PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

A POLÍCIA QUE MATA


Por Camila Maciel (Agência Brasil):

Embora os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro tenham adotado medidas para combater o uso indevido da força letal por parte da polícia, o número de pessoas mortas nessas circunstâncias aumentou “drasticamente” no ano passado. As mortes provocadas pela polícia paulista cresceram 97% e pela carioca, 40%.

Os dados constam do relatório mundial sobre direitos humanos da organização Human Rights Watch (HRW), divulgado hoje (29), e mostram, segundo a entidade, que o Brasil ainda precisa fazer muito para resolver problemas crônicos, como tortura, execuções extrajudiciais e condições desumanas em prisões.

O Relatório Mundial 2015 da HRW está na 25ª edição e analisa os avanços e retrocessos na proteção dos direitos humanos em mais de 90 países. No capítulo destinado ao Brasil, a organização destaca como tema preocupante a permanência da tortura em unidades prisionais. De acordo com o documento, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos recebeu 5.431 denúncias de tortura e tratamento cruel, desumano ou degradante em 2014. Mais de 80% dessas denúncias referiam-se a ocorrências em presídios, delegacias de polícia, delegacias que operam como unidades prisionais e unidades de medida socioeducativa.

Nesse âmbito, a HRW destaca como medida positiva a resolução do Conselho Nacional de Justiça que descreve medidas básicas que juízes devem tomar para orientar a investigação de possíveis casos de tortura. Outra ação considerada avanço é a designação de 11 peritos, pelo Comitê Nacional para a Prevenção e o Combate à Tortura, que conduzirão visitas periódicas e regulares a locais de privação de liberdade civis e militares. O sistema prisional brasileiro tem mais de meio milhão de pessoas, o que supera em 37% a capacidade das unidades, informa o relatório. “Muitas de suas instalações estão devastadas pela violência”, acrescenta o texto.

No cenário internacional, a organização avalia que o Brasil atuou de maneira positiva no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), apoiando resoluções sobre situações críticas de direitos humanos. Também foi assertiva a postura brasileira na Assembleia Geral da ONU, na liderança de esforços para garantir a privacidade na era digital. A HRW avalia, no entanto, que o país tem se omitido em apoiar esforços internacionais para pressionar governos envolvidos em flagrantes abusos, citando o princípio da não interferência.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que apesar do aumento no número absoluto de mortos em decorrência de intervenção policial, em termos percentuais a situação é praticamente a mesma de 2013. Os dados mostram que, em 2013, 13% dos criminosos envolvidos nos confrontos com a polícia morreram – os 87% restantes foram presos, fugiram ou ficaram somente feridos. Em 2014, o índice de mortos ficou na casa dos 17%, o que não representa um salto significativo.

Segundo a nota, é preciso lembrar que, do primeiro semestre de 2013 para o mesmo período de 2014, houve aumento de 51,9% nas ocorrências de confrontos. A hipótese mais provável para essa alta é o crescimento no número de roubos - fenômeno nacional que tem sido verificado em praticamente todos os estados brasileiros. Segundo levantamento da Polícia Militar, 65,9% dos confrontos entre criminosos e policiais aconteceram em ocorrências de roubo.

4 comentários:

  1. E a policia que morre não vão dizer nada sobre isso não?

    SOU A FAVOR QUE TODO CIDADÃO "DE BEM" TENHA PORTE DE ARMA E SEJA UM POLICIAL POTENCIAL!

    ResponderExcluir
  2. Culpo os Srs Governadores comandantes em Chefe das Polícias Civil e Militar em São Paulo e no Rio de Janeiro. A televisão mostra depois abre-se um inquérito para apurar, eu pergunto apurar o que? É preciso separar o joio do trigo, a maioria são decentes, porém quem não for rua, e se for bandido cadeia e expulsão, assim ficamos apenas com os policiais decentes e honestos, que como disse, são a maioria.

    ResponderExcluir
  3. Organização Human Rights Watch (HRW) não enxergam e nem analisam a quantidade de pessoas que são assassinadas por bandidos. Estes idiotas juntamente com os direitos "humanos" do Brasil só marginalizam a policia. É certo que tem bandidos em todos os setores públicos do mais baixo ao mais alto cargo. Bandido não importa a idade é bandido e é um câncer se não extirpar ele mata tudo a sua volta. Estes canalhas de direitos humanos nunca é a favor da vida de uma família destruída por um bandido e sempre é a favor do errado e do mal. Aqueles que destrói e mata esta turma defende com unhas e dentes. Não temos quem nus defenda. Estes "legisladores não irão mudar o código penal por não haver interesse em salvar vidas. As coisas inverteram o que é certo esta errado e o que é errado é o certo e tem uma gama de pessoas com interesse em conservar e preservar o que é maléfico e diabólico. Direitos "humanos" é exclusivo de bandidos. Só temos que pedir a DEUS que nos livrem de bandidos e do direitos humanos que são duas turminhas nojentas e pérfidas.
    Jonathas

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de informar que parte do problema é que os policiais não se acham funcionários, e sim, donos da lei, senhores da verdade. Um bom dia a um morador de uma rua, um sorriso, ou mesmo sair do carro para pegar na mão não mata.

    Antonio.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA