PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CARTA A DONA MARISA - Por Dora Martins*

Cara Marisa, 
Os médicos anunciaram que você partiu, seu cérebro morreu. Assim, já liberta dos tubos e aparelhos do hospital,  sei que você agora, de onde está, pode me ouvir. Saiba que tem muita mulher triste com sua partida! Você muito significou para o Brasil e para as brasileiras ao estar sempre junto ao seu marido, quando sindicalistas e presidente da república.
Porém, mais que isso, você significa a mulher brasileira, nascida em família simples, bem perto da terra e que desde jovem pegou no batente, sem medo de viver e lutar pela vida! E você viveu. E você lutou. Você foi nossa exemplar “mulher do presidente”, você bem ocupou um palácio e deu a ele um jeito de lar brasileiro. Reclamaram que você não dava entrevista. Compararam você com outra, que tinha diplomas vários. Que bobos! Nem sabem o canto que diz que “quando canta o sabiá/sem nunca ter tido estudo/eu vejo que Deus está/por dentro daquilo tudo“! [1]
E você Marisa, como toda mulher,  viveu, amou e sofreu, amargou perdas, sangrou no corpo e na alma. Dizem os mais perplexos que você foi assassinada. Não por incidente aéreo qualquer, mas pela pressão que fizeram sobre sua vida, sua paz caseira, seu jeito simples de ser mãe, companheira de seu homem, amiga de seus amigos.
É verdade que atormentaram muito você! É verdade que até alguns indivíduos chegaram a vociferar contra você, sua vida e dignidade, mesmo quando você foi socorrida ao hospital! Não considere isso, querida Marisa! Estão equivocados, são néscios e mal educados, sobretudo. E, eu sei, e concordo, que este nosso Brasil anda meio sem jeito, desandado que é só, até perigoso, mesmo safado. Falam mal, julgam e condenam, sem justiça ou piedade.
Mas, o que emociona e merece celebração, Marisa, é que você, afinal, não morreu! Seu coração será doado, e você vai ficar por aqui, batendo segura num peito brasileiro. E alguma mulher ou homem irá, por mais um tempo bom, no tum tum  de seu coração, reverberar você e seus sorrisos alegres, sua simplicidade de viver e mais que tudo, sua dignidade e autêntica fidelidade ao seu marido, sua família e a este Brasil, ora tão carente de afetos sinceros.  
Aos que por atroz desumanidade regozijarem-se com sua partida, daremos o perdão a ser dado aos ignaros e aos brutos. E esses, querida Marisa, por certo não sabem nada de poesia, não conhecem versos e ignoram que “para isso fomos feitos: Para a esperança no milagre/Para a participação da poesia/Para ver a face da morte/De repente nunca mais esperaremos…/Hoje a noite é jovem;/ da morte, apenas/Nascemos, imensamente”. [2]
*Dora Martins é juíza da Vara de Infância. Texto reproduzido de Justificando - Mentes Inquietas Pensam o Direito/Carta Capital).

[1] do poema “Eu e meu campina”, Patativa do Assaré, 1988

[2] do poema “Poema de Natal”, Vinícius de Morais 

6 comentários:

  1. Quem sabe, diz as coisas com palavras simples, com emoção, com sentimentos. - Assim fez *Dora Martins. E, para quem conhece a essência dos sentimentos, não pode esquecer-se da poesia!! - Já disse o poeta: - "No sexto dia, Deus disse: que se faça a poesia. Então, a MULHER se fez!!" - 2. Quem não sabe o que diz, pode escrever laudas e mais laudas, que nada se aproveita. Isto é, os que vociferam cólera e bobagens, falam, falam e nada dizem. /.

    ResponderExcluir
  2. Que sabe, diz com palavras simples, com emoção, com sentimentos. - Assim fez *Dora Martins. E, para quem conhece a essência dos sentimentos, não pode esquecer-se da poesia!! - Já disse o poeta: "No sexto dia, Deus disse: faça a poesia. Então, fez-se a mulher!!" - 2. Quem não sabe o que diz, pode escrever laudas e mais laudas que nada se aproveita. Isto é, os que vociferam bobagens, falam, falam e nada dizem. /.

    ResponderExcluir
  3. A única vez que vi essa mulher falando, foi em um grampo da Policia Federal, quando mandou as pessoas que estavam, em protestos, batendo em panelas, enfiarem suas panelas no c... Uma qualidade moral tão primorosa quanto a do marido.

    ResponderExcluir
  4. Dona Marisa foi grande mulher, companheira de FÉ de um grande homem, o Ex-Presidente Lula.
    Boas obras e muitas amizades e o Bem querer das pessoas do BEM, transformaram o Casal Lula e Dilma em pais da pobreza no Brasil.
    Esteja bem dona Marisa. Lula, estamos juntos.

    ResponderExcluir
  5. QUEM NÃO CONHECE A PEÇA QUE SE ENGANE. COMO É FÁCIL SE MOSTRAR NA ESCRITA VIRTUAL, DIANTE DE UM TECLADO PASSANDO UMA IMAGEM DE CORTÊS, DELICADO E GENTIL. PARA O PÚBLICO QUE ACHAR QUE ELE É ASSIM, QUE COMPRE!!! T^MENTINDO, PILANTRA DO JOSÉ FERNANDES COSTA?!?!?!

    P.S1.: - Dados todos os defeitos de caráter, o que disputa o topo, o cume, a escala maior da MINHA irritação é a HIPOCRISIA... Agora, cai bem, se a ela for acrescentada, também, uma pitada de CINISMO!!! Palhaçada tem limite... Fingimento tem limite... Desfaçatez, também!!!

    P.S2.: - Olha, veinho fugido de Bom Conselho(E VOCÊ SABE O PORQUÊ), Se quiser gostar de mim, que seja por sua própria conta e risco. Eu particularmente não recomendo...

    ResponderExcluir

  6. A morte de Dona Marisa Letícia foi o melhor que poderia ter acontecido a Lula. Foi a oportunidade de se encontrar com cada um dos ex-presidentes e os enrolados da Lava jato - com direito a conversa ao pé do ouvido - de uma só vez. O que os une já sabemos. A imprensa está anunciando que Lula quase beija as mãos do Michel Temer e se ajoelha aos seus pés pedindo clemência e ajuda para não ir parar na cadeia. Pelo andar da carruagem tudo indica que a partir da morte da mulher do Lula, Michel Temer será o mais novo santo que será adorado pela putada petralha e os comunas de carteirinhas. SENÃO VEJAMOS:
    Lula adulou Temer, Sarney, Renan e Jucá. Na verdade, Lula se rendeu. Com um pé e meio na cadeia, ele sabe que depende de Michel Temer para salvá-lo. A bandeira branca foi erguida antes de ontem, no hospital. Segundo O Globo, Lula disse a Michel Temer “QUE LHE TELEFONASSE QUANDO QUISESSE CONVERSAR”. E também: o tom da conversa foi no sentido de deixar divergências políticas de lado. Os elogios a José Sarney foram os mais efusivos, segundo relatos de presentes ao encontro. Por diversas vezes, Lula se referiu ao ex-senador como ‘MEU COMPANHEIRO’ e ‘MEU AMIGO’. Também se referiu a Renan Calheiros como ‘UM DOS MAIORES CRAQUES DA POLÍTICA’. Abraçou cada um dos políticos e passou alguns minutos em conversa ao pé do ouvido com Romero Jucá”.


    P.S.: - NÃO TENHO O MENOR FARELO DE DÚVIDA QUE DILMA CONTRIBUIU E MUITO COM A MORTE DA EX-PRIMEIRA DAMA RUTH CARDOSO. QUANTO AO LULA, ESSE FOI A PEÇA CHAVE AO LEVAR A EX-PRIMEIRA DAMA, MARISA LETÍCIA PARA O TÚMULO(SEM QUERER QUERENDO). LULA MATOU MARISA, DILMA MATOU RUTH!!!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA