GARANHUNS USA DRONE PARA COMBATER MOSQUITO

A utilização de drone – aeronave não tripulada – é mais uma das alternativas da Secretaria de Saúde de Garanhuns, no combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do Zika vírus. A câmera, instalada no equipamento, possibilita localizar focos do mosquito Aedes aegypti. Após o mapeamento das imagens, estas serão utilizadas pelos agentes de endemias para chegarem até os locais. O objetivo da operação é identificar possíveis criadouros do mosquito em locais de difícil acesso ou que estão fechados e não permitem a entrada dos agentes de endemias.

A aeronave, que filma em resolução 4K, é manipulada por um técnico que acompanha todo o processo por um monitor. A ferramenta irá sobrevoar, inicialmente, os bairros que registraram maior índice no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), até que depois chegue às demais localidades. De acordo com o último mapeamento geográfico realizado em Garanhuns, o município possui mais de 50 mil imóveis. Com as imagens do aparelho, os profissionais de saúde poderão ir direto aos locais identificados com possíveis criadouros do mosquito, agilizando o serviço de tratamento nos focos.

De acordo com o secretário de Saúde de Garanhuns, a utilização do equipamento é mais um reforço no combate ao mosquito. “Usar esse drone será muito importante na inspeção de terrenos e residências que estejam expostos à proliferação do mosquito. Com essas imagens, nós iremos visualizar locais, antes inacessíveis, e poderemos tomar as devidas providências. O drone nos fornecerá imagens de qualidade em tempo real, e as usaremos para avaliar os locais de imediato. Iremos agregar a tecnologia na luta contra o Aedes aegypti”, afirma.


Texto: Ruthe Santana/Foto: Aquilles Soares e Jefferson Teto – Secretaria de Comunicação

3 comentários:

  1. NÃO É PRECONCEITO MEU O QUE VOU AFIRMAR AGORA, MAS É ASSUSTADOR QUANDO O DOUTOR DRÁUZIO VARELLA TORNA-SE A EMINÊNCIA MÁXIMA EM ZIKA VÍRUS POR AQUI. NÃO QUE O NOBRE DOUTOR NÃO SEJA GABARITADO PARA O CARGO; MUITO PELO CONTRÁRIO. ELE O É. UM PAÍS QUER DISCUTIR DENGUE, CHIKUNGUNYA OU O ZIKA VÍRUS SEM SE ALONGAR NO X DO PROBLEMA QUE É O SANEAMENTO BÁSICO. CADÊ O PAC 1, 2 E 3 DO LULA, DA DILMA E DO PT?!?!?!

    O MOSQUITO DA DENGUE É O CAOS DO RETRATO DA SAÚDE DO PAÍS DO PT. TAMBÉM, QUEM TEM UM MINISTRO DA SAÚDE COMO O NOSSO, QUERIA O QUÊ?!?!?! O ASSUNTO EM QUESTÃO É DE UMA SIMPLICIDADE QUE ASSUSTARIA UMA CRIANÇA: ONDE ESTÃO OS MAPAS DA MICROCEFALIA NO PAÍS? ONDE ESTÃO OS MAPAS DAS ÁREAS INFECTADAS, E NÃO DOS INFECTADOS EM TRÂNSITO? ESSA OMISSÃO DA VERDADE COMPROVA QUE AS AUTORIDADES DO GOVERNO JOGAM COM A EPIDEMIA COMO FATOR DE POLÍTICA E DE AMEAÇA À POPULAÇÃO. A DESINFORMAÇÃO É A ARMA. JÁ PENSOU QUANTO DINHEIRO PODE SER CARREADO PARA UMA PESQUISA INDUZIDA, CUJO FIM EM SI É TENTAR PROVAR A RELAÇÃO ENTRE O ZIKA VÍRUS E A MICROCEFALIA?!?!?!

    COMO DIZ O PESQUISADOR BRASILEIRO VLADY OLIVER, A NOSSA PESQUISA OU A NOSSA CIÊNCIA É DE UMA EVIDÊNCIA OCEÂNICA, FRAUDADA POR TODA SORTE DE CRENDICES E VIGARISMOS PETRALHA. OUTROS PAÍSES ESTÃO MONITORANDO SUAS GRÁVIDAS INFECTADAS E ATÉ AGORA NENHUMA DESENVOLVEU MICROCEFALIA EM SEUS FETOS. O SURTO SE RESTRINGE AO SOFRIDO NORDESTE. NÃO É UM INDICATIVO EVIDENTE DE QUE NÃO É O VÍRUS O CAUSADOR DA DOENÇA, MAS UM DOS VETORES INDUTIVOS DA COISA?!?!?! COM A PALAVRA, A CIÊNCIA. A SÉRIA, NÃO AQUELA QUE VIVE DE PIRES NA MÃO, INVENTANDO TERREMOTOS EM CARUARU E SÃO CAETANO SOB MEDIDA PARA LIVRAR A CARA DO GOVERNO QUE ESTÁ AÍ COM SUAS FALCATRUAS INTERMINÁVEIS.

    NESSE MOMENTO, EM QUE AGUARDAMOS QUE A CIÊNCIA DESCUBRA O MECANISMO BÁSICO DO VÍRUS, PRECISAMOS SABER ONDE BUSCAR INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS E ISSO DEVERIA VIR DE UMA LIDERANÇA OFICIAL. É PRECISO DEIXAR BEM CLARO QUE QUALQUER AFIRMAÇÃO FEITA SEM O AVAL CIENTÍFICO, NESSE MOMENTO, NÃO PASSA DE BOATO. DIZ O INFECTOLOGISTA ARTUR TIMERMAN. “SÓ AS RESPOSTAS VINDAS DOS LABORATÓRIOS, ALIADAS A UMA COORDENAÇÃO EFICAZ, NOS AJUDARÃO A LIDAR COM ESSA EPIDEMIA QUE SE TORNOU TÃO DRAMÁTICA NO PAÍS”.

    NÃO TENHO DÚVIDA QUE TODO ESSE BARULHO DO GOVERNO COM RELAÇÃO À MICROCEFALIA É APENAS PROPAGANDA PARA DESVIAR A ATENÇÃO DO POVO, QUE NÃO É MAIS BOBO. ESTE ASSUNTO DEVERIA ESTAR ENTREGUE AOS VIROLOGISTAS, EPIDEMIOLOGISTAS OU SANITARISTAS, E NÃO A UMA MULA MANCA COMO A DILMA QUE TEM COMO SEU ASSESSOR PARA ASSUNTOS DENGUISTAS UM MINISTRO DA SAÚDE QUE HÁ MAIS DE TRINTA ANOS NÃO EXERCE A PROFISSÃO DE MÉDICO.

    P.S.: - Ontem era a dengue, que continua. Hoje é o zika e a chikungunya que assustam. Mesmo assim, não reclame da crise. Não se envolva com o PT, esqueça-o. Trabalhe. Seja criativo. Faça como o Aedes Aegypti que começou pequeno e hoje é bem-sucedido com 3 produtos no mercado...

    ResponderExcluir
  2. O problema da dengue tem ligação também com o descaso da Compesa. A falta de água faz com que a população armazene água de forma inadequada.

    ResponderExcluir
  3. O cientista, bacteriologista e sanitarista OSWALDO CRUZ, que chegou a ser prefeito do município de Petrópolis-RJ, convicto da eficiência de suas ações no combate a ratos e mosquitos, EM VEZ de contratar avião teco teco, avião pulverizador ou mesmo esse tal de DRONE, para encher de veneno no intuito de apenas embebedar o mosquito e matar de câncer o ser humano, o grande cientista, no longínquo ano de 1902, há 115 anos, optou pela imunização obrigatória de toda a população do Rio de Janeiro. Toda, sem exceção, na marra!!!

    Pois bem, usando de uma metodologia radical, porém correta, conduziu uma reforma urbana que derrubou cortiços e favelas, higienizou bueiros, pontes e vielas gerando uma grande revolta na população, mas não abriu mão de enfiar vacina no rabo do povo. Muito Criticado pela imprensa, virou um dos principais alvos de cronistas e cartunistas, tendo guardado todas as caricaturas e notícias publicadas a seu respeito para lembrar-se da injustiça que sofrera, pois tinha certeza de que o valor de suas medidas tomadas seria reconhecido. Tinha tanta razão que, no ano de 1908, outro surto de varíola levou a população a formar filas nos postos de vacinação por conta própria, sem intermediação do Estado.

    Com OSWALDO CRUZ não tinha boquinha não, botava pra torar!!!! Durante sua atuação, ele coordenou campanhas para erradicação da febre amarela, varíola e eliminação dos focos de insetos transmissores de doenças tropicais. Com o objetivo de erradicar as moléstias contagiosas, promoveu uma campanha de vacinação forçada, que acabou sendo conhecida como a Revolta da Vacina. Neguinho era puxado pelos cabelos, pelas canelas e arrastado pelos praças fardados e era levado à força para ser imunizado. Hoje, mais de um século depois, esses canalhas que “TOMAM CONTA” da saúde do Brasil, sequer inventaram uma vacina para matar uma “mosquita” que está amedrontando o país e infernizando a vida do povo... XÔ MOSQUITA!!! XÔ FEBRE DO RATO!!!

    P.S.: - O SABER CONTRA A IGNORÂNCIA, A SAÚDE CONTRA A DOENÇA, A VIDA CONTRA A MORTE... ASSIM AGIA O CIENTISTA OSWALDO CRUZ QUE VIVEU APENAS 44 ANOS DE IDADE, ENQUANTO TEM UMA... DEIXA ISSO PRA LÁ!!! CALA-TE BOCA, CALA-TE BOCA!!!

    ResponderExcluir