Governo Municipal

Governo Municipal
Juntos por uma Grande Cidade

Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

LIVRO PERNAMBUCANO VIRA ENREDO DE ESCOLA DE SAMBA

"Roliúde", bom romance do jornalista pernambucano Homero Fonseca, inspirou o enredo de uma Escola de Samba de São Paulo. O escritor está se sentindo gratificado pelo reconhecimento do seu livro, que já mereceu um resenha aqui no blog e daria um ótimo filme caso fosse adaptado por um cineasta de talento.

O próprio Homero, informa como "Roliúde" virou tema de Escola de Samba:

Acho que em março do ano passado, recebi um e-mail de Thiago Morganti, que se apresentava como compositor, fanático por literatura e por samba, de São Paulo.

Dizia que havia lido o romance Roliúde e pedia autorização para utilizá-lo no enredo de uma escola de samba em 2017. Informou que se tratava de uma integrante do Grupo de Acesso do Carnaval de Sampa, a Colorado do Brás. 

Autorizei e me esqueci do assunto.

Surpreso, recebi, em janeiro agora, nova mensagem do Thiago dizendo que “estava tudo pronto” e me convidando para participar do desfile. Justificava que, como se tratava de uma pequena escola, eles não podiam arcar com as passagens, mas garantiam estadia e transporte.

Como seria de se esperar (para quem a conhece), Iracema se entusiasmou muito mais do que eu. Fui dar uma olhada no portal da agremiação, nascida de um time de futebol de várzea: é uma típica escola de comunidade, no caso Pari-Brás, centro-leste da capital paulista. Antiga, mas nunca logrou subir ao Grupo Especial. As fantasias, este ano, estão muito bonitas e o samba-enredo é de arrasar. A Colorado, penso, tem tudo para subir de categoria. Resolvi acompanhar essa “epopeia”. E lá vamos nós para o Carnaval de São Paulo, coisa que nunca imaginei na vida.

O desfile será no domingo, 26, no sambódromo do Anhembi, construído pela prefeita Luíza Erundina, nordestina de fé, como Severino (Bibiu), o personagem do romance que inspirou o tema e o enredo da escola, cujo título é “Luz, câmera, ação! A Colorado apresenta: a Roliúde no Sertão”.

Se eu estiver mentindo, eu choche. Quem duvidar, confira no portal da escola (em especial os enlaces Sinopse, Samba Enredo e Fantasias):

  

Homero Fonseca é jornalista, blogueiro e escritor. Foi editor da revista Continente (2000–2008). Autor do romance “Roliúde” (Record, 2007), entre outros livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário