Garanhuns literalmente parou,
ontem à tarde, para assistir o desfile de alunos e ex-alunos do Colégio
Diocesano pelas ruas do centro da cidade. Por volta das 16h, nas imediações da
Rua Barão do Rio Branco, veículos e pessoas tinham muita dificuldade de
circular. A multidão na Avenida Santo Antônio lembrava os grandes desfiles do
passado, quando os principais colégios da cidade disputavam para ver quem fazia
mais bonito perante a população deslumbrada. Foi uma festa bonita, que entrou
na história junto com o educandário de tantas tradições.
O Diocesano de Monsenhor
Adelmar e Albérico Fernandes fez jus aos 100 anos da fundação da Escola, uma
das mais importantes de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil.
Hoje nas redes sociais,
garanhuenses ainda comemoram o sucesso do desfile. ”Foi tudo muito lindo!
Emocionante. Pena que não consegui comprar a camisa, fiquei só de camarote”,
comentou Luciana Zaidan, no Grupo do Facebook, Garanhuns Cidade das Flores.
Marcos
Ferreira, que administra o espaço da internet – com mais de 30 mil seguidores –
fez questão de postar fotos desfilando pelo “Gigante da Praça da Bandeira”.
Outro
que foi à Avenida com orgulho foi o vereador Audálio Ramos, ex-presidente da
Câmara Municipal, que desfiliou puxando uma ala de ex-alunos do Colégio
Diocesano.
Muitas
personalidades que hoje moram no Recife, Olinda, Jaboatão, Caruaru, Maceió e
outras cidades, mas que passaram pela salas do Diocesano, estiveram em
Garanhuns para prestigiar a festa dos 100 anos.
Fotos: Marcos Ferreira (Grupo Garanhuns Cidade das Flores), Blog de Carlos Eugênio, Blog Cláudia Livre, Página do Diocesano no Facebook.
Assim pode ser definida uma das comemorações mais esperadas na tarde de ontem 11 de outubro, em Garanhuns.Milhares de pessoas na Av. Santo Antônio de pessoas prestigiaram, O Gigante da praça da bandeira, e seus convidados, alunos e ex-alunos.
ResponderExcluirCom certeza o Diocesano, prestou uma grande homenagem a todos os seus fundadores e diretores, e agradeceu a grande multidão que acompanhou aquele espetáculo.
Foi magnifico ver a presença dos outros grandes Colégios:SANTA SOFIA, QUINZE DE NOVEMBRO, e C.M.A. (MONSENHOR ADELMAR). Além de outros colégios da cidade e região: Como o Colégio CARDEAL... outros de (Lajedo, Terezinha..).
A presença dos Sacerdotes, representando a DIOCESE, Fundadora da instituição de ensino.além de autoridades políticas e imprensa.
O que de fato emocionou o público foi a passagem da Banda marcial dos EX ALUNOS, com aproximadamente 120 apaixonados pelo colégio. Que resgatou a força, a garra, dos antigos desfiles, e dos grandes homens que sempre tocaram naquela banda.
Parabéns Diocesano, mais uma vez ficou na história.
J. Oliveira
Por um ou outro motivo às vezes a gente não pode participar de alguns eventos que marcam história.
ResponderExcluirMas como o mundo se tornou pequeno e os meios de comunicações avançaram extraordinariamente hoje podemos assistir a distancia e comemorar esse grande desfile do mais querido,"COLÉGIO DIOCESANO, QUERIDO LAR",pois tudo faremos para te exaltar.
As tuas salas ,os teus corredores, os salões dos encontros,a piscina, a quadra, a biblioteca nos ensinaram a amar,a ver um mundo diferente, a pensar geometricamente as suas curvas,suas retas e seus planos de vida.
foste sim o berço do nossa lar aonde o aconchego se transformou em orbital, com os seus níveis e subníveis,segundo o ex-professor Carlos, com os seus ângulos e suas progressões aritméticas e geométricas, Professor Evando Lustosa, com suas aulas amigas que nos ensinou a pensar bem e escrever mais ainda, Professora Maria José Ferreira, com a aceleração progressiva, suas quedas livres, com a sua natureza se transformando, Professor Álvaro, com aquelas aulas de história sem livro retratando o mundo com seus fatos históricos nos trazendo as revoluções industriais, da cibernética, das telecomunicações e do avanço da internet em escala mundial, Professor João de Bolinha, da Professora Almira que de pequena tinha apenas o físico , mas uma mente grande e um coração grande e espirituoso.
Todos eram regidos por um teólogo, filósofo, Padre Adelmar da Mota Valença na verdadeira concepção da palavra. Suas mensagens eram duras, focadas na aprendizagem,no caráter, no respeito, no valor da vida, mensagens estas que apunhalavam em nosso coração para dizer por dentro assim: "temos que ser homens de vergonha e de caráter que seja capaz de respeitar a imagem do Nosso Senhor Jesus Cristo que morreu por nós pregado numa cruz".
Não existe uma frase que defina hoje o que foi o Diocesano na vida de cada um de nós. Garanhuns hoje cresceu graças os grandes Colégios que formaram Médicos, Engenheiros, Físicos, Matemáticos , Químicos e Arquitetônicos.
Parabéns ao Colégio Diocesano pelos seus 100 anos de existência! Querido Colégio,querido Lar,tudo faremos para te exaltar.Ciência e Fé.
"OS HOMENS E MULHERES NÃO MORREM QUANDO PERMANECEM VIVO OS SEUS IDEAIS". LEMBRANÇAS ETERNAS DE PADRE ADELMAR,ÁLVARO,FERNANDO,MARIA JOSÉ FERREIRA,ALMIRA E TANTOS OUTROS QUE PARTIRAM PARA A OUTRA DIMENSÃO HUMANA.
Excluir