Por Adelson do Vale
Os dados de uma pesquisa
realizada pelo Instituto Retrato da Segurança Viária no Brasil, sobre as mortes
causadas por acidentes de motos no país são assustadores.
A pesquisa foi publicada pelo
portal UOL, recentemente e revela uma triste realidade brasileira, pois os
números chegam a impressionar. O estudo
mostra que entre 2002 e 2003 praticamente os acidentes com motos triplicaram quando
comparado aos anos anteriores.
Das 43.075 mortes no trânsito ocorridas no Brasil em 2013, mais de 12
mil ou 20% envolveram motociclistas e passageiros. Isso quer dizer que são mais de três vezes o
número de pessoas que se envolveram em acidentes com motos no trânsito em todo
país desde 2002.
A pesquisa revela ainda, que
esses números não param de crescer todos os anos, e o que mais preocupa as
autoridades de trânsito e médicos que estão nos plantões em hospitais, é como
esses acidentes acontecem, pois quando não matam deixa as vítimas mutiladas
trazendo enormes prejuízos para a nação, principalmente porque a maioria das vítimas
são muito jovens.
Os estudos concluídos deixam
um saldo negativo e alarmante, nunca ocorreram tantos acidentes envolvendo
motos como nos últimos 12 anos, mesmo com as campanhas educativas no trânsito e
as novas leis que punem com pesadas multas e redução de pontos na carteira de
habilitação. Há estimativas que cerca de R$16,9 bilhões foram gastos com
internações, cirurgias e medicamentos nos hospitais com 191 mil vítimas, 37%
delas tendo morrido e 56% ficando feridos nos acidentes com motos, até o final de 2013.
De acordo com pesquisa – e segundo
especialistas no assunto - o Brasil ainda anda na contramão do trânsito e será
necessário maior investimento em campanhas educativas, intensificar a
fiscalização com blitze nas estradas, apreender motos em situação irregular ou
em casos de embriaguez.
Em Garanhuns é comum a
ocorrência de acidentes envolvendo motos, e nos finais de semana os casos podem
ser ainda ser mais numerosos. A causa na
maioria das tragédias é a bebida, pois veículos e motos conduzidos por
condutores embriagados normalmente estão presentes em quase todos os acidentes.
Eu presenciei muita gente debatendo sobre o uso ou não de capacetes ou não nas vias urbanas e principalmente nas pequenas cidades devido a violência.
ResponderExcluirSubiu numa moto o motoqueiro e companheiro precisam caso tenha usar capacetes.Todos os mototaxistas tem dois capacetes.Assim que subo no moto de aluguel ponho logo o capacete a viso logo vai de vagar porque você levando uma professor.
Os motoqueiros em parte andam rápido demais.Não preveem que pode atropelar alguma pessoa e que é preciso fazer algum desvio quando aparece a sua frente um corpo estranho.
Muitos motoqueiros ainda não acende os faróis que dá um grande visibilidade tanto para os próprios motoqueiros quanto aos motoristas.
Essa lei do Detran que obrigou todos os automóveis usar durante o dia farol baixo foi bom demais.Tanto a nossa frente como as nossas costas percebemos claramente que um corpo estranho (carro e moto) se aproximam da gente e reflete nos retrovisores possibilitando uma atenção redobrada e nos chamando a responsabilidade.Já deveria ter sido usado há uns 20 anos atrás.
As nossas cidades pequenas deveriam acontecer mais fiscalização através das Prefeituras Municipais.Os policiais que são poucos não tem as mínimas condições de cuidar do trânsito e da violência que assusta todos os os municípios pernambucanos.
Que falta faz a educação, trabalho e religião para muita gente que pudesse fugir desse mundo selvagem da violência.Ó Deus,que tanta violência quando os irmãos estão matando os próprios irmãos,pois todos nós somos filhos do mesmo pai e da mesma mãe.
43 mil mortos por acidentes de transito e o que choca são os 12 mil em acidentes com motos?
ResponderExcluirAposto que à exemplo daquilo que ocorre com as armas logo logo vai aparecer algum engraçadinho proibindo a venda de Motoso no Brasil, afinal as motos estão matando muita gente né?