PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

RAUL SEIXAS CANTA SÃO JOÃO DA CRUZ

São João da Cruz foi um místico que nasceu na Espanha, em 1542.
Foi pregador, escritor e poeta, tendo optado pela vida religiosa aos 21 anos. Morreu após grave enfermidade, em 1591, com 49 anos de idade. Foi canonizado no ano de 1726 e, em 1926, o Papa Pio XI o declarou Doutor da Igreja.
Raul Seixas ficou famoso no Brasil a partir dos primeiros anos da década de 70, quando gravou a música “Ouro de Tolo”, que tocou durante seis meses sem parar em rádios de todo o país.
A partir daí, em parceria com Paulo Coelho – hoje escritor consagrado – o artista baiano seria responsável por muitas canções que provocariam uma virada na música popular brasileira, como a citada Ouro de Tolo, Gita, Tente Outra Vez, Trem das Sete e Maluco Beleza.
Muitas das músicas de Raul e Coelho tinham um tom místico ou esotérico, o que lhe renderam uma áurea de visionário ou filósofo.
Uma das grandes canções da dupla é “Água Viva”, nome de um livro famoso de Clarice Lispector, mas que na verdade é praticamente um plágio do poema “Embora Seja Noite”, de São João da Cruz.
No disco em que foi incluída a música, com boa interpretação do cantor, bela letra e arranjo, não foi dado o crédito ao santo da Igreja Católica.
Mas ainda na década de 70, numa entrevista, Raul Seixas reconheceu que a canção tinha sido inspirada nos versos de São João da Cruz.
No vídeo do YouTube, com bonitas imagens, você confere essa raridade, uma vez que não está entre as músicas mais conhecidas do artista baiano:

3 comentários:

  1. O HUMORISTA E APRESENTADOR DE TELEVISÃO, JÔ SOARES, FOI QUEM BEM DEFINIU A IMPORTÂNCIA DE RAUL SEIXAS NO ROQUE BRASILEIRO: “A principal importância de Raul Seixas é que a música dele transcende o rock pelo seu lado de crítica e irreverência, inclusive durante os anos da ditadura, quando ele usava muito bem o recurso do humor e da metáfora para falar da situação vigente.”...

    EIS TAMBÉM O QUE FALOU BORIS CASOY, JORNALISTA E APRESENTADOR DE TELEVISÃO: “Não tive contato com o Raul seixas. Sou amigo do Paulo Coelho. Gosto muito das músicas e das letras dele, ouço ainda de vez em quando. O que mais me toca é seu alto astral. Acho que ele foi um artista completo, não é à toa que tem tantos fãs. Ele agrada uma faixa muito ampla de pessoas, tem admiradores de todas as idades. Não vejo tanta influência política nas suas músicas, o que chama mesmo a atenção é o seu misticismo, o alto astral de suas letras.”...

    ATENTEM PARA O QUE FALOU O DEPRAVADO BLOGUEIRO ALTAMIR PINHEIRO: Na minha mocidade(faz tempo pra caralho!!!), Gostava até de dizer às pessoas mais próximas a mim que quando tivesse filhos e netos, eles cresceriam ao som de Raul Seixas e iria cantar pra eles suas músicas mais calmas antes de eles dormirem. Uma que acho perfeita para as crianças é a “ÁGUA VIVA”, inspirada nas sábias palavras do São João da Cruz:

    Eu conheço bem a fonte/

    Que desce daquele monte/

    Ainda que seja de noite...

    ResponderExcluir
  2. Raul Seixas em sua música - Eu sou Egoísta, declarou: ...Eu sou Anti-Socialista...

    E aí petezada... Ainda vão continuar gostando desse porco capitalista??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele nunca escreveu essa declaração amigo, houve uma má interpretação maléfica de sua parte veja o que diz o trecho da letra que está escrito

      Se você acha o que eu digo fascista
      Mista, simplista ou antissocialista
      Eu admito, você tá na pista
      Eu sou ista, eu sou ego
      Eu sou ista, eu sou ego
      Eu sou egoísta, eu sou
      Eu sou egoísta, eu sou
      Por que não

      Excluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA