PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

MUROS DA VERGONHA

Muro da Cisjordânia

O presidente Donald Trump já informou o mundo que pretende construir um muro separando os EUA do México, para evitar que pessoas do país vizinho continuem migrando em direção ao império do norte.

Não é uma ideia muito original, nem é a primeira vez que americanos procuram causar mal aos mexicanos.

Até nas revistas em quadrinhos se conta a história de como os Estados Unidos roubaram partes importantes do México e o anexaram ao seu território.

Quanto à obra de concreto a ser realizada, isolando a nação pobre da rica, Donald Trump, um direitão dos piores que já surgiu na face da terra, de certa forma copia os comunistas da antiga Alemanha Oriental, que em 1961, no auge da Guerra Fria, ergueram o Muro de Berlim, apelidado depois de “Muro da Vergonha”.

Ele dividiu Berlim ao meio, separou famílias inteiras, evitou que os comunistas fossem ver os encantos do capitalismo, bem pertinho, na Alemanha Ocidental, e provocou algumas dezenas de mortes. Alguns na tentativa de fuga escaparam com vida, mas feridos ou mutilados.

O Muro de Berlim foi derrubado com alegria pelo povo alemão em 1989 e apressou o fim do império soviético, que já vinha dando sinais de fadiga e foi transformado pela ação renovadora de Mikhail Gorbatchev.

Em 2002, mais de 10 anos depois da derrubada da barreira que separava as duas Alemanhas, começou a construção do Muro de Israel ou da Cisjordânia, um projeto visando distanciar os árabes dos judeus.

Alvo de críticas, principalmente à esquerda, o muro defendido pelos israelitas gerou desde o começo uma grande polêmica tanto no Oriente Médio quanto fora dele, sendo apenas um dos inúmeros episódios que marcam o conflito e oposição entre Israel e Palestina.

A obra foi idealizada pelo primeiro-ministro israelense Ariel Sharon (já falecido), sob a justificativa de estabelecer uma “zona de segurança” para os judeus.

Os três muros – o de Berlim, de Israel e o de Trump – são igualmente vergonhosos. São monumentos à estupidez e beligerância.



Acredito que o mundo precisa de paz, de gestos de entendimento, de diálogo, e essas obras para separar as pessoas vão noutro sentido, terminando por não trazer benefício para nenhum dos lados, mesmo que se leve tempo para perceber essa realidade.

Abaixo os muros dos tiranos e dos brutamontes!
Antigo Muro de Berlim

6 comentários:

  1. Fenômenos acontecem para que a História possa registrar e contar para as gerações mais velhas e as novas possam tirar suas próprias conclusões.Por muitos anos eu li e vi pela televisão comentários sobre o muro da vergonha entre as duas Alemanhas.Hoje em pleno século vinte e um a história se repete nos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  2. É vergonhoso, mas infelizmente é necessário, a violência reinante no mundo hoje, obriga a tomar certas atitudes indesejáveis, para poder preservar vidas de inocentes. Estão confundido liberdade com libertinagem, relembremos os atentados recentes em Paris, ou toma alguma atitude contra os BICHOS TRASVESTIDOS DE GENTE, ou vai haver ainda muito derramamento de sangue. O homem foi feito pra viver em sociedade, Pressupõe respeito multou, viver os valores humanos e cristãos, colocar em pratica direitos e deveres, amar e respeitar o próximo, mas no mundo de hoje não sabe o que é isso, só saber uma coisa, dinheiro, poder, prazer, um egoísmo desenfreado, uma coisa sem limites, competição em tudo pra ver que é o melhor, o tal do ego, não tem espaços nos corações pra mais nada, só dureza. São poucas as pessoas que ainda tem sensibilidade com o outro. Se falar em políticos brasileiros, esses sim, é que só olham pro seu umbigo. Portanto o presidente dos EUA, não me causa surpresa, pelo menos está fazendo alguma coisa pelo seus cidadãos, enquanto aqui, um país que não declarou guerra a ninguém, tem mais gente sendo assassinadas do que qualquer país em guerra, nossas fronteiras não são abertas, são escancaradas, de armamento pesado, munição, droga, traficantes, terroristas, não entra se não quiserem. Democracia! Onde só se ver corrupção, todo tipo de desonestidade, desrespeito aos direitos individuais, uma justiça que só funciona para os ricos, é esse tipo de liberdade? Imagine se fosse um estado de exceção, como seria? Se o Donald Trump, não for corrupto, respeitar os direitos dos cidadãos americanos, gere os empregos prometidos para sua gente, cumpriu sua missão. Agora cabe aos nosso presidentes fazer pelo menos uma coisa, não roubar nem deixar os outros roubarem.

    ResponderExcluir
  3. Os Estados Unidos é um país que sempre serviu como um imã para a parte boa da humanidade, dada a qualidade de vida que a organização política que aquele país proporciona à sua população.

    Os maiores cérebros já formados pela humanidade, sejam artistas, cientistas, filósofos, juristas e até militares imigraram para os Estados Unidos, fugindo dos governos mediocres, corruptos e totalitários de seus países de origem, lá se estabeleceram constituíram família, trabalharam e morreram.

    Na última década essa pratica mudou, no governo do Bostama, digo Obama desqualificados, traficantes, bandidos e terroristas do mundo inteiro encontraram a oportunidade de se infiltrarem nos Estados Unidos sob as vistas grossas do governo Obama.

    Agora o Trump tem por objetivo estancar esta imigração e expulsar os criminosos e terroristas, a mão de obra da esquerda Estadunidence, que Obama infiltrou no país.

    ResponderExcluir
  4. Só há uma diferença entre O muro de Berlim e o muro dos Estados Unidos.

    O de Berlim foi erguido para evitar que todo mundo Fugisse do COMUNISMO e deixasse só os comunistas falando sozinhos por lá. Já o muro dos Estados unidos é para evitar que todo mundo vá se beneficiar do CAPITALISMO ESTADUNIDENSE GANHANDO RIOS DE DINHEIRO!

    ResponderExcluir
  5. JÁ PENSOU SE O BRASIL TIVESSE UM PRESIDENTE COMO O TRUMP?!?!?! SÓ ASSIM O PAÍS SE LIVRARIA DE UMA VEZ POR TODA DOS PETRALHAS!!! COM CERTEZA QUE O CACHORRO LOUCO DO TRUMP DARIA UM JEITINHO. E QUE JEITINHO!!! QUEM SABE, EM VEZ DE UM MURO, IMITANDO CUBA, O TRUMP CRIARIA UM PAREDÃO DOS PETRALHAS(CÓPIA DO EL PAREDÓN DE FIDEL)...

    P.S.: - PETRALHISMO DEVERIA SER CRIME!!!

    ResponderExcluir
  6. Costumo dizer que o Brasil está poluído de blogs sujos e jornalistas vendidos(TIPO O PAULO VENDIDO AMORIM) que se passam a defender a putada esquerdopata sem a mínima ideologia, somente pelo pixuleco roubado das estatais. Os pseudos blogueiros mortadelas, que esparramaram blogs sujos por tudo quanto é lugar, eles falam mal de tudo que diz respeito ao CACHORRO LOUCO DO TRUMP, falam até de muro(MENOS DO PAREDÓN DE FIDEL). Adoram falar de educação e não percebem que em vez de educação estão recebendo doutrinação. Se você pegar esta turma e separar para que eles individualmente digam alguma coisa com significado e com uma mínima base intelectual, eles não conseguem. Falam besteira, engasgam, se calam e vão embora ou então te chamam de racista, homofóbico, islamofóbico e outras sandices. Fazem a política mais racista que existe, como se estivessem defendendo a igualdade, e é possível que uma múmia desta ao ler o meu comentário onde chamo o petralha deles, OBAMA de negão, ainda diga que o racista sou eu. A única maneira de calarmos esta trupe, é não termos medo, mostrarmos claramente que não respeitamos pessoas cujo nível intelectual é igual ao Seboso de Caetés ou da mãe de Lula, que segundo ele, já nasceu analfabeta...

    P.S.: - DE UM MODO GERAL, O PETRALHA É UM INCONSEQUENTE CONGÊNITO. AGORA, DE UMA COISA TEMOS CERTEZA: SE A PF NÃO PRENDER LULA O MICO SERÁ TOTAL, PORQUE O FBI DO DONALD TRUMP, COM CERTEZA, VAI PRENDÊ-LO.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA