PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

DISTRITO DE IRATAMA TERÁ COLETA SELETIVA DE LIXO

As atividades de coleta seletiva, que já acontecem na zona urbana de Garanhuns, serão levadas, também, aos seus distritos. Ontem (01) foi realizada a primeira etapa da implantação de coleta seletiva no distrito de Iratama, localizado a pouco mais de 30 km do centro da cidade. A primeira parte dessa ação foi executada como campanha de mobilização e conscientização dos moradores da localidade. O projeto é uma realização do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semrh).

Na manhã de ontem (quarta-feira), agentes de saúde e catadores da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável Nova Vida (Asnov) receberam uma capacitação na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito. Após esse momento de discussão e troca de experiências, os profissionais iniciaram a visita à população, explicando em cada residência a importância socioambiental dessa ação e distribuindo material informativo sobre a vantagem em fazer a separação dos resíduos sólidos.

Um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) foi instalado num local estratégico de Iratama, para que a população deposite os resíduos sólidos produzidos em suas residências. Uma vez por semana, o material reciclável será recolhido pela Asnov, para vender esse material, que será transformado em outro produto, voltando ao mercado consumidor. O dinheiro da venda dos resíduos será dividido entre os catadores. Além das vantagens para os catadores e para a preservação do meio ambiente, o recolhimento desse material também evita a proliferação do mosquito da dengue e outros insetos, favorecendo a qualidade de vida da população.

O técnico do Itep em Garanhuns, Stoni Costa, fala sobre a relevância ambiental e social do projeto. “Nós buscamos conscientizar a população para que passem a cuidar do meio ambiente. Esse é o principal intuito de tudo isso. Em troca disso, destinar corretamente o resíduo sólido também evitará vários incômodos à população, como a presença de insetos. E, além disso, tem a questão do benefício social, pois 21 famílias, que formam a Asnov, serão beneficiadas diretamente com essa ação. Essas famílias vivem daquilo que para a população não tem valor, então será uma ótima contribuição para todo mundo. Todos saem ganhando”, completa.

*SECOM/PMG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA