PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

LIVRO PERNAMBUCANO VIRA ENREDO DE ESCOLA DE SAMBA

"Roliúde", bom romance do jornalista pernambucano Homero Fonseca, inspirou o enredo de uma Escola de Samba de São Paulo. O escritor está se sentindo gratificado pelo reconhecimento do seu livro, que já mereceu um resenha aqui no blog e daria um ótimo filme caso fosse adaptado por um cineasta de talento.

O próprio Homero, informa como "Roliúde" virou tema de Escola de Samba:

Acho que em março do ano passado, recebi um e-mail de Thiago Morganti, que se apresentava como compositor, fanático por literatura e por samba, de São Paulo.

Dizia que havia lido o romance Roliúde e pedia autorização para utilizá-lo no enredo de uma escola de samba em 2017. Informou que se tratava de uma integrante do Grupo de Acesso do Carnaval de Sampa, a Colorado do Brás. 

Autorizei e me esqueci do assunto.

Surpreso, recebi, em janeiro agora, nova mensagem do Thiago dizendo que “estava tudo pronto” e me convidando para participar do desfile. Justificava que, como se tratava de uma pequena escola, eles não podiam arcar com as passagens, mas garantiam estadia e transporte.

Como seria de se esperar (para quem a conhece), Iracema se entusiasmou muito mais do que eu. Fui dar uma olhada no portal da agremiação, nascida de um time de futebol de várzea: é uma típica escola de comunidade, no caso Pari-Brás, centro-leste da capital paulista. Antiga, mas nunca logrou subir ao Grupo Especial. As fantasias, este ano, estão muito bonitas e o samba-enredo é de arrasar. A Colorado, penso, tem tudo para subir de categoria. Resolvi acompanhar essa “epopeia”. E lá vamos nós para o Carnaval de São Paulo, coisa que nunca imaginei na vida.

O desfile será no domingo, 26, no sambódromo do Anhembi, construído pela prefeita Luíza Erundina, nordestina de fé, como Severino (Bibiu), o personagem do romance que inspirou o tema e o enredo da escola, cujo título é “Luz, câmera, ação! A Colorado apresenta: a Roliúde no Sertão”.

Se eu estiver mentindo, eu choche. Quem duvidar, confira no portal da escola (em especial os enlaces Sinopse, Samba Enredo e Fantasias):

  

Homero Fonseca é jornalista, blogueiro e escritor. Foi editor da revista Continente (2000–2008). Autor do romance “Roliúde” (Record, 2007), entre outros livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA