GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

COMEÇA HOJE EM GARANHUNS A III BIENAL DO LIVRO

Cinco dias de lançamentos de livros, palestras, mesas-redondas, oficinas, contação de histórias e shows. A III Bienal do Livro do Agreste traz a Garanhuns e cidades vizinhas uma série de atividades gratuitas com o objetivo de promover o hábito da leitura. O evento acontece a partir desta quarta (17) até o domingo (21), das 9h às 21h, na Praça Mestre Dominguinhos e é realizada pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), com apoio da Prefeitura de Garanhuns.

A intenção é dar à Bienal um caráter regional, atraindo moradores de cidades vizinhas. Essa característica está reforçada pela participação ativa das escolas municipais, professores e escritores da cidade. “Estamos trabalhando para fazer uma Bienal com o tamanho e a densidade que o Agreste precisa e merece. Para isso, fizemos uma programação composta por escritores pernambucanos que vêm à Bienal autografar seus livros e trocar experiências com o público”, destacou o diretor de Feiras da Andelivros, Alventino Lima.

A feira integra o Circuito Literário de Pernambuco (Clipe), que promove feiras anuais e bienais em todo o Estado, a exemplo da Feira Nordestina do Livro (Fenelivro) que acontece em Recife, e da Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste), em Caruaru. “Queremos facilitar e incentivar o hábito da leitura. Através das feiras, buscamos transformar o livro em algo acessível a todos” disse Alventino.

Programação – A III Bienal do Livro do Agreste reunirá escritores das mais variadas vertentes: de jornalistas a romancistas, poetas a autores da literatura infantojuvenil, que autografarão obras e participarão de bate-papos com o público. O evento será aberto ao público às 19h do dia 17. Todas as atividades são gratuitas.

Na noite de quarta, após a solenidade de abertura, haverá palestra sobre o homenageado, o escritor Ronildo Maia Leite. Os jornalistas Francisco José, Ivanildo Sampaio, Iuri Maia Leite e Cinthya Leite – os dois últimos, pai e neta de Ronildo Maia Leite,falarão sobre a vida e obra do autor. Na sequência, jornalista Francisco José autografa o Livro “40 anos no ar”.

Entre as atrações da Bienal, está a escritora Luzilá Gonçalves, que comanda a mesa-redonda Cem Anos de Poesia em Garanhuns, na quinta-feira (18), às 15h. Já as 18h30, acontece a abertura da I Jornada Pedagógica, com a participação da homenageada e cordelista Edilene Soares e o escritor e compositor paraibano Bráulio Tavares. O compositor Chico Pedrosa também leva sua poesia popular para a feira neste dia.

Na sexta-feira (19), às 15h, os jornalistas Inácio França, Samarone Lima e José Teles conversam sobre a Realidade e a Ficção na Escrita Literária e autografam seus livros.

No sábado (20), às 17h, a recém-lançada editora digital Paradoxum estreia em feiras. O diretor da plataforma, Paulo Rebelo, ministrará palestra sobre A Importância do Livro Digital Para Novos autores e Novos Leitores. Na ocasião, ele vai explicar como funciona o Paradoxum e de que forma ela pode atrair mais leitores através de um trabalho personalizado feito junto aos escritores.

No último dia da Bienal, às 15h, o jornalista e escritor Raphael Guerra lança o livro Os Canibais de Garanhuns, em seguida, ele participa de um bate-papo sobre o processo de apuração e produção da obra, através da cobertura jornalística do caso. Já às 16h, a escritora Camila Milet autografa o livro Forever – Desejos sem Fronteiras. A obra conta a história de Blaire Hendrix, que vive um sonho após se mudar sozinha para um conservatório de música de Londres, L.I college, acompanhada de seu namorado 20 anos mais velho. Porém fantasmas do passado irão assombrar esse amor.

PARA A GAROTADA -  Brincadeira, música, filmes e histórias, muitas histórias, fazem parte da maratona da III Bienal do Livro do Agreste. O evento está recheado de atrações gratuitas para a garotada, para entreter os pequenos e, principalmente, despertar o interesse na leitura.

Uma das apresentações mais aguardadas é o show com Tio Bruninho, marcado para a tarde do sábado (20), às 14h. Reconhecido como um dos maiores compositores de música infantil de Pernambuco, Bruno César já tem 4CDS e 2 DVDS lançados e promete fazer a alegria da garotada.

Vários autores infantis vêm prestigiar a III Bienal do Livro do Agreste. Entre eles, o bodocoense Cícero Belmar, que recentemente foi eleito para a Academia Pernambucana de Letras. No sábado (20), às 16h30, Cícero lança os livros O Presente de Júlia e Sem Pé Nem Cabeça e bate um papo sobre as obras como parte da palestra Quebrando preconceitos contra a literatura infantil.

Ainda no sábado, o escritor Josué Limeira autografa O Pequeno Príncipe em Cordel. Utilizando a linguagem de cordel, a obra é uma releitura do original de Saint-Exupéry. Através de versos e rimas, o autor relata as aventuras do Pequeno Príncipe em busca do verdadeiro valor da amizade. O autor aproveita a ocasião e lança também Dona Boca e a Revolta dos Corpos​. 

No domingo, haverá roda de leitura de autores pernambucanos comandada pela professora Yale Feitosa.

Diariamente, as crianças também poderão conferir apresentações das escolas municipais de Garanhuns, que levarão trabalhos realizados em sala de aula para o palco da Bienal. Também na programação diária, o projeto Uma Visita Muito Especial exibirá filme para a garotada, que, na sequência, participarão de atividades recreativas e visitarão a feira acompanhadas pela equipe da Editora Paulus.

SHOWS- Os cantores Maciel Melo e Xangai integram a programação do evento e prometem embalar o público que visitar a  Bienal. Eles se apresentam, respectivamente, na noite de sexta e sábado, às 20h.
​ ​
Além do show, o cantor e compositor Maciel Melo também lançará o seu livro A Poeira e a Estrada. A publicação é uma autobiografia e traz a trajetória desse nordestino que vive intensamente o Sertão, seus personagens, histórias e paisagens. “Gosto do público que frequenta feiras de livro porque eles gostam de ouvir poesias. Além disso, o ambiente proporciona um show mais intimista”, disse Maciel.

Já o cantor Xangai, que recentemente fez dupla com Maciel na novela Velho Chico, vai se apresentar no sábado (20), às 20h. Seu repertório será composto por canções de gêneros diversos, desde clássicos do Nordeste do Brasil, como Curvas do Rio, até ícones da música latino-americana, como El Carretero. Natural de Itapebi, no interior da Bahia, Xangai é compositor e violeiro, mas principalmente um intérprete, segundo ele mesmo.

OFICINAS - Um dos focos principais da III Bienal do Livro do Agreste é a capacitação. Na quinta-feira, às 10h, será realizada a oficina Eu, Repórter: a elaboração da notícia pelo cidadão, que ficará a cargo dos jornalistas Sheila Borges e Diego Gouveia. A dupla ensinará os participantes a produzir notícia conhecendo esse processo e criando um método próprio de apuração e validação da informação.

A II​I​ Bienal do Livro do Agreste tem apoio da Santa Clara, Garanhuns Palace Hotel, Paradoxum, Sesc, Cepe e da Mia Comunicação.

Sobre a ANDELIVROS

Criada há 20 anos, a Associação do Nordeste de Distribuidores e Editores de Livros (Andelivros) é uma associação não governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo colaborar para o desenvolvimento educacional, difundindo o livro como principal mecanismo de cultura, educação e entretenimento para a sociedade. Entre os principais eventos organizados, estão a Feira Nordestina do Livro – Fenelivro, Bienal do Livro de Garanhuns e a Fenagreste.

PROGRAMAÇÃO
QUARTA, 17
19h - Apresentação da Banda Manuel Rabelo
19h20 – Solenidade de abertura
19h40 – Mesa-redonda sobre Ronildo Maia Leite. Com jornalistas Francisco José, Ivanildo Sampaio, Cinthya Leite e diretor-geral da Rede Globo Nordeste, Iuri Maia Leite.
21h – Francisco José autografa 40 Anos no Ar

QUINTA, 18
9h30 – Apresentação cultural escolas municipais. Palco
10h - Oficina Eu, repórter: a elaboração da notícia pelo cidadão. Com Sheila Borges e Diego Gouveia. Sala Edilene Soares
11h - Sarau Literário: Contando e Cantando Vinícius de Moraes. Palco
14h - Apresentação cultural escolas municipais. Palco
15h - Um Conto de Mushkil Gusha. Sala Edilene Soares
15h – Mesa-redonda Cem anos de poesia em Garanhuns. Com Luzilá Ferreira. Sala Ronildo Maia Leite
16h – Projeto Uma Visita Muito Especial. Sala Edilene Soares
16h - Recital Poético – Alexandre Revoredo e Stephens Metódico. Corredores da feira
17h – Telecine literário. Sala Edilene Soares
18h30 – Homenagem à cordelista Edilene Soares. Colégio Diocesano
18h30 – Show com Chico Pedrosa. Palco principal
19h – Jornada Pedagógica: palestra com Bráulio Tavares. Colégio Diocesano
19h - Roda de Conversa: Ser ou não ser super-herói, eis a questão. Com Kellyane Gomes. Sala Edilene Soares
19h30 – Pescando o coração dos filhos em tempo de Baleia Azul, com Isabela Barbosa. Sala Ronildo Maia Leite
20h – Circuito Oralidades: Sarau Quebrando o Silêncio, com Jânio Silva. Palco

SEXTA, 19
9h – Palestra com Celso Antunes. Sala Ronildo Maia Leite
9h30 - Apresentação cultural escolas municipais. Palco
10h – Show com Yale Feitosa. Colégio Diocesano
11h - Afetos Literários: como fazer meu filho gostar de ler? com Tiago Andrade. Sala Ronildo Maia Leite
11h - Contação de histórias com Jaqueline Brasileiro. Palco
14h - Apresentação cultural escolas municipais. Palco
14h - Palestra com Celso Antunes. Sala Ronildo Maia Leite
14h – A ficção e a realidade no mundo da literatura, com Alexandre Santos. Sala Edilene Soares
15h30 - A realidade e a ficção na escrita literária. Com Inácio França, Samarone Lima e José Teles, com sessão de autógrafos. Sala Edilene Soares
16h – Show com Drica Shinohara. Colégio Diocesano
16h – Anatomia de um imortal: Mário Márcio Santos, com Igor Cardoso. Sala Ronildo Maia Leite
16h – Recreação Prazerosa: Educação Física e Atividades Lúdicas. Palco
16h – Lançamento: O Pequeno Príncipe em Cordel e Dona Boca e A Revolta do Corpo, por Josué Limeira. Varejão do Estudante
17h – Roda de leitura de autores pernambucanos para crianças, com Yale Feitosa
19h – Show de Chico Pedrosa. Palco
19h – Jornada Pedagógica: palestra com Celso Antunes. Sala Ronildo Maia Leite
20h - Show de Maciel Melo. Palco

SÁBADO, 20
9h – O Menino do Dedo Verde, com Kellyane Gomes. Sala Edilene Soares
9h30 - Apresentação cultural escolas municipais. Palco
10h – Palestra Construindo uma Cultura Amorosa na Escola: os trajetos transdisciplinares, com Hugo Monteiro Ferreira. Sala Ronildo Maia Leite
10h – Roda de conversa: A Incrível Fábrica de Livros, com Tiago Andrade. Sala Edilene Soares
11h - Rodas de Leitura de Autores Pernambucanos para Crianças. Estande do Sesc
11h – Aulão literário Da Hora. Sala Ronildo Maia Leite
11h – Projeto Uma Visita Muito Especial. Sala Edilene Soares

14h - Show com Tio Bruninho. Palco
15h – Lançamento: Aaron Fischer e a Prova dos Elementos, com Carlos Melo. Varejão do Estudante
15h – Roda de conversa: Com a palavra, a Felicidade, com Helder Barros. Sala Ronildo Maia Leite
15h30 – Debate Escrever ficção não é bicho-papão, com o coletivo Autoajuda Literária. Sala Edilene Soares
16h – Oficina Regras básicas para uma boa proclamação da palavra, com Ivonete Karten. Estande das Paulinas
16h – Lançamento: O Pequeno Príncipe em Cordel e Dona Boca e A Revolta do Corpo, por Josué Limeira. Varejão do Estudante
16h - Construindo uma Cultura Amorosa na Escola: os trajetos transdisciplinares, com Hugo Monteiro Ferreira. Sala Ronildo Maia Leite
16h – Contação de histórias com Lenice Gomes. Palco
16h30 – Palestra Quebrando preconceitos contra a literatura infantil e lançamento dos livros O Presente de Júlia e Sem Pé Nem Cabeça, por Cícero Belmar. Sala Edilene Soares
18h – Palestra A importância do livro digital para novos autores e novos leitores, por Paulo Rebelo, do selo Paradoxum. Sala Edilene Soares
19h - Palestra O Poder Transformador da Leitura, por Walter Almeida. Sala Ronildo Maia Leite
20h – Show de Xangai

DOMINGO, 21
9h30 - Apresentação cultural escolas municipais. Palco
11h – Roda de leitura de autores pernambucanos para crianças, com Yale Feitosa. Sala Ronildo Maia Leite
10h – Lançamento: Medo de Palhaço, com Filipe Falcão. Sala Edilene Soares
11h – Lançamento: Os Canibais de Garanhuns, por Raphael Guerra. Sala Edilene Soares
14h - Roda de Conversa Espaço Luís Jardim: Vida e Obra, com Helder Barros e Wagner Marques. Sala Edilene Soares
15h – Recreação prazerosa: educação física e atividades lúdicas. Palco
16h – Roda de leitura de autores pernambucanos para crianças, com Yale Feitosa. Estande do Sesc
16h – História de Garanhuns, da colônia à República, com José Carlos de Souza Guedes. Sala Edilene Soares
16h – Lançamento: Forever – Desejos sem fronteiras, por Camila Milet. Varejão do Estudante
17h – Lançamento: Realidade oculta, com Tito Aureliano. Varejão do Estudante
17h – Coral do IFPE. Palco principal.

*Fotos: Edilene Soares e Ronildo Maia Leite, cordelista e jornalista homenageados na Bienal do Livro.

Assessoria de Imprensa Mia Comunicação:
Janaína Lima – 81 99147-9143

Mariana Layme- 81 99638-3141

Um comentário:

  1. Na nossa época lá pelos anos 80 e 90 como era difícil ler bons livros conforma ainda hoje é.A vida de estudantes sempre difícil e quase todos nós tínhamos uma vontade imensa de comprá-los por mais simples que sejam.

    Uma boa leitura é saudável,enriquecedora e propulsora do desenvolvimento cognitivo dos estudantes.Livros de literatura,arquitetura,química,física,geografia,história,sociologia,matemática,etc tudo era difícil como ainda hoje é.

    Visitei várias bibliotecas em Recife,UFRPE,UFPE,Universidade Católica de Pernambuco e a Biblioteca de Direito do Recife.Todas as visitas eram em busca de livros emprestados para ler.

    A Biblioteca do Colégio Diocesano de Garanhuns visitava sempre,mas tomei poucos livros emprestados quando deveria ter sido mais frequente.Às vezes n domingo pela manhã eu ia visitar a Biblioteca da UFPE na cidade Universitária em Recife.

    0 grande escritor brasileiro,Monteiro Lobato que foi preso simplesmente porque descobriu no recôncavo baiano de que o Brasil tinha petróleo foi preso em 1939.Do cárcere escreveu uma carta ao ex-presidente Dr. Getúlio Vargas dizendo: "Dr. Getúlio Vargas este país tem muito Petróleo.Enquanto este pais não fora autossuficiente em Petróleo e não tiver suas próprias siderúrgicas ele nunca será um país desenvolvido".

    Monteiro Lobato assim escreveu:"um país se faz com homens e livros".0 livro liberta,instrui,vitaliza,relaxa e orienta.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA