PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

ARRAES HOMENAGEADO DURANTE CARNAVAL

Este ano muitas homenagens serão feitas ao ex-governador Miguel Arraes, que se estivesse vivo completaria 100 anos de idade. No Carnaval deste ano "paia Arráia", como era chamado pelos pobres, é o tema de uma escola de samba no Rio de Janeiro e será o destaque entre sambistas também do Recife.

Confira o texto abaixo, do Blog do Jamildo:

O centenário do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes (PSB) será tema do desfile da escola de samba Unidos da Vila Isabel nesta segunda-feira (8), na Marquês de Sapucaí. A passagem da escola pelo sambódromo carioca não será transmitida ao vivo em rede nacional, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo. A apresentação será exibida na íntegra após os últimos desfiles, por volta das 6h da terça (9).

No texto de apresentação do enredo, o cantor e compositor Martinho da Vila e Alex de Souza destacam a importância de Miguel Arraes na vida política do país. Eles lembram o Acordo do Campo, promovido por ele quando governador, para estabelecer uma relação trabalhista mais justa entre donos de usinas e canavieiros.

O texto também lembra que o político era chamado de Pai Arraia pelos mais humildes. Alex de Souza e Martinho falam também dos ensinamentos do educador e filósofo Paulo Freire, da fé de dom Hélder Câmara e do apoio dos amigos na criação do Movimento de Cultura Popular.

O desfile da Vila Isabel contará com 27 alas, cada uma com cerca de 100 integrantes, e seis carros alegóricos.


No Recife, a escola de samba Gigantes do Samba também homenageia Arraes nesta segunda, com o enredo A saga de um valente guerreiro Miguel Arraes no Sertão Brasileiro. A vereadora Marília Arraes, neta do homenageado, garantiu presença no desfile.

*Foto: Diário de Pernambuco

3 comentários:

  1. Dr. MIGUEL ARRAES DE ALENCAR foi um político diferenciado dos outros.Foi o governador que teve a coragem de defender os pobres da ZONA RURAL trazendo a ELETRIFICAÇÃO RURAL,TRATORES e ÁGUA,o BOI E A VACA NA CORDA para todos sem discriminar ninguém.

    Existia um ódio tão grande entre os eleitores de Dr. Arraes de Alencar e da direita conservadora (PFL) que,quando chegaram os primeiros projetos de Eletrificações Rurais de Lagoa do Ouro foi um choque muito grande.

    Teve produtor rural que por causa do prefeito não recebeu energia ou então quem fez a elaboração do projeto deixou de fora o produtor.

    Defender o nome de Arraes e Lula era preciso ter coragem. Ameaças foram muitas. Eu estive em um comício no sitio Riacho Seco em Lagoa do Ouro quando o Agrônomo no palanque chegou a dizer que Dr. Miguel Arraes de Alencar merecia levar um tiro.Naquele palanque estávamos debaixo de várias lâmpadas da energia que Arraes mandou para o nosso município.Muita gente começou ir embora diante da bobagem do agrônomo.Foi no ano de 1992.

    Foi quando eu subi no palanque e pedi ao locutor para eu falar.Falei aos eleitores que tivesse calma e que para defender um homem da qualidade de Marquidoves Vieira Marques não precisava se atacar um homem da qualidade de um Miguel Arraes de Alencar.

    Outra vez eu fui obrigado a dizer algumas verdades a um ex-vereador de Lagoa do Ouro do lado do Prefeito Natanal Alves da Silva que falava muito mal de Arraes. Foi quando eu disse que muitos dos ex-vereadores não tinham moral de falar mal de Arraes. E que muitos deveriam escovar sua boca antes de falar mal de Arraes.

    Por pouco eu não sofri um atentado desse ex-vereador. Levei nome de babão, puxa saco e fui humilhado demais por meia dúzia de políticos de Lagoa do Ouro. Em 1990 saí com um funil no meio da feira conclamando a chegada de Arraes às 09:00h.Paramos a feira da cidade foi quando coloquei o carro de som para ele falar na praça pública.Depois eu fui preso com carro e tudo.

    Em 1987 e 1988 coordenei uma seca em Lagoa do Ouro.Enfrentei a truculência do pessoal do PFL. Por pouco não levei tapas,mas fui perseguido e ameçado demais.Em 1988 levei nome de raspador de caçarola somente porque morei na CASA DOS ESTUDANTES DE PERNAMBUCO no Derby em RECIFE e fomos obrigados a fazer uma greve para a Casa dos
    Estudantes de Pernambuco não fechar as portas e eu sai na televisão da Rede Globo em entrevista com Magda Wacemberg fazendo comida e os meus adversários me colocaram no palanque o apelido de que passava fome em Recife raspando as caçarolas. Quando eu vejo o pessoal batendo as panelas e caçarolas pela televisão eu rio demais até.

    Em 1989 quando eu andava com o retrato de Miguel Arraes de Alencar e de Luiz Inácio Lula da Silva os políticos do PFL me chamavam de comunista de Cuba de Fidel Castro. E como era que eu tinha a coragem de defender dois sapos barbudos.

    Em 13 de agosto de 2005 eu me encontrava em Correntes quando as 14:00h foi dada a notícia da morte de Dr. Miguel Arraes de Alencar.Naquele momento eu chorei muito.E passou por minha cabeça todas as cenas que eu vivenciei defendo os nomes de Arraes e Lula.

    Ouvindo em meu Opala as declarações do Arraes foi quando o repórter lhe fez uma pergunta .Dr. Arraes, o que o senhor tem a dizer sobre muito dinheiro nas mãos dos políticos e numa campanha política? Ele respondeu assim: "muito dinheiro nas mãos dos políticos é um desastre".

    Todas as homenagens póstumas prestadas ao velho mestre ainda são poucas! "Arraes o pai arraia,permanece vivo entre nós"

    PROFESSOR ZECA BARBOSA-LAGOA DO OURO-PE.

    ResponderExcluir
  2. Uma homenagem muito merecida esta a Miguel Arraes.
    Lamentavelmente professor Zeca ainda hoje este tipo de gente ainda existe. Basta ver o que tão fazendo com Lula. Todo mundo pode ter um apartamento, um sítio, só Lula não pode ter. O que significa um apartamento de R$ 1,5 milhão e um sítio para um ex-presidente?

    ResponderExcluir
  3. tudo mundo pede desde que seja licido coisa que não acontece com lulu. antonio carlos magano.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA