GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

ESTUDANTES RECLAMAM DO TRANSPORTE ESCOLAR

Recebemos de estudantes universitários de Capoeiras uma mensagem com reclamações em relação ao transporte escolar daquele município. Dentro do possível, foram mantidos o conteúdo e a forma do texto escrito pelos alunos, que não quiseram se identificar temendo algum tipo de represália.

O espaço do Blog está aberto à Prefeitura, Secretaria de Transportes ou de Educação, desde que queiram se manifestar ou explicar os problemas enumerados no e-mail dos estudantes, que publicamos na íntegra logo abaixo.

Caro Roberto Almeida,

Peço encarecidamente que nos ajude postando a seguinte matéria em seu renomado e conceituado Blog. Que está a serviço do município de Capoeiras e de todo o Agreste Meridional.

A atual situação em que se encontram os veículos que fazem os percursos com os estudantes é precária e estarrecedora.

Os Ônibus Escolares se encontram quebrados, alguns até sucateados, mesmo com todos esses problemas na frota de transporte escolares de Capoeiras a Prefeitura não toma nenhuma providência pra resolver tais problemas.

Acabam prejudicando todos os alunos desde os que estudam ensino fundamental e médio no próprio município, aos que estudam ensino superior nas cidades vizinhas. Exemplo é o pessoal que estuda no turno da noite na UPE (Universidade de Pernambuco): Se não bastasse a distância de Capoeiras a Garanhuns, o Secretário de Transporte e a Secretária de Educação resolveram alterar o horário do transporte que faz o trajeto Capoeiras a Garanhuns.

A Van sai de 17h e retorna para o município à 23h. Antes saía de Capoeiras às 18h. Vejam bem: as aulas da UPE tem início às 19h e terminam às 21h. Os alunos passam duas horas jogados nas ruas escuras e perigosas de Garanhuns.
 
Quando o carro deixa os alunos na UPE ele volta para Capoeiras com os  professores.  O mesmo veículo aguarda até os professores saírem do Colégio Municipal José Soares de Almeida no horário de  22 horas, daí então retorna pra Garanhuns chegando na UPE quase 23 horas.

Como se não bastasse os “pobres” alunos esperarem quase duas horas no meio da rua, na qual são registrados frequentemente assaltos, estupros, roubos e sequestros.

Segundo depoimentos de alguns comerciantes é totalmente impossível manterem seus comércios abertos após as 22 horas, por causa do grande numero de assaltos ocorridos naquela área, mesmo tendo um segurança particular, contratado por eles mesmo, afirmaram alguns comerciantes situados naquela localidade, que por segurança preferirão não terem seus nomes citados.

Então surgem várias a perguntas:  
                           
- É seguro ficar até esse horário jogados na rua como se fossem lixo?  

- É correto colocar um veiculo com um trajeto desse tamanho para carregar estudantes que precisam descansarem pra trabalhar no dia seguinte?

- Só lembrando que alguns retornam para a zona rural no mesmo dia... É seguro voltar em segurança a essa hora da noite para a zona rural?   
             
Acho que,  infelizmente,  nem é necessário responder essas perguntas, pois todos sabem as respostas!...

Alguns dias atrás uma “pessoa” enviou uma denúncia para esse mesmo “BLOG”, denúncia essa ignorada pelas autoridades, se é que posso chamar de autoridades.

Desde  o dia em que foi enviada a denúncia, o motorista não faz outra coisa, a não ser tentar descobrir quem foi o aluno ou aluna que  fez a denúncia.

Semana passada,  quando retornávamos pra Capoeiras o motorista chegou a  pegar uma briga com um aluno, que se reclamava das más condições impostas aos alunos, que têm de aceitar à força se quiserem ir pra faculdade.

O motorista se estressou, alterou o tom de voz com o aluno,  até quando o aluno conversava com o colega, o motorista se irritou e falou: “Por que não vira homem e fala mais alto pra eu ouvir! Odeio cochichos”.

Meu Deus a que ponto pode chegar um “profissional” sem qualificação alguma pra conduzir um transporte com quase 20 pessoas.  Não só o motorista, mas também o transporte se encontra sem os parâmetros legais para realizar esse tipo de transporte e é claro não podia deixar de falar a situação em que está a porta da Van, não tem mais a partes do forro usadas para cobrir a lataria e evitar acidentes letais, em caso de uma freada brusca.

Já pela parte de fora a porta não tem puxador, tem apenas um orifício com um cabo de aço, orifício esse formado por partes cortantes nas laterais.  Toda vez em que um aluno ou professor tem que subir ou descer do transporte, é necessário o motorista descer para abrir a porta, pois o mesmo já está acostumado com as artimanhas da porta do veículo.

Peço encarecidamente a Prefeitura Municipal que tome todas as providências necessárias para a resolução desse grande problema, pois da forma que está é impossível continuar com essas más condições.

Só não esperem acontecer o pior!


Estudantes universitários de Capoeiras.

9 comentários:

  1. boa noite, caro Roberto. Venho aqui para demonstrar o meu sentimento de tristesa de hoje ser capoeirense, estamos vivendo em Estado de Sítio, uma verdadeira calamidade, graças a Deus não votei na prefeita, e não votaria de forma alguma, pois vi os primeiros 4 anos de sua administração, e de forma alguma tinha como votar nessa mulher novamente, as vezes eu fico pensando se tivemos a chance de tirar a mesma da prefeitura e não tiramos, então porque agora ficar reclamando? Pois bem essas pessoas que receberam migalhas, tijolos, telhas, madeiras, não podem dizer nada pois ja receberam o que lhes eram de direito, durante os quatro anos, que penas que são pessoas com um preço tão baixo, que eu não sei se valeu apena, mais embora que quem se vende não tem valor nenhum, o ruim são aquelas pessoas que votaram com consciência, pensando numa capoeiras melhor, ou pelo menos na mudança, ´porque do jeito que estava. Agora ficou pior danoce tudo, estamos entregues AS BARATAS.

    ResponderExcluir
  2. 0S ESTUDANTES TEM RAZÃO.UMA PEQUENA ECONOMIA NÃO SE PÕE EM RISCO A VIDA DE ESTUDANTES APÓS SUAS AULAS CANSATIVAS EM GARANHUNS.PREFEITA,CHAME A RESPONSABILIDADE A SECRETARIA DE TRANSPORTE E RESOLVA JÁ ESSA BRONCA ACIMA. O ESPAÇO DEMOCRÁTICO É PARA ISTO MESMO.

    ResponderExcluir
  3. Lendo esta matéria onde fala do motorista, acredito que ele não tem culpa está apenas cumprindo ordens de seu secretário e realizando seu trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Ele não tinha realmente mais partir do momento que ele começou a impor a aceitação da situação começou a ser tão culpado quanto qualquer um ele insultou ele acha que vamos aceitar essa palhaçada.

    ResponderExcluir
  5. Bom se comprou votos pra ganhar a eleição ou não,isso não vem ao caso apenaseja todose precisa de segurança e nos transportes escolares,e demais transportes públicos e ainda tem mais agora aquir no sítio quem não for aluno não pode ir a cidade nos carros da escola é um absurdo só tem aluno por q tem pai e mãe e a mãe não Oder ir à cidade,por quer? O pai a mãe ou uma dona de casa só sai de casa pra ir em capoeiras cuando tem algo importante pra fazer agora se fosse pra vagabundar não seria proibido quer bonito esso é fazer um bom trabalho. ��

    ResponderExcluir
  6. É DE DOER NO JUÍZO A QUALIDADE DOS COMENTÁRIOS ACIMA. EM QUE NÍVEL ESCOLAR NÓS ESTAMOS OU NOS ENCONTRAMOS!!!

    P.S.: - Esta frase diz alguma coisa a alguém: BRASIL, PÁTRIA EDUCADORA"...

    ResponderExcluir
  7. E por que tem dinheiro pra pagar a faculdade e cursos por que não alugam um ónibus novo para os levarem para faculdade com conforto tem aluno que e mal agradecido e folgado se fosse eu tirava esse carro da linha pra calar a boca desses bicudoskkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa Amigo, não é preciso ser da oposição para reclamar, pois ambos temos direitos iguais, somos humanos e não Animais!!!! Votei nela e voto de novo, e por isso msm que tenho direito de exigir também caso seja preciso. E as pessoas que não votaram nela também tem o msm direito. Não sou Aluno de faculdade, mas isso serve pra min também pois um dia vou fazer faculdade, e precisar de tal transporte. Então exijam seus direitos pois pagamos impostos independente de qual seja o partido. Não use essa postagem para fazer propaganda politica ou xingar a oposição.

      Excluir
  8. A prefeitura tem obrigação de levar os estudantes e traze-los com todo o respeito e dignidade. Os impostos são pagos por quem..

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA