GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

SAFRA DE VERÃO PODE SALVAR AGRICULTORES DO AGRESTE

Por Adelson do Vale

A safra de verão pode ser a solução para os agricultores que perderam o plantio no período do inverno por falta de chuvas, muito embora nem todos os agricultores  tenham em suas propriedades as condições ideais para fazer um segundo plantio. As várzeas são terrenos que armazenam água das chuvas durante o ciclo invernoso, mesmo com poucas chuvas ainda é possível se aproveitar essas áreas de cultivo.

Mesmo com cinco anos de secas ainda há muita água no subsolo, o maior problema dos pequenos agricultores é a falta de recursos financeiros para perfurações de poços que viabilizem o cultivo de pequenas áreas irrigadas, onde se possa garantir a produção de alimentos e ração para os animais. Partindo desse princípio, a busca pela água no sub solo tem trazido alívio para agricultores que estavam sendo abastecidos por água em suas propriedades por caminhões pipa.

Os leitos dos rios, riachos, açudes e barragens também podem ser de grande valia, ideal para se produzir alimentos desde feijão, milho, hortaliças e até batata doce.  Quem utilizar essas áreas ainda úmida poderá ter bons resultados, garantindo alimentos para o sustento da família e ainda garantindo a ração para poucos animais, pequenos silos (depósitos onde se armazena ração); obtendo ainda um poço mesmo que seja de uma vazão mínima, é necessário um planejamento para não desperdiçar água.

A construção das barragens subterrâneas, também é uma solução bastante viável e de custos relativamente baixo, para que se tenha uma idéia, os agricultores pagam por esse serviço 10% no máximo, o valor de uma barragem convencional, e quando mais se precisa do precioso líquido os reservatórios estão vazios.


Há muitas soluções para que o homem do campo possa conviver com a seca, muito embora nem todas as propriedades tenham as condições ideais para a realização de  obras que permitam a sobrevivência dos produtores rurais durante os anos de estiagens prolongadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA