PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GLOBO ENTRA EM GUERRA COM BLOGS SUJOS

Reportagens sobre o tríplex dos Marinho e o caso 
FHC/Mirian estão entre as que mais incomodaram

A TV Globo antes se “lixava” para outros veículos de imprensa. Emissoras como a Record, SBT, jornais impressos, rádios, publicações alternativas... Nada disso fazia pelo menos cócegas na poderosa televisão da família Marinho.

Nem mesmo a Veja, Folha de São Paulo ou Estadão incomodavam, até porque sempre estiveram mais para aliados.

Aí surgiu a internet, vieram os sites, blogs, redes sociais. No começo também pouco perturbavam. Mas nos últimos anos as coisas mudaram um pouco, os pequenos sítios da internet, somados com usuários do Facebook e Twitter, jovens na universidade, nas ruas...

Daí que surgiu uma nova consciência e a Globo embora ainda seja forte não é mais a “rainha do pedaço”.

Para completar blogs sujos, ou progressistas, estão ficando cada vez mais ousados e publicando reportagens denunciando casos escabrosos da TV líder de audiência.

A família Marinho e todos os veículos das organizações Globo entraram no bolo.

Surgiram as notícias de sonegação fiscal, o tríplex da Família Marinho, a cobertura tendenciosa do Jornal Nacional, sem falar do apoio à ditadura instalada no país em 1964 (do qual a Empresa fez mea culpa num editorial em horário nobre), a ajuda a Collor na eleição de 1989 e muita coisa mais.

Diante do bombardeio que faz William Bonner sair do sério, de algumas reações inesperadas de brasileiros que desafiam a Globo no ar, a Empresa resolveu reagir. E já entrou em guerra contra os “blogs sujos”

A revista Fórum informa que o jornalista Miguel do Rosário, do blog progressista “O Cafezinho”, recebeu uma notificação da família Marinho. No comunicado enviado por e-mail, foi exigido que o profissional tirasse ao dar o post intitulado “Bomba! O mapa genealógico da Mossack Fonseca e Rede Globo”, sob pena de sofrer “medidas legais cabíveis”, por supostamente divulgar dados inverídicos a respeito da relação do grupo com empresas investigadas pela Polícia Federal.

Também o Portal Diário do Centro do Mundo também foi notificado pela advogada da Globo, Mariana Gaspar, por causa da matéria “Exclusivo: Nosso repórter foi ao verdadeiro tríplex – o dos Marinho”, que a representante da Empresa alegou ser falsa.

O jornalista Fernando Rodrigues, do Portal UOL, reconheceu esta semana que a iniciativa de notificar extrajudicialmente sites e blogs é mesmo uma estratégia da Rede Globo. “A ideia é processar os que não responderem de acordo com o que a emissora considera a versão correta dos fatos”, informou.

A nova estratégia global está em evidência desde as acusações feitas por Mirian Dutra, amante do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso entre os anos 1980 e 1990. Ela afirmou, em entrevista, que a Globo teria facilitado seu “exílio” na Europa para não atrapalhar a imagem do político e, em troca, recebeu financiamentos do BNDES a juros bem mais baixos do que o padrão.

É uma briga que não vai acabar tão cedo, porque é impossível deter o avanço da informação pela internet. E também a Globo não vai deixar de fazer valer sua força assim, sem mais nem menos. (R.A.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA