PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GARANHUNS CONQUISTA PRÊMIO PREFEITURA AMIGA DAS MULHERES

Garanhuns recebeu uma das mais importantes premiações voltadas às políticas públicas de promoção à igualdade de gênero, o prêmio “Prefeitura Amiga das Mulheres”, que foi divulgado ontem (19), no Diário Oficial, pela Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A deputada Priscila Krause e a secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, indicaram a prefeitura de Garanhuns para disputar a honraria que será concedida pela Alepe, em sua própria sede, localizada em Recife, em sessão solene, no dia 31 de março.

O prêmio, que tem como objetivo, a valorização de gestões que praticam políticas públicas de promoção à igualdade de gênero, avalia questões como os investimentos em políticas de educação e saúde para as mulheres e as ações de enfrentamento à violência contra a mulher.  Para a secretária da Mulher de Garanhuns, Eliane Vilar, a premiação é uma forma de incentivar a gestão a investir em políticas públicas voltadas às mulheres. “Ter nosso município selecionado para uma premiação dessas, nos fortalece e incentiva na continuidade dessa luta. Essa conquista não é apenas nossa, mas de todas as secretarias que estiveram envolvidas com as ações para as mulheres, a vitória é de Garanhuns”, completa a titular da pasta.

Reconhecendo o desempenho de cada prefeitura na luta pela igualdade de gênero, a seleção foi feita pela Secretaria da Mulher do Estado, junto à Comissão de Defesa da Mulher da Alepe. Questões ligadas à gestão, como a ocupação feminina nos cargos do primeiro escalão, a existência de Organismo Municipal de Políticas para as Mulheres, e de órgão voltado especificamente para a população feminina, foram alguns dos critérios para a avaliação. As ações de enfrentamento à violência contra a mulher, os programas em parceria com a secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, voltadas para as mulheres, e programas de qualificação profissional também foram avaliados.

No relatório, apresentado pela Secretaria da Mulher de Garanhuns, constava a criação da Secretaria da Mulher, a criação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), a existência do Centro de Testagem e Aconselhamento para HIV/Aids (CTA), uma maternidade e laboratório municipal, o Centro Especializado em Atendimento à Mulher e Criança (Cesmuc), bem como as campanhas periódicas de comunicação sobre os direitos da mulher e uma vida sem violência, as ações educativas nas escolas municipais, e as leis e decretos municipais referentes à mulher.

O prêmio, que contemplou um município por macrorregião do Estado, também selecionou as cidade de Barreiros (Zona da Mata), Ipojuca (Região Metropolitana do Recife) e Serra Talhada (Sertão).

Texto e foto: Ruthe Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA