ALEPE

ALEPE
ALEPE

terça-feira, 16 de junho de 2015

UM SENHOR FESTIVAL

Um evento que tem nomes como Andrea Amorim (foto), Kyara Ribeiro, Alexandre Revoredo, Ana Carolina e Capital Inicial, é sem dúvida um senhor festival! E vem muito mais coisas boas por aí. Garanhuns pode sem dúvidas se orgulhar dos seus 25 anos de festival de inverno.

 A divulgação de alguns nomes que irão compor a programação do 25° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) foi oficializada na manhã desta terça-feira (16), no gabinete do Palácio Celso Galvão – sede do Poder Executivo Municipal. Este ano, o evento acontece de 16 a 25 de julho. O FIG é uma realização da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo.

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, ressalta sua preocupação em divulgar parte das atrações com antecedência. “Estamos anunciando as atrações contratadas por nós, há exatos 30 dias do festival, justamente para que os moradores e turistas de outras regiões do Brasil possam se preparar melhor para aproveitar o maior evento multicultural da América Latina”, comenta o gestor.

Abertura e enceramento – Palco principal

Considerada uma das artistas mais completas e populares do Brasil, Ana Carolina fará parte da abertura da 25° edição do FIG – 16 de julho (quinta-feira). Sendo um dos nomes mais aguardados e especulados para estar no evento, a cantora e compositora completa, este ano, 16 anos de carreira. Em sua história artística, estão contabilizadas 22 músicas em trilhas sonoras de novelas e dois milhões de seguidores no Facebook.

Capital Inicial encerra o 25º FIG – dia 25 de julho (sábado). O show da banda será baseado em seu novo álbum, intitulado por “Viva a Revolução”. A característica mais forte desse trabalho é a capacidade de saber se renovar, mantendo sua identidade. O grupo é formado por Dinho Ouro Preto, Fê Lemos, Flávio Lemos e Yves Passarel. A banda, fundada na década de 1980, mantém o rock’roll jovem e revolucionário até os dias de hoje.


Outros nomes que devem integrar a grade de shows da Praça Cultural Mestre Dominguinhos – Palco principal

A cantora garanhuese Kiara Ribeiro está entre as atrações do 25° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O show, preparado para o evento, intitulado como “Rítmica”, é baseado nas influências percussivas da artista. O show irá possibilitar uma viagem pela música popular brasileira, em que ritmos e movimentos se encontram para traduzirem a sua arte de forma simples e autêntica. Nesse mar de sonoridade, se encontrarão vertentes como o samba, clássicos do axé e canções de grandes artistas, que são referência para Kiara, como por exemplo, Maria Betânia, Vanessa da Mata, Caetano Veloso e Luiz Caldas.

Andrea Amorim também está entre as atrações do FIG 2015. A cantora e compositora garanhuese preparou um show ainda em comemoração aos seus 15 anos de carreira. A artista promete fazer uma viagem por seus anos de produção, com a interpretação de algumas de suas músicas autorais, bem como músicas de outros compositores, que fizeram parte de sua história, indo desde a MPB até o rock. Andrea já gravou seis CD’s independentes no estilo rock-pop e, na maioria dos festivais de música que participou no interior de Pernambuco, recebeu diversos prêmios.

O músico, produtor musical, compositor e poeta Alexandre Revoredo desenvolve seu projeto solo desde 2007. Sua versatilidade permite que o artista transite por diversas linguagens, como teatro (sonoplastia e direção musical), a literatura, a performance e as artes visuais. O artista já participou de dezenas de projetos paralelos à sua carreira como cantor e compositor. Atualmente, Alexandre está captando recursos para gravar o seu segundo CD, composto por 12 músicas autorais.


A banda Neander, que tem como proposta para o evento o show “Germinar”, composto por canções autorais, que fazem parte do acervo histórico/musical da banda, tem 21 anos de existência. O show é um característico concerto de celebração dessas duas décadas de existência e atuação musical em Pernambuco, representando sua cidade natal, nos mais diversos palcos em que já esteve se apresentando. 

*SECOM/PMG

4 comentários:

  1. A iniciativa da prefeitura de Garanhuns de divulgar o evento com um mês de antecedência é EXCELENTE, pois dá tempo para os turistas se organizarem.
    Espera-se que isso aconteça todos os anos, pois Garanhuns precisa ser divulgada na mídia, mostrando seus polos culturais no evento e seus atrativos naturais.

    Outro ponto que precisa ser estudado agora é o espaço da praça de eventos, pois sabemos que neste shows haverá um grande multidão, que não vai caber na praça e o local precisa ser ampliado, "SERIA O CASO, DE RETIRAR AS BARRACAS BRANCAS QUE FICAM NA PARTE SUPERIOR DA PRAÇA, ENFRENTE AOS CAMAROTES". oferecendo mais segurança e espaço para o público, e principalmente colocar um telão nas proximidades do Centro cultural, para que o show possa ser visto por quem fica naquele local. Algo que todos os anos é esquecido!
    Liliana Leite

    ResponderExcluir
  2. Falar que cantores bons e outros medianos é um grande festival é enganar trouxas, porque um ou dois cantores é de nível razoável, o resta dá pena, gravatá tá dando um banho e Caruarú nem se fala, pxóximo ano tem eleição aí ele fazem um grande festival, porque o desse ano está abaixo da crítica. Samuel de G. lira

    ResponderExcluir
  3. Tirando os puxa-sacos esse é o pior festival de todos os tempos. Ou coisa ruim. Léo

    ResponderExcluir
  4. INFELIZMENTE, HÁ CADA ANO QUE PASSA A FUDARPE, REPETE 90% DAS ATRAÇÕES VITALÍCIAS DO FIG. NÃO ADIANTA FICAR SUGERINDO NOMES. POIS A IMPRESSÃO QUE SE TEM É QUANTO MAIS BARATO O CACHÊ DO ARTISTA, OU SE O MESMO ESTIVER FORA DA MÍDIA, É PRESENÇA GARANTIDA NO FESTIVAL. UMA VERGONHA ISSO!

    E AINDA ACHAM QUE ATRAEM TURISTA.... e para piorar a população ainda aceita calada como se fosse uma CARIDADE.
    QUEM SERÁ OS ESTREANTES DESTE ANO, no FIG? Trio Los Angeles, Ovelha, ou o tchan...

    Acorda Garanhuns!

    ResponderExcluir