, medalha que agraciou vinte e duas pessoas entre civis e militares presentes. Diplomas de Amigo do Batalhão também foram entregues a alguns dos presentes.

Ao fim da solenidade, um coquetel foi oferecido aos convidados pelo comandante do batalhão de Garanhuns, tenente coronel Paulo César Gonçalves, que revelou estar muito contente com a homenagem às vítimas da hecatombe e que já estão programadas mais algumas homenagens a bravos militares ligados ao seu batalhão que lutaram contra o banditismo em outras épocas.

No começo do ano que vem, estaremos realizando mais algumas merecidas homenagens aos guerreiros que defenderam heroicamente o nome da nossa corporação. Disse o oficial.


Fotos: 1- coronel Alexandre Menezes, coronel Iturbson Agostinho, secretário de administração de Garanhuns, Néliton Araújo, presidente da Câmara, Carla Patrícia, tenente coronel Paulo César, coronel Telmira Cavalcante e coronel Faustino Ferraz; 2- busto do Cabo Cobrinha; 3- Escola Cabo Cobrinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário