Estádios atrasados, possível superfaturamento
nas obras, falta de organização e segurança colocada à prova em vários
momentos. A Copa do Mundo no Brasil é, desde de 2007, quando foi anunciada como
sede da competição, um misto de euforia e dúvida. A menos de 15 dias para o
início da competição, alguns estádios ainda não estão totalmente concluído e as obras de mobilidade seguem para uma
finalização pós-Copa, deixando um mistério sobre o famoso “legado”, tão
exaltado durante os últimos anos.
Mesmo assim, a Copa do Mundo começa a ganhar
corpo fora do Brasil. Se nas obras a competição não vai bem, a situação em
ações de marketing para promover o evento tem se tornado cada vez mais
frequentes. No final de abril foi lançado em São Paulo o novo álbum
de figurinhas do Mundial deste ano. A parceria entre a Fifa e a Panini, empresa
responsável pelo produto, promete levar o álbum a 120 países espalhados pelo
planeta.
Junto com o lançamento do álbum, acontece lançamento do jogo oficial da Copa do Mundo, produzido
pela EA Sports. O game traz as trinta e duas seleções, com jogadores, técnicos
e o mais importante: todas as 12 arenas que estarão na competição foram
retratadas de maneira fiel, seguindo o estilo arquitetônico de cada um dos
empreendimentos.
Por fim, foi divulgado um
episódio do consagrado seriado norte-americano, “Os Simpsons”, com uma partida
de futebol sendo realizada na Arena Corinthians, palco da abertura da Copa, no
dia 12 de junho, com o duelo entre Brasil e Croácia.
Um álbum, o jogo oficial da competição e o
episódio de um seriado são ações mínimas, mas que podem levar a Copa do Mundo
no Brasil a um outro patamar, principalmente no exterior. As três medidas
representam um cenário diferente do que se tem visto até o momento, onde
exaltar e promover a competição aqui são momentos raros na mídia. (Rodrigo Prada e Guilherme Henrique, de São
Paulo para o Portal da Copa).
*Incluindo o dia de hoje e o da estreia, faltam 14 dias para a Copa do Mundo no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário