PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

DOMINGUINHOS GANHA VIDA NOVAMENTE EM PINTURAS DE ARTISTAS DE GARANHUNS



Por Cloves Teodorico e Ruthe Santana

Transferindo para a pintura a essência do trabalho de José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, dois artistas plásticos de Garanhuns, Agreste pernambucano, contribuíram, neste ano, com a execução do projeto de intervenção urbana “Dominguinhos em Quadros”. O resultado está à mostra nos muros do Casarão de Ferreira Costa, na avenida Rui Barbosa, bairro Heliópolis. A ação faz parte da proposta da terceira edição do Viva Dominguinhos – evento que acontecerá de 21 a 23 de abril na cidade.

Com o intuito de aproximar os garanhuenses da história desse grande artista, Rubens Costa e Espedito Dias ilustram com tinta algumas imagens e letras de músicas, que retratam a história de vida e da obra de Dominguinhos. O projeto, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, teve início no ano passado e ganhou repercussão positiva entre moradores e turistas.

O artista plástico Espedito Dias fala sobre seu envolvimento no trabalho. “A música de Dominguinhosjá fala por si só. Eu só tenho a agradecer, porque ele é o ícone daqui de Garanhuns. Então eu me sinto bem em estar aqui pintando. Cada pincelada que eu dou é como se ele estivesse aqui, me agradecendo e dando força. Sem falar nas músicas dele que eu fico ouvindo enquanto estou pintando.Dominguinhos é simplesmente demais. E esses painéis aqui é são presentes para Garanhuns. Tudo foi feito com muito carinho”, ressalta.

Rubens Costa, que também trabalhou no projeto, destaca a contribuição cultural dessa iniciativa para Garanhuns. “Trazer toda a história de um artista como Dominguinhos para um lugar público da nossa cidade, vai servir, ou melhor, já está servindo para divulgar uma cultura que é nossa. Eu acredito muito na cultura. Eu acredito nela como uma forma de desenvolvimento humano. Então ela também é uma forma de educar todo cidadão. Cultura pra mim é vida. E esse projeto é cultura”, completou, empolgado, o artista.

De acordo com a secretária de Cultura de Garanhuns, Cirlene Leite, o projeto é uma forma de não somente valorizar o trabalho de Dominguinhos, mas também de resgatar na população o interesse pela cultura local. “Mais uma vez estamos realizando o projeto Dominguinhos em Quadros. O melhor dessa iniciativa é somar manifestações culturais, nesse caso com a pintura, indo além do lado musical do evento. É fazer com que a herança que ele nos deixou seja valorizada, levando reflexão e discussão sobre a história dele”, pontua a titular de pasta.

A terceira edição do Viva Dominguinhos começa na próxima quinta-feira (21). Os shows musicais acontecem no Espaço Colunata, na avenida Santo Antônio, sempre pela manhã e à tarde; e na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, principal polo do evento. Para acessar a programação completa, basta acessar: www.garanhuns.pe.gov.br

Fotos: Ruthe Santana e Aquilles Soares - Secretaria de Comunicação

Um comentário:

  1. É TRISTE VER ESSE TERRENO PARTICULAR DESPERDIÇADO, SEM UTILIDADE NA PRINCIPAL AVENIDA DA CIDADE.

    PODERIA DAR LUGAR A UM SHOPPING, HOTEL, FACULDADE, VALORIZAR AINDA MAIS O COMÉRCIO LOCAL.
    SABEMOS QUE A CRISE É PASSAGEIRA, MAS PRECISA-SE INVESTIR NO FUTURO DA CIDADE TBM.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA