PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GARANHUNS FAZ HOMENAGEM ÀS MULHERES

Por Edméa Ubirajara
No dia 8 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Pensando nisso, o Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria da Mulher, começou na última quinta-feira (2), uma série de ações relativas à temática do gênero.
As atividades, que vão até o dia 31 de março, abrangem a conscientização a respeito da valorização da mulher, por meio de palestras, rodas de conversa e comemorações. As ações terão participação de integrantes da OAB, Rotary Club e Polícia Militar. Além de visitas às instituições públicas e privadas.
Para dar início à semana, uma palestra com o tema “Empoderamento, Justiça e Equidade”, está sendo dada no Home Center Ferreira Costa, para as funcionárias da loja.
O momento já faz parte da 7ª Semana da Justiça pela Paz em Casa que segue até sexta-feira (10).
Durante esta ação, os casos de violência doméstica ganham celeridade e passam a ser prioridade entre os processos existentes na 1ª e na 2ª Varas Criminais, além de serem realizadas palestras e ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher.
“É importante que as mulheres estejam nestes eventos para que elas possam entender melhor como é a construção da mulher no nosso país e como é importante que elas reproduzam essas ideias para toda a sociedade”, diz a secretária da Mulher, Eliane Simões.
Na terça-feira (7), às 19h, está programada, no Sesc Garanhuns, a cerimônia de abertura do Projeto Maria da Penha Vai à Escola 2017, que contará com a presença da secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro.
Trinta escolas irão participar do projeto, que visa levar ao ambiente escolar a conscientização a respeito do enfrentamento à violência contra a mulher.
Por meio de pesquisas, debates, produções de texto e apresentações, os professores trabalham o assunto com os alunos e a comunidade.
A ação está sendo feita em uma parceria com a Secretaria de Educação.
Na abertura, a professora Regina Célia ministrará uma palestra com o tema: “A educação como agente transformador de uma cultura machista e patriarcal em uma cultura de paz e equidade”.
Além desses eventos, a Secretaria da Mulher também traz outras ações durante o mês que homenageia a mulher.
Entre elas, estão participações em instituições de ensino, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), comunidades quilombolas e órgãos da saúde.  No próximo domingo (12), a partir das 7h, também haverá uma caminhada idealizada pelos Caminhantes do Parque.  
O Projeto Movimento continua em atividade através de ações pontuais de divulgação dos serviços e do objetivo do trabalho da Secmul. A ação acontece por meio de uma abordagem direta com panfletagem em locais públicos e privados, onde uma equipe da Secretaria explica as formas de violência e os serviços que o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) oferece. Ações preventivas de enfrentamento à violência contra a mulher também serão feitas em parceria com a Polícia Militar, nos bairros de Garanhuns.
De acordo com a secretária Eliane Simões, março é um mês alusivo à mulher, mas não somente de comemorações. Também é de conscientização e garantia de direitos. “Segundo o IBGE, 51.4% da população brasileira é do sexo feminino, então precisamos ter consciência que um traço cultural como o machismo e o sexismo podem ser desconstruídos pela educação. Nós, mulheres, que somos educadoras por cultura, precisamos erradicar da sociedade esses conceitos equivocados. É um momento de reflexão e de empoderamento. Nós vamos trazer um novo contexto, onde vamos analisar qual o papel real nesse mundo que nós queremos construir”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA