PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

A CACIMBA DO PAU PEDE SOCORRO


Por Júnior Almeida, de Capoeiras:

Para quem não é de Capoeiras deve achar esquisito o nome "Cacimba do Pau", mas com certeza quem é da terrinha sabe o que é, onde está localizada e a sua História. A fonte de água que fez nascer e crescer ao seu redor a cidade de Capoeiras, foi cantada em verso e prosa pelo filho da terra Roberto Tenório e sustentou várias gerações com suas águas, hoje agoniza em meio ao lixo e desprezo.

Por pior que fosse a seca, a cacimba sempre serviu ao povo, aliviando a sede das pessoas e dos animais, servindo para lavar roupas e demais usos da água. Mas mesmo sendo um verdadeiro  “oásis”,  em meio a tanta seca,  a fonte de água não recebeu dos homens os devidos cuidados.  Ao contrário, as pessoas retribuíram a dádiva da cacimba de “minação” com abandono e desprezo.

Existe um ditado local, que diz que quem bebeu água da Cacimba do Pau sempre volta à Capoeiras, tamanha a importância da fonte para o município. Houve tempos que dezenas de mulheres usavam a lavanderia ao lado do reservatóri, diariamente, para lavar roupas, pessoais ou de ganho. Outros ganhavam a vida vendendo água em carroças de burro que pegavam de graça no chafariz da cacimba.

Hoje em dia o local está com muito lixo, fezes, sem torneiras no chafariz e lavanderia e o mato alto toma conta de tudo. Mesmo com tudo isso os dois reservatórios continuam com água em abundância, só que impróprias para o consumo, pois além da sujeira, a água está poluída com óleo automotivo vindo de um lava jato particular, que além de utilizar a água da cacimba, contamina a mesma com produtos químicos usados nas lavagens dos carros.

O blog procurou o Secretário de Obras de Capoeiras, Gildo Marques Junior, o Gildinho, e o mesmo nos informou o Governo Municipal, a partir de janeiro, deve fazer um trabalho para revitalizar o local completamente, pois com a seca se agravando as águas da velha cacimba é que vão socorrer o povo. Questionado sobre o uso de um bem público para fins comerciais de um lava jato, o secretário disse já ter conversado com o proprietário, e que até o final de janeiro estará tudo resolvido. 

2 comentários:

  1. o que não esta abandonado em capoeiras

    ResponderExcluir
  2. o que não esta abandonado em capoeiras? Vocês falam de mais, quando era o prefeito "Dudu" vocês não falava. contra é assim msm!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA