GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRÂNSITO

Já que estamos na Semana Nacional do Trânsito (ver matéria abaixo), vamos fazer algumas considerações: o movimento de carros e motos em Garanhuns é cada dia maior.

A partir das 8h o trânsito flui com dificuldade nas principais ruas e avenidas, como Rui Barbosa, Duque de Caxias, Agamenon Magalhães, Ruber van der Linden, José Leitão,  Capitão Pedro Rodrigues,  Sátiro Ivo São Miguel e muitas outras.

É comum você se deparar no dia a dia com pessoas que dirigem pessimamente. Alguns estacionam de repente, em lugares inapropriados, muitos entram à esquerda ou a direita sem a sinalização e outros insistem em desrespeitar a faixa preferencial.

Alguns dirigem ruim mesmo, outros desobedecem às normas de trânsito de propósito, avançando na faixa de pedestres ou passando com o sinal fechado.

Na Cohab II, por exemplo,  foi instalado um semáforo bem pertinho do Colégio Santa Joana D´Arc. Certamente um dos objetivos foi aumentar a segurança dos estudantes daquela escola.

Boa parte dos motoristas não respeita esse sinal, mesmo no horário das aulas, quando há movimentação de crianças e adolescentes.

Se um guarda de trânsito aparecer nas imediações do Santa Joana, pela manhã ou à tarde, vai ter oportunidade de dar várias multas aos infratores. 

Talvez até canse a mão de tanto usar a caneta.

Na mesma avenida Deolinda Amaral, que corta todo o bairro Francisco Figueira, tem um Supermercado chamado Dia a Dia em que os motoristas aceleram pra valer mesmo,  quando passam em frente ao estabelecimento.

O perigo é diário, pessoas de idade e crianças correm risco de vida por conta da imprudência dos motoristas, mas a AMSTT também podia fazer a sua parte instalando pelo menos uma lombada no trecho junto ao Dia a Dia.

Já chamamos a atenção para esse local, mesmo no dia em que aconteceu um dos acidentes.

Nenhuma providência foi tomada, o que vai acontecer certamente quando morrer alguém.

Lembro que há alguns anos uma criança perdeu a vida na entrada da Liberdade, por falta de sinalização num trecho pra lá de perigoso.

Um Secretário Municipal, para livrar a cara do Poder Público,  na época, deu uma entrevista desastrosa querendo jogar a culpa pela morte ao próprio menor, “que não teve cuidado ao atravessar a rua”.

Esperamos não ver esse filme se repetir com relação a essa parte perigosa da Avenida Deolinda Amaral.

Se os motoristas fossem mais cuidadosos, se todos obedecessem às leis de trânsito seria mais fácil, nem necessitaríamos das intragáveis lombadas que infestam a cidade.

Mas infelizmente existe muito motorista ruim e outro tanto irresponsável, que faz do seu carro uma arma e obriga as autoridades a fazer lombadas, instalar cada vez mais semáforos e aumentar estratosfericamente o valor das multas de trânsito.

Trabalho de conscientização vem sendo feito nas escolas, nas ruas, em todo lugar.

Mas parece não adiantar muito. As pessoas são de reclamar as coisas pelas redes sociais, culpam os governantes até pela derrota do seu time no campeonato, porém fazer a sua parte, começar a ser honestas a partir de casa, do trabalho ou da escola, isso é outra história.

Devemos sempre cobrar das autoridades, como nesse caso dos perigos que rondam a Deolinda Amaral e outras ruas e avenidas de Garanhuns.

Contudo, dirigir melhor, tendo as mínimas noções das normas do trânsito e também com responsabilidade é um dever do cidadão, que se tiver mais educação ao volante poderá dar a sua contribuição com a tal “mobilidade urbana”.

O exemplo deve ser dado sobretudo por quem é ligado às autoridades. Outro dia a esposa de um importante Secretário Municipal dirigia na contramão, sem a carteira de habilitação e ainda achou ruim quando foi multada pelo guarda. Assim não dá, não é mesmo?

*Foto: Jornal Crer



2 comentários:


  1. Motorista garanhuense, esqueça o relógio. Seu tempo está dentro de você. Chega de viver com a ansiedade no colo e o celular na mão. Não adianta viver no piloto-automático, pois é preciso ter respeito aos sinais de trânsito. Não faça como o meu amigo Augusto que viu um cartaz de educação no trânsito onde tinha escrito assim: "01 COPO DE CERVEJA + 04 RODAS = 07 PALMOS DEBAIXO DA TERRA. A CONTA PODE NÃO BATER, MAS VOCÊ SIM.". Desde esse dia, quando esse meu amigo saía de carro, só tomava wisk, e quando queria tomar cerveja, só saía de moto. Pode isso, Arnaldo?!?!?!

    P.S1. : - Como dizem os especialistas em trânsito: Não haja como um cão raivoso no trânsito!!! Não use a buzina como se fosse o seu latido intimidador...

    P.S2. : - Quer conhecer o modo de proceder de um brasileiro, veja como ele se comporta em cima de uma motocicleta ou no volante de um carro... Na verdade, vivemos num genocídio sobre rodas... Uma carnificina...

    ResponderExcluir
  2. Enquanto o trânsito for gerido idiotas e moloides, puxa-sacos e indicados políticos, por oportunistas que nada sabem de trânsito, e permeados por tranbiqueiros e gentinha que só se preocupa com propina. O trânsito será esta máquina assassina que nada tem a oferecer além de mortes e prejuizos.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA