PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO REGISTRA OS 100 ANOS DA HECATOMBE DE GARANHUNS

A “Hecatombe de Garanhuns” - um fato histórico marcante na vida do município, quando várias mortes foram praticadas na cidade, após o assassinato do Coronel Júlio Brasileiro, pelo Capital Sales Vila Nova -, será lembrada no próximo dia sete de novembro, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, em sessão especial no Grande Expediente, por proposta do deputado estadual Claudiano Filho (PSDB).

Manoel de Antônio Azevedo Jardim e Júlio Brasileiro, que foram deputados estaduais e foram vítimas dos acontecimentos trágicos de 100 anos atrás, serão destacados durante a sessão do Parlamento Estadual.

Segundo o professor e escritor Cláudio Lima, autor de um romance tendo como tema a Hecatombe, o prefeito e deputado estadual por três mandatos, Izaías Régis (PTB), foi convidado para fazer parte da Mesa, durante a solenidade. “Durante a cerimônia, será entregue um placa alusiva ao acontecimento,  que abalou Garanhuns na época”, informou Cláudio.

Segundo ele, a solenidade prezará pela valorização da memória dos personagens políticos da Hecatombe e a contribuição desses para o desenvolvimento econômico, cultural e social de Garanhuns.

Cláudio Lima criou um blog para narrar fatos importantes relacionados com a tragédia de 2017, que completa um século em janeiro próximo.  Ele frisa que “a Hecatombe de  é um fato histórico marcante, que ocorreu num momento áureo da nossa história, no apogeu do café, da efervescência cultural, da prosperidade comercial, e da influência política e econômica de Garanhuns”.


Esse contexto muitas vezes é relegado pela tragédia, e durante muitos anos as biografias de ilustres garanhuenses envolvidos na Hecatombe ficaram sem o devido reconhecimento pelas ações e contribuições para a história local. “O principal ideal da Comissão do Memorial da Hecatombe de Garanhuns foi,  desde a sua instalação,  promover a valorização de suas memórias, e que agora com a Solenidade da Assembleia Legislativa esse objetivo é plenamente alcançado”, concluiu o professor. 

Um comentário:

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA