PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

SEBRAE INDICA INVESTIMENTO CONTRA A CRISE

Por Cassia Amaral

O cenário é de crise, mas a saída é investimento. Sim, é possível atrair mais nos negócios e faturar bem, quando se sabe aonde quer chegar, mesmo quando a situação pareça desfavorável. Para isso, várias possibilidades são oferecidas à classe empresarial do Brasil, por meio de financiamentos. E foi para tratar exatamente sobre esse assunto, que um grupo com mais de 30 empresários de Garanhuns e região se reuniu na noite do último dia 10 no SEBRAE Agreste Meridional, agência Garanhuns.

A conversa aconteceu no auditório da referida instituição e contou com a presença do diretor regional Nordeste do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fernando Castilho. Ele falou das várias linhas desse serviço e ressaltou que elas são ofertadas conforme condições de cada tipo de empresa seja Micro, Pequena ou Média, quando enquadradas às exigências do banco financiador, mas deixou claro: “o financiamento é uma operação que envolve: quem pode? Como é sua empresa? O que faz a sua empresa? E quanto ela rende ao ano? Com essas respostas em mãos, será possível uma linha de crédito para cada necessidade do empreendedor”, destacou Castilho.

O Site do BNDES tem um simulador e faz a estimativa de cada empresa. Basta acessar o bndes.gov.br. O empresário faz o pedido ao banco e o BNDES é que homologa. Mas, antes de qualquer operação financeira, é preciso atentar para o fato de que só deve-se assumir uma dívida, se tiver como pagá-la, dando algo como garantia ao banco. Essa capacidade é essencial para que a transação seja efetivada. Assim a questão não se trata de  apenas querer altas quantias financeiras e já tê-las em mãos. É necessário que a empresa tenha a quantia correspondente às exigências bancárias. 

Como proceder/ Liberação financeira/Crescimento Empresarial

Só poderá obter algum tipo de financiamento a empresa portadora do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ, e que atenda a pré-requisitos impostos pelo próprio banco. Como por exemplo, constar no FGTS, na RAIS, TFD, dentre outros benefícios legais, de acordo cada operação de financiamento solicitado. A exigência anual sobre o faturamento de cada tipo de empresa também é fator determinante para que ela se enquadre nos padrões de financiamentos autorizados pelos bancos. Por exemplo: a exigência é de 360 mil reais ao ano para as Microempresas; de 3,6 milhões ao ano para as Pequenas empresas; e de 300 milhões de reais/ano para as empresas ME. Ou seja, de Médio porte. Sendo assim, a liberação financeira só acontece para as empresas que atingirem esses valores.

É bom lembrar que o produto do banco é o dinheiro. Então ele vai oferecer sempre a taxa mais alta. Para isso, faz-se necessário o conhecimento sobre o assunto e organização. Para o diretor regional Nordeste do BNDES, Fernando Castilhos, a estratégia adotada pelo empreendedor tem que ser o crescimento da organização empresarial, uma vez que tem que haver foco.

“A empresa pode até ter o potencial de negócios, e capacidade de se mostrar grande. Mas se não houver organização, dificulta até os trâmites de financiamento”, disse ele, ainda acrescentando: “dá trabalho, leva tempo, mas é eficaz. Para isso, o BNDES Automático atende bem, uma vez que se trata de uma linha de financiamento específica para empresas que estão maiores”, garantiu.

Alternativa de crédito/ O que é o BNDES

Outra alternativa do BNDES para os empresários é o Cartão de crédito. Com taxa de 1.35 ao mês, e limite de até 2 milhões de reais, ele divide em até 48 vezes as compras e financia 100% do produto adquirido, conforme o que está disponível no site do referido banco. Os itens vão de máquinas, equipamentos, veículos, capital de giro; reforma, e ampliação, até infraestrutura. O acesso é pela internet, através do bndes.gov.br. Lá consta todo o passo-a-passo a ser seguido pelo empresário interessado.


O Banco Nacional do Desenvolvimento econômico e Social – BNDES é um banco público federal, com agências apenas no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e em Recife. A referida instituição financeira segue as políticas diretivas do Governo Federal e tem várias soluções de financiamento para empresários de micro, pequeno, médio e grande porte, em todo o país.  O BNDES apoia todos os bancos privados, existentes no Brasil, credenciados para adotar os seus financiamentos. Operando assim, com a empresa e o banco, ao mesmo tempo.

Um comentário:

  1. A solução para a crise é se endividar mais ainda!

    Todo mundo sabe que para ser empresário de algum sucesso, no Brasil, tem que se transformar em um pagador de propina para político.

    Se não entrar nos esquemas, vem fiscal, vem bombeiro, vem vigilância sanitária para atrapalhar o negócio.

    Ou seja se quiser ser empresário, de forma honesta e na Legalidade, deve começar saindo do Brasil!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA