PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

IZAÍAS CONVOCA ELIANE PARA DAR UM JEITO NA EDUCAÇÃO

Com apenas cinco meses e meio do segundo mandato, o prefeito Izaías Régis (PTB) resolve mudar a titular de uma das principais secretarias do município. A partir de julho a professora Kauely Almeida deixará a pasta da Educação, sendo substituída por Eliane Simões, ex-presidente da Autarquia Municipal de Ensino e atual responsável pela Secretaria da Mulher.

Na primeira gestão, o prefeito teve como Secretária de Educação a professora Janecélia Martins, que embora não tenha complicado a área, não fez o setor avançar como se requer, num município do porte de Garanhuns.  Além disso ela sofria sérias restrições de parte do professorado. A experiência com Kauely, uma professora mais jovem, preparada e muito atenciosa, poderia ter dado certo, mas o conflito gerado pelo decreto alterando a carga horária dos docentes e o projeto de lei 012/2017, que não foi objetivamente explicado aos profissionais de ensino, pode ter levado Izaías a convocar alguém mais experiente e com mais jogo de cintura para comandar o setor que emprega o maior número de funcionários no município.

Eliane tem todas as credenciais para alterar as relações do Governo com os professores, estabelecendo o diálogo e implementando medidas que façam enfim a Educação se destacar na gestão do petebista.

Com a saída de Eliane Simões da Secretaria da Mulher, a pasta passará a ser comandada pela psicóloga Walkíria Ferreira,  que já atuava na área como coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher. 

Segundo o setor de Comunicação da Prefeitura, o processo de transição dos cargos nas secretarias da mulher e educação será iniciado já  próxima sexta-feira, de modo que quando julho chegar Eliane e Walkíria estejam inteiramente a par de como está a situação em cada setor. 


PERFIL  - Eliane Simões Vilar é graduada em Biologia pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em Sociologia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Possui especialização em Psicologia Social, também pela Unicap, programação de Ensino de História (UPE) e Extensão em Antropologia Cultural pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-graduada em Marketing e Gestão de Pessoas pela Autarquia Educacional de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). É mestra em Ciências da Educação pela Universidade Internacional de Lisboa; Maestria En Tecnologia Educativa, pela Universidad Tecnologica de Honduras; doutora Honoris Causa pelo Conselho Ibero Americano, que é composto pelas Universidades da América Latina.

Walkíria Ferreira é psicóloga formada pela Universidade de Pernambuco (UPE) com atuação no Enfrentamento à Violência de Gênero. Graduada também em Secretariado Executivo Bilíngue pela Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), pós-graduada em Gestão de Pessoas, com forte atuação na área social, tendo trabalhado em Centro de Referência de Assistência Social e atendimentos psicológicos clínicos. Atualmente, Walkíria desenvolve trabalhos no Enfrentamento à Violência de Gênero. Ela já era servidora da Secmul e desempenhava a função de coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher.

BOLSA ATLETA

O prefeito Izaías Régis irá formalizar o Bolsa Atleta, projeto que beneficia esportistas garanhuenses. A cerimônia será realizada na próxima quarta-feira (14), na sala do gabinete, na sede da Prefeitura no Palácio Celso Galvão. A ação foi instituída pela Lei Municipal nº 4385/2017 e compõe a política de incentivo aos atletas, paratletas e atletas não olímpicos do Governo Municipal de Garanhuns.

Nessa primeira etapa, a ação contempla 12 atletas: Fernando Luis Sckaff Lázaro (natação); Gleison da Silva Santos (atletismo); Daniel Henrique Alves Sabino (atletismo); Allyson Brasil Correia (natação); Marcos Antônio Pereira (atletismo); Gilmar de Oliveira Silva (atletismo); Miriam Franco da Silva (atletismo); Denivaldo Ramos Paulo (paratleta-natação); Elaine Maria de Albuquerque (luta); Vitória Rebeca Marques Araújo (judô); Jair José da Silva (atletismo) e Leon Cássio Leite da Rocha (Jiu-jitsu).

O Bolsa Atleta Garanhuns garante um benefício financeiro de um salário mínimo mensal para o esportista com idade mínima de 15 anos, que tiver obtido a primeira, segunda ou terceira colocação nas modalidades de prática desportiva individual, em eventos nacionais, regionais ou estaduais da temporada anterior, e que atendam aos requisitos estabelecidos na lei.

Ainda de acordo com a legislação aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Izaías Régis, o valor recebido deverá ser utilizado para cobrir gastos com alimentação, educação, assistência médica, odontológica, psicológica, nutricional e fisioterápica, medicamento, suplementos alimentares, transporte para participar de treinamento e competições, aquisição de material esportivo, vestimenta e pagamento de mensalidade de academia de ginástica credenciada pelo Conselho Regional de Educação Física. Os atletas contemplados também devem prestar contas dos recursos recebidos e investidos, sob pena de ter a Bolsa Atleta suspensa.

“Trata-se de uma importante ação do Governo Municipal em apoio e incentivo ao desporto local. Nesse primeiro momento, e após processo de análise da documentação, doze atletas tiveram as suas solicitações deferidas. Estamos com outros onze atletas num cadastro de reserva. Eles também podem vir a ser beneficiados”, registra o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio.

Segundo Carlos Eugênio, os processos foram analisados por ordem de entrega e todas as concessões estão devidamente publicadas no Diário Oficial dos Municípios, como preconiza a lei.  “Lembrando que, segundo a Lei nº 4385/2017, o benefício da Bolsa Atleta Garanhuns somente será concedido em razão da existência de disponibilidade orçamentária e financeira do Município”, frisou o secretário de Juventude e Esportes.


NOVOS INSCRITOS - Os interessados em concorrer à bolsa devem preencher aos requisitos previstos na lei e apresentar requerimento, com toda a documentação prevista na legislação, na Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, localizada no Parque Euclides Dourado, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h.
O site oficial da Prefeitura de Garanhuns, através do link: http://www.garanhuns.pe.gov.br/secretarias-e-orgaos/secretaria-da-juventude/, disponibiliza a Lei na íntegra, bem como modelos para preenchimento dos requerimentos, visando auxiliar aos interessados em participar da Bolsa Atleta Garanhuns.

Um comentário:

  1. Eu fico impressionado sobre a ideia que se tem dos professores como se fossem um bando de gente burra e incapaz de pensar por si. O último parecer do MPPE mostra bem que a revolta tinha motivação.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA