PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A BOA MÚSICA DE IVAN LINS EM GARANHUNS

Uma boa surpresa a inclusão do cantor, compositor e músico Ivan Lins na programação do Garanhuns Jazz Festival de Jazz deste ano. O artista carioca é um dos nomes do primeiro time da MPB, autor de grandes canções conhecidas por brasileiros de norte a sul do País. Madalena, Somos Todos Iguais Nesta Noite e Começar de Novo estão entre as músicas memoráveis do compositor.

Eu ousaria considerar Ivan Lins no mesmo nível de Djavan, Milton Nascimento ou mesmo Chico Buarque, embora ele nunca tenha sido tão popular quanto os três nomes citados.

Artista de gosto refinado, Ivan tem um perfil que se encaixa bem neste festival realizado em Garanhuns, que reúne o melhor do jazz, do blues e do soul nacional e internacional.

Abaixo reproduzimos um perfil do artista, publicado na série Grandes Nomes da MPB, que faz parte do arquivo deste blog.

PEFIL - Filho de militar, Ivan Guimarães Lins nasceu no Rio de Janeiro, em 1945. Sempre foi um compositor e cantor sofisticado, de bom gosto, que desde os 18 anos usa o piano como principal instrumento musical. Formado em Engenharia Química, ficou conhecido mesmo foi por suas canções e participações nos festivais dos anos 60.

É o Meu País ficou em segundo lugar no Festival Internacional da Canção, no final da década de 60. O primeiro grande sucesso foi a música Madalena, consagrada numa arrojada interpretação de Elis Regina.

Já conhecido nacionalmente, Ivan Lins começou uma parceria com o compositor Vítor Martins, que se tornou o seu parceiro mais freqüente. Um dos primeiros trabalhos dessa dupla foi o álbum Chama Acesa, considerado um dos bons discos do artista.

Duas canções bem conhecidas do cantor são Somos Todos Iguais Nesta Noite e Começar de Novo, ambas compostas junto com Vítor e que foram gravadas por bons intérpretes brasileiros, como Simone. Na voz dessa artista, Começar de Novo entraria na maior parte dos lares do Brasil, por fazer parte do seriado Malu Mulher, estrelado por Regina Duarte.

Intérpretes renomados da Música Popular Brasileira e grandes artistas internacionais gravaram músicas de Ivan Lins. Dentre eles se destaca Elis Regina, Simone, Gal Costa, Zizi Possi e Emílio Santiago. Dos de fora do país podemos citar George Benson, Ella Fitzgerald e Barbra Streisand.

Mesmo não se mostrando um artista engajado, como Chico Buarque ou Geraldo Vandré (os três despontaram na mesma década), Ivan participou do Projeto Nordeste, que em 1985 abraçou a causa da seca na castigada região do país. Em 1991, com Vítor Martns, fundou a gravadora Velas, um selo nacional e independente criado com o objetivo de abrir espaço para cantores brasileiros discriminados pelas multinacionais do disco.

Artistas como Guinga, Chico César e o pernambucano Lenine puderam iniciar e projetar suas carreiras graças ao apoio do gravadora Velas. O selo foi também responsável por lançamentos de Fátima Guedes, Zizi Possi e apresentação de alguns trabalhos de Elis Regina que ficaram em arquivos.

Ivan Lins é autor da trilha sonora dos filmes Dois Córregos e Bens Confiscados de Carlos Reichenbach e ganhou Prêmio de Melhor Trilha Sonora no terceiro Festival Luso-Brasileiro Santa Maria da Feira. Ele também é um dos compositores brasileiros mais gravados no exterior e já foi indicado ao prêmio Grammy em várias oportunidades.

Lançou também um disco em homenagem ao Poeta da Vila, Noel Rosa (Viva Noel, 1997), que contou com muitas participações especiais e também lançou Um novo tempo (1999), somente com canções natalinas. Este trabalho foi um grande sucesso e o CD está praticamente esgotado, precisando ser relançado.

Cinco anos depois, veio o CD Cantando Histórias, que traz regravações dos antigos sucessos e contou com as participações especiais de Jorge Vercilo, Simone e Zizi Possi. Dois anos depois, veio Acariocando (2006), somente com canções inéditas. No fim no ano de 2007, Ivan Lins lançou o CD e DVD Saudades de Casa, com diversas colaborações, gravado em estúdio no Rio de Janeiro.

Bom cantor e intérprete, o artista carioca sempre se destacou também como letrista. Um exemplo são os versos abaixo, de "Vitoriosa":

Quero sua risada mais gostosa
Esse seu jeito de achar


Que a vida pode ser maravilhosa...


Quero sua alegria escandalosa


Vitoriosa por não ter


Vergonha de aprender como se goza...


Quero toda sua pouca castidade


Quero toda sua louca liberdade


Quero toda essa vontade


De passar dos seus limites


E ir além, e ir além...


Ivan Lins nunca fez concessões comerciais. Jamais teve o espaço merecido na mídia e é pouco tocado nas rádios. Mesmo assim, tornou-se respeitado no Brasil e exterior e é um artista do mesmo nível de Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros “monstros sagrados” da MPB.

2 comentários:

  1. A secretaria de turismo de Garanhuns, juntamente com a de Imprensa, deveriam entrar em contato com a TV BANDEIRANTES, para mostrar boas reportagens de Garanhuns, em rede nacional, (NA COBERTURA DO BAND FOLIA), sobre o nosso festival alternativo. afina, o FESTIVAL DE JAZZ é uma excelente opção para quem deseja fugir da folia.

    FICA UMA SUGESTÃO!
    Eduardo Sazner.

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais vendermos Garanhuns pela Secretaria de Turismo melhor. A execução é da parte da Secretaria de Cultura. Seria bom veicular em todo nordeste essa excelente opção, quanto mais turista melhor. Eu que gosto muito estarei lá.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA