Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

LAJEDO DÁ O EXEMPLO NO USO DA ENERGIA ELÉTRICA

Através do Projeto Energia que Transforma da Companhia Energética de Pernambuco - CELPE a Educação pública de Lajedo foi pioneira no desenvolvimento da eficiência energética. Através da Escola Ambiental e outras escolas, Lajedo foi incluída no anuário da Celpe 2016 com as ações realizadas no ramo como maquetes geradoras de energia feitas pelos alunos lajedenses.

O projeto visa a conscientização do consumo de energia e trouxe etapas para cada município vivenciar. Três estados foram incluídos no anuário: Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, este com 6 polos, sendo Lajedo parte do 4º polo referente à Garanhuns.

De início foram feitas palestras e capacitação junto à Companhia e em seguida o conhecimento adquirido foi passado para 40 professores de Ciências, História e Geografia que, por sua vez, repassaram para os alunos as ideias de transformação do uso eficaz da energia e da energia renovável. “A Educação não se satisfez com o aprendizado e decidiu desenvolver o projeto aplicando em cada escola de Lajedo por meio de um concurso da Escola Ambiental”, contou Joele Sobral, da coordenação da Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos do 9º ano da Escola Padre Antônio Barbosa se destacaram e venceram o concurso ampliando a ação do projeto na cidade, o que chamou a atenção da Celpe quando todo o material foi enviado. Coletivamente, os estudantes produziram maquetes que geravam energia elétrica por meio do movimento manual de uma manivela. Assim, a gestora do Centro Municipal de Educação Ambiental, Andréa Félix recebeu a notícia de que Lajedo faria parte do anuário da Celpe.


Os alunos da Escola Padre Antônio Barbosa e Escola Clementino Francisco de Lima participaram de uma sessão de fotos feitas pela Celpe como pode ser visto na foto abaixo. (Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura).

Um comentário:

  1. So uma correção:
    Apenas os alunos da Escola Padre Antonio Barbosa participaram da sessão de fotos da celpe, pois eles venceram o 4°Concurso artistico da escola ambiental. Essa era a 2° etapa no projeto, a primeira foi a formação com os professores e a 3° e última foi a aula de campo na usina fotovoltaica na arena Pernambuco para os vencedores do concurso.
    Julieta - Prof da Escola Ambiental.

    ResponderExcluir