GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

CAETÉS ESTÁ ENTRE OS MUNICÍPIOS MAIS TRANSPARENTES

O município de Caetés,  que  durante muitos anos só aparecia nas manchetes de jornais pelas inúmeras denúncias de descumprimento das leis,  contas rejeitadas e até condenações de gestores municipais, a partir de 2013 viu ser implantado um novo estilo de governar, com trabalho, ações e respeito às leis e aos órgãos fiscalizadores.  

A mudança em Caetés elevou positivamente diversos índices da gestão municipal.  Agora, recentemente, a EBT, ESCALA BRASILEIRA DE TRANSPARENCIA (veja aqui neste endereço eletrônico http://www.cgu.gov.br/assuntos/transparencia-publica/escala-brasil-transparente) realizou a 3ª avaliação para o Ranking do Cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

E Caetés, para satisfação dos governantes e dos moradores,  subiu para  a 5ª colocação no estado e a 93ª colocação no país.

A Escala Brasil Transparente é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) para o exercício das competências que lhe atribuem os artigos 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e 41 (I) da Lei de Acesso à Informação, assim como os artigos 68 (II) do Decreto nº 7.724/2012 e 18 (III), do Decreto nº 8.910/2016.

A Escala Brasil Transparência avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Suas versões três versões concentram-se na transparência passiva e por isso foram realizadas solicitações reais de acesso à informação aos entes públicos avaliados.


A partir da EBT, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um produto que possibilite o acompanhamento das ações empreendidas por estados e municípios no tocante ao direito de acesso à informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA