SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

ALEPE

ALEPE
ALEPE

sábado, 24 de janeiro de 2015

A MARCA DA INSENSATEZ

 por Luis Nassif, no GGN

O ano não promete ser fácil.Na política econômica, o pacote de maldades do Ministro da Fazenda Joaquim Levy impactará a atividade econômica e o emprego. O realinhamento de tarifas afetará os preços. Quando vier para valer, a falta de água em São Paulo, criará um clima insuportável. A Lava Jato manterá elevada a temperatura política e afetará a produção industrial e as obras de infraestrutura.

*****
Por tudo isso, só pode se entender como marcha da insensatez o apoio incondicional dado pelos grupos de mídia à candidatura de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Câmara. Para a mídia, Cunha tornou-se um novo sir Galahad, em substituição ao pio ex-senador Demóstenes Torres.

Por várias razões, é uma jogada de alto risco.

Do lado político, por ser um fator a mais de ingovernabilidade.

Do lado ético, por desnudar de forma implacável os chamados princípios morais da mídia. Veja aliou-se ao bicheiro Carlinhos Cachoeira; alçou o ex-senador Demóstenes Torres à condição de paladino da moral e dos bons costumes; blindou todas as estripulias do Ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal); escondeu todos os malfeitos de José Serra.

Mas todos esses episódios foram cometidos nos bastidores.

*****

Mas, Eduardo Cunha?! Cunha começou sua vida pública aliado de PC Farias, e foi processado como tal. Depois, assumiu um cargo na companhia habitacional do Rio, no governo Garotinho, e foi acusado de desvios. Teve envolvimento direto com uma quadrilha que fraudava ICMS em distribuidoras de gasolina.

Na Câmara, seu trabalho diuturno foi articular lobbies de grandes grupos. Nas últimas eleições, financiou a candidatura de dezenas de deputados, com recursos repassados por grupos econômicos com a finalidade única de fazer negócios.

Cunha é a definição impura e acabada do parlamentar negocista – aquele contra quem o moralismo da mídia deblatera dia e noite.

*****
E o que se pretende com esse apoio? Apenas o desgaste do governo. O governo Dilma não precisa de ajuda para se desgastar: sabe se desgastar sem a ajuda de ninguém.

No campo dos negócios, os grupos de mídia nada conseguirão, apenas piorar mais ainda o mercado publicitário.

O governo Dilma já mostrou que não retalia críticos com cortes de publicidade; mas também não cede a chantagens nem entra em negociatas.

Pode ser que pretendam, através do Congresso, barrar a entrada dos grandes competidores estrangeiros, aprovar leis que reduzam a obrigatoriedade de capital nacional na mídia, conquistar outra anistia fiscal para suas dívidas.

Não conseguirão. De um lado, porque a Câmara não faz política econômica. De outro, porque acumularam tal quantidade de inimigos com o estilo metralhadora giratória que jamais conseguirão montar uma frente pró-mídia.
Frente anti-PT e anti-governo é simples de montar. Pró-mídia, ainda mais em uma fase de crise econômica, impossível.

*****
O que e conseguirá com o fator Eduardo Cunha será uma pitada a mais de desmoralização da mídia, mais insegurança econômica – revertendo em menos publicidade – e a confirmação de que jornais não foram feitos para pensar estrategicamente: eles sabem apenas “causar”.

7 comentários:

  1. TUDO O QUE DISSE ACIMA SE ENCONTRA INCLUSO NA DISPUTA PELO PODER ENTRE OS PARTIDOS.TODOS ENVOLVIDOS NO MAR DE LAMA PODRE.TODOS DIRETA OU INDERETAMENTE ENVOLVIDOS NAS GRANDES OPERAÇÕES BATIZADAS PELA POLÍCIA FEDERAL COM NOMES DE CASTELE DE AREIA, CARLINHOS CACHOEIRA, SANGUESSUGA, VAMPIRO, MENSALÃO E LAVA JATO. APENAS ALGUMAS DELAS.

    ResponderExcluir
  2. Esse Eduardo Cunha é um dos canalhas da política brasileira do quanto pior melhor, a serviço da veja e da rede globo, tentando barrar políticas sociais, portanto se esse imbecil ganhar as eleições, Dilma terá na minha modesta opinião, que reduzir em 50 % as propagandas do governo e das empresas que o governo é majoritário, basta isso para d. globo principalmente, balançar. Só Jesus que deu o outro lado da face para bater. Um corrupto contumaz e um mal caráter a serviço das forças retrógradas do país. Sei que existem bandidos de todos os lados com cara de santo, no PT, PSDB, e também nos outros partidos, porém quando o cretino já é conhecido, não poderia ter direito a sequer ser candidato. Quanto a Gilmar Mendes, um vendedor de liminar e acobertador de corruptos da direita e José Serra, aquele mesmo que tem dinheiro fora do Brasil, com sua irmã, dou um pelo outro e não quero volta.

    ResponderExcluir
  3. PERCORRENDO OS ARQUIVOS DOS PRINCIPAIS JORNAIS E REVISTAS DO PAÍS, DESCOBRI ESTA PÉROLA. ATENTAI, BEM!!! OU: FIQUEM ATENTOS PARA O QUE EU ENCONTREI A RESPEITO DO CONFIÁVEL JORNALISTA, O PETRALHA NASSIF, MAS PRECISAMENTE EM 13.08.2005. EIS O QUE ELE FALOU A RESPEITO DE LULA:

    “Sou um conspirador. Um conspirador da elite. QUERO DERRUBAR LULA. Só não quero ter muito trabalho. QUERO DERRUBAR LULA sem sair de casa. Quase deu certo na semana passada. Telefonei para o deputado José Janene(já falecido). Ele reconheceu que José Dirceu comandou o esquema de compra de deputados por parte do governo. O Jornal Nacional procurou-o na segunda-feira, para confirmar o conteúdo da entrevista. Janene preferiu não se manifestar. Como não gravei nossa conversa, o assunto morreu. O maior sucesso de minha atividade como CONSPIRADOR falhou miseravelmente. Decidi começar a gravar meus telefonemas. Virei o Juruna da imprensa. Gravo tudo no aparelho de karaokê de meu filho. QUERO DERRUBAR LULA, mas só vale se for desse jeito: sem sair de casa e com o karaokê da Chicco. Derrubar Lula de qualquer outra maneira seria conferir-lhe um crédito exagerado”. AGORA, VEJAM AS RAZÕES QUE, DE REPENTE, NÃO MAIS QUE REPENTE, NASSIF, TORNOU-SE UM FERVOROSO DEFENSOR DO PT E DE LULA. PRESTEM ATENÇÃO NO QUE VEM A SEGUIR. É DE ARREPIAR!!! COM A CARREIRA NO JORNALISMO ARRUINADA, LUIS NASSIF REFUGIOU-SE NA INTERNET, ONDE SEU PASSADO ERA DESCONHECIDO. O BANDO DE LUIZ GUSHIKEN(CHINEZINHO JÁ FALECIDO) ARRANJOU-LHE UMA SINECURA NO IG. ENQUANTO FAZIA OU CRIAVA UM BLOG SUJO QUE HOJE ESTÁ AÍ, ELE ERA OBRIGADO A ESCAPAR DE SEUS CREDORES NO BNDES, QUE QUERIAM PENHORAR SEUS CARROS E APARTAMENTOS PARA TENTAR RECUPERAR UMA PARTE DO ROMBO DE 4 MILHÕES DE REAIS DA DINHEIRO VIVO(SUA EMPRESA). NO FIM DE 2007, DEPOIS DE UM MISTERIOSO ENCONTRO COM A DIRETORIA DO BNDES, ELE CONSEGUIU FECHAR UM ACORDO JUDICIAL ALTAMENTE LESIVO PARA O BANCO, QUE LHE GARANTIU AS SEGUINTES VANTAGENS: O ABATIMENTO DE 1 MILHÃO DE REAIS DE SUA DÍVIDA, O PRAZO DE DEZ ANOS PARA SALDÁ-LA, A RETIRADA DE TODAS AS GARANTIAS PARA O PAGAMENTO DO EMPRÉSTIMO E A DISPENSA DE UMA MULTA DE 300.000 REAIS. ALGUMAS SEMANAS DEPOIS, ELE RETRIBUIU A GENEROSIDADE ESTATAL USANDO O ÚNICO MÉTODO QUE CONHECE: UMA CAMPANHA DE MENTIRAS DESCARADAS CONTRA VEJA, TIDA COMO INIMIGA DO GOVERNO. ENTENDERAM O PORQUÊ DO AMOR, QUE HOJE, ESSE JORNALISTA VENDIDO TEM TANTO AMOR AO LULA... COMPREENDERAM?!?!?! SACARAM O LANCE!!!

    P.S.: - Taí, mais um blogueiro sujo em nosso jornalismo; Mais uma metamorfose ambulante na praça. Esta, mais ambulante que metamorfose…

    ResponderExcluir
  4. Mimi Pinheiro tb é uma metamorfose ambulante e alcoolica

    ResponderExcluir
  5. NÃO CONSEGUE FICAR LONGE DE MIMI, NÉ MESMO, MILICIANO?!?!?! DIGO, ASCÂNIO. PELA MINHA PERCEPÇÃO ACREDITO QUE VOCÊ SEJA DAQUELE TIPINHO QUE SE RECUSA A SAIR DA ADOLESCÊNCIA!!! A IDADE AVANÇADA, AS RUGAS, OS CABELOS BRANCOS, NÃO O CONVENCEM QUE ENVELHECEU, JUNTO COM O SEU TESÃO, NÉ MESMO!!! CUIDADO COM O TAL TESÃO, VIU ASCÂNIO DE ARAQUE. DEPOIS DE UM CERTO TEMPO ELE PODE IR OU SE DIRIGIR COM MUITO FUROR E VOLÚPIA DE MARCHA-À-RÉ...

    P.S.: - Outra coisa, você escreve exageradamente e seus textos são muito longos e sonolentos... Cansa, ufa!!! A continuar assim, alguém vai acabar ejaculando pela língua... E olha que não sou eu!!!

    ResponderExcluir
  6. José Fernandes Costa24 de janeiro de 2015 13:26

    NÃO consigo ler os comentários do Altamir Pinheiro!! - HORRÍVEIS. - Além de longos, ele emenda tudo... - Que horror, meu senhor!! - 2. Porem, por meio do ASCANIO (10h51), consegui encontrar mais duas "virtudes" do Altamir!! - Valeu. /.

    ResponderExcluir
  7. Discordo em 100% do Senhor José Fernandes. Altamir Pinheiro não emenda nada e não tem horror nenhum. Seus comentários tem mais do que sentido, tem verdades. Ele é muito bom em política e cultura. O conhecimento dele é muito melhor do que o proprio dono do blog. Seus palavrões se emnquadra dentro do contexto, ele é tipo Geraldo Freire aqui. Nem todo mundo sabe dizer um palavrão, altamir sabe, e na hora certa e tem tudo haver com o tema. Arrume outra para criticar o rapaz. Esta pecha não cola nele não senhor.
    Márcia Souto Dourado/Recife.

    ResponderExcluir