PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CHUVAS ENCHEM BARRAGENS DO AGRESTE

Barragem do Cajueiro
Barragem do Mundaú

Os três mananciais que atendem as cidades de Garanhuns, Angelim e São João, no Agreste Meridional, tiveram boa recuperação dos níveis de acumulação com as chuvas que caíram na região, na última semana. A maior beneficiada foi a Barragem de Inhumas, que estava em colapso. Com capacidade de armazenar 6,9 milhões de metros cúbicos de água, a barragem aumentou 62% do seu volume e registra 67% de reservação de água. A Barragem do Cajueiro - o maior reservatório do sistema - tem condições de armazenar até 14,5 milhões de metros cúbicos de água - passou de 43% para 55% de sua capacidade total, enquanto que Mundaú recebeu um incremento de 38,23% no seu nível e apresenta agora 88,4% de acumulação.

Embora os níveis dos mananciais tenham melhorado, o calendário de abastecimento de água em Garanhuns permanece. "Precisamos ser cautelosos, porque ainda iremos enfrentar o período de estiagem, e as previsões de chuvas para 2017 é que serão abaixo da média histórica. Se, até o final de junho, as barragens alcançarem 100% de acumulação, podemos pensar em retirar a cidade do rodízio no mês de julho", explica Igor Galindo, gerente de Unidade de Negócios da Compesa. De toda forma, segundo o gerente, a população de Garanhuns já deve sentir uma mudança no abastecimento, pois a melhora dos níveis das barragens possibilita aumentar em 25% a vazão para a distribuição de água. Isso significa que nos três dias de abastecimento previstos no calendário para cada área, o cliente receberá um volume maior de água no período.

Outra boa notícia é que o Sistema de Abastecimento de Garanhuns já está operando com as três barragens novamente. No último sábado (27), o sistema foi paralisado em função das fortes chuvas que danificaram equipamentos das unidades operacionais do Cajueiro e Inhumas. Cajueiro e Mundaú - que atua de forma integrada aos demais - já voltaram a funcionar com 100% da capacidade, enquanto que Inhumas está operando com apenas um conjunto de motorbomba. A Compesa ainda trabalha para recuperar um motor e duas bombas para que o funcionamento desta unidade seja normalizado. Além de Garanhuns, o sistema atende Angelim, São João e o distrito de São Pedro.

Em outros municípios da região as barragens também pegaram bom volume d´água e os moradores de cidades como Águas Belas e Terezinha estão tranquilos por um bom tempo, com relação ao abastecimento. 

Em Terezinha a situação era de colapso total no abastecimento das residências, mas a situação mudou totalmente após as chuvas.
Barragem da Massaranduba - Terezinha

Um comentário:

  1. Hoje eu escrevi vários artigos sobre diversos assuntos e um deles foi sobre as chuvas que caíram no Agreste Meridional,no sertão e em todo o Nordeste do Brasil.

    Até 04 de abril havia uma grande preocupação dos moradores de Garanhuns quanto a escassez d!agua na maior barragem de Garanhuns a do Cajueiro construída na gestão do ex-prefeito Luiz Carlos de Oliveira com o ex-governador Eduardo Campos.

    Ai se não fosse essa barragem,Correntes teria passado por momentos difíceis mais uma vez conforme vem acontecendo com Palmares,Barreiros,Santana do Mundau e Quebrangulo em Alagoas.

    Deus é o todo poderoso que manda água para todos e de graça! A mamãe natureza tarda ,mas não falta.

    Quero aqui faz uma elogio esplêndido ao Coronel José Alves pai do Dr.Anternor Alves Pedrosa e pai do Tabelião Dimas Souto Pedrosa por ter construído uma grande barragem em Igapó -Lagoa do Ouro em 1939.Nenhum prefeito de Lagoa do Ouro após 55 anos teve a ousadia do Coronel.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA