PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GARANHUNS FAZ FESTA PARA O NOVO BISPO

A Diocese de Garanhuns já está com toda programação elaborada para a posse do novo bispo, Dom Paulo Jackson, que acontecerá no próximo domingo, dia 23. O religioso foi sagrado bispo no último dia 18, na cidade de Patos, na Paraíba. Por enquanto prefere ser chamado de Monsenhor. Orienta que somente após empossado será correto ser chamado de bispo

O sacerdote, de 46 anos, vai assumir o comando da Igreja Católica no Agreste Meridional. A Diocesa estava sendo administrada por Monsenhor Benevenuto, desde que Dom Fernando Guimarães foi embora para Brasília.

Dom Paulo chegará ao Agreste Meridional, no dia 23, fazendo sua primeira parada no município de Capoeiras, o primeiro da Diocese em seu trajeto. O novo bispo almoçará na residência de Monsenhor Geraldo Batista de Lima, o pároco com mais tempo em atividade na região.

O sucessor de Dom Fernando passa também em Caetés, que fica a apenas 6 km de Capoeiras e quando chegar em Garanhuns irá visitar a igreja de Santa Terezinha, no bairro do Magano. Esta integra uma das paróquias mais antigas da cidade, com 74 anos completados em 2015.

Do Magano Dom Paulo Jackson segue em carro aberto pela Avenida Sátiro Ivo até à Avenida Santo Antônio. Na catedral, a partir das 16h, acontece a cerimônia de posse.

Durante todo o trajeto do religioso, por Capoeiras, Caetés e em Garanhuns, caravanas de fieis estarão acompanhando o futuro bispo, esperado com grande expectativa.

Segundo informações passadas ao blog, Dom Paulo conhece boa parte dos padres da Diocese.

Não se sabe ainda se ele manterá a mesma linha dos seus antecessores – Dom Irineu e Dom Fernando – que procuravam inibir a participação dos padres na política partidária.

Durante o período em que Dom Irineu comandou a Diocese, padre Djalma se elegeu prefeito de Quipapá, padre Ivo venceu a eleição em Jupi e padre Aldo ganhou a disputa em São Bento do Una, se reelegendo já com Dom Fernando como bispo.

Dom Irineu, no entanto, conseguiu impedir a candidatura de padre Carlos André à Prefeitura de Garanhuns, depois que o próprio sacerdote sinalizou seu desejo de entrar na política.

Com Dom Paulo começa uma nova era na Diocese e vamos aguardar as primeiras decisões do novo bispo para ver como vão se comportar seus subordinados.

De todo modo, essa é uma questão para o futuro próximo. No domingo, dia 23, a festa será inteiramente religiosa.

DADOS SOBRE O NOVO BISPO 

O Monsenhor Paulo é natural de São José de Espinharas, Paraíba. Nasceu no dia 17 de abril de 1969. É filho do casal José Nóbrega de Sousa (in memoriam) e Maria Ida da Nóbrega. Estudou teologia no Instituto de Teologia do Recife (1987-1989) e no Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa (1990-1992).

Paulo Jackson foi ordenado Padre no dia 17 de dezembro de 1993. Na Diocese de Patos assumiu as funções de administrador paroquial nas paróquias de São Sebastião, em Catingueira (1994-1995), paróquia de São Pedro, Nossa Senhora das Dores, em Mãe D´Água (1995-1996), Nossa Senhora de Fátima (1996-1997), Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Guia (2001-2002), Reitor do Seminário São José (2001 a 2006), Coordenador Diocesano de Pastoral (2002-2003), Pároco da Paróquia Santo Antônio (2002-2007) e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em São Mamede (2010-2011).

O Monsenhor é Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2007-2010), foi Secretário Nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (2004-2007), Vigário Paroquial da Paróquia São Geraldo, em Belo Horizonte (2011-2013).

Um comentário:

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA