PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O CONFLITO ENTRE A GLOBO E O GOVERNO

Em audiência recente com o presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho (foto), a presidenta Dilma Roussef reclamou do noticiário excessivamente negativo da TV sobre o Governo, especialmente no Jornal Nacional. A jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, divulgou que a petista citou uma determinada edição do informativo global com 16 minutos de notícias negativas, praticamente 50% do que foi levado ao ar naquela noite.

Na verdade a TV Globo sempre foi governista, tornou-se a potência que é durante a ditadura, esteve com os militares, Collor, Sarney e Fernando Henrique, mas assume claramente uma postura de oposição ao governo do PT.

Esta semana o jornalista Rodrigo Viana, no Blog O Escrevinhador, publica um artigo denunciando a Globo (uma concessão pública), por praticamente se assumir como um “partido de oposição”.

O texto de Rodrigo Viana:

Resolvi checar a informação com outros manifestantes. E aí vieram mais detalhes. A jovem repórter da Globo – movida por ingenuidade, como sugere Marize (ou, quem sabe, por arrogância) - teria dito, com todas as letras, que estava ali só para entrevistar o “Paulinho da Força”. Essa teria sido a instrução recebida, ao sair da Redação.

Como se sabe, Paulinho é o presidente de central sindical mais crítica ao governo Dilma. Rompeu com o governo, e declarou que vai apoiar Aécio (PSDB) a presidente.

Não há problema nenhum em entrevistar o Paulinho. Afinal ele é o presidente legítimo de uma central sindical importante. O problema é a repórter de uma TV que é concessão pública revelar que tinha instruções claras para entrevistar apenas Paulinho da Força.

Um militante da CUT teria insistido, apresentando: “olha, essa aqui é nossa vice-presidenta, a Carmen, você não quer ouvir a CUT?”

A jovem repórter teria respondido: “não, a orientação é ouvir só o Paulinho da Força”.  A jornalista foi então vaiada e hostilizada pelos manifestantes – que passaram a gritar o tradicional “o povo não é bobo, fora a Rede Globo”.

“Ela não fez a entrevista. Ficou com medo e correu para uma agencia do Bradesco do outro lado da rua”, contou-me um manifestante com quem conversei há pouco.

Os manifestantes registraram a cena da jornalista escondida na agência – como mostram as fotos que o Escrevinhador publica com exclusividade.

Poucos minutos depois, Paulinho chegou e foi dar a entrevista, dentro da agência bancária. Manifestantes ligados à CUT seguiram vaiando e fotografando. Um segurança (da Globo? da Força Sindical?) teria se aproximado de uma manifestante que fazia as fotos, e tentado tomar o celular das mãos dela. Não conseguiu. Aparentemente, a jornalista também não conseguiu gravar com Paulinho da Força…

O caso revela algumas coisas:

- a Globo (sob comando de Ali Kamel – aquele que adora processar blogueiros) segue pretendendo controlar a realidade; se é inevitável cobrir a manifestação, que se dê voz só aos amigos da casa e aos inimigos do governo petista;

- os jornalistas da Globo já foram mais espertos; por que a jovem repórter teve aquele ataque de sinceridade? Podia ter feito a entrevista com a dirigente da CUT, e a Redação depois se encarregaria de cortar…

Mas jornalistas criados no ar-condicionado, sem  vivência de rua, talvez acreditem que ao carregar o microfone da Globo podem qualquer coisa; vão-se distanciando do mundo real, e acabam surpreendidos quando enfrentam uma situação dessa.

A Marize (que foi chefe da pauta da Globo, tem experiência de sobra) ficou com pena da moça. Eu também fiquei.

Por outro lado, fiquei feliz porque agora uma história dessa não passa em branco. A Globo mente sem parar no JN, JG etc. Mas, pelo menos nesse caso, as fotos e o relato completo estão na internet. A mídia velhaca já não fala sozinha…

Em tempo: o ato das centrais foi um sucesso em São Paulo; reuniu 10 mil pessoas segundo a PM, ou 40 mil segundo os manifestantes.

Entre as reivindicações, estão: redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário, manutenção da política de valorização do salário mínimo, fim do fator previdenciário, redução da taxa básica de juros e correção e progressividade da tabela do Imposto de Renda.

6 comentários:

  1. A "toda poderosa, globo" vai ter que engolir a seco pela 4ª vez consecutiva a vontade do povo, digo 4ª vez porque já foram duas vezes com o nosso presidente LULA, e agora será a segunda vez com a presidente Dilma, pois ela será mais uma vez eleita com a vontade e a força do povo, a globo já interferiu muito na história desse país, a chegada do PT no planalto é o basta que o povo diz a esta emissora e seus donos !!!!!

    ResponderExcluir
  2. O povo brasileiro não precisa de lavagem cerebral dessa coisa chamada globo, e desses corruptos que comandam esse mal que ilude e denigrem nosso povo e nosso país. Empurram guela adentro suas mentiras vergonhosas sob o comando dos Três Patetas que, ao contrário dos originais nos distraia à todos, esses atuais, esfolam o Brasil, com apoio dos apresentadores dos jornais que ganham verdadeiras fortunas para venderem suas almas, e informar ao povo brasileiro mentiras deslavadas, usando até 16 minutos num mesmo assunto, mentiroso e faccioso, e à direita fascista e corrupta que, por quatrocentos anos sugaram nossas riquezas e pizaram no nosso povo. Financiando esse mal horrendo. Peço à Dilma, ou a outro Presidente eleito pela oposição naturalmente, que revejam essa concessão e essa liberdade sem limites, e não renovem da forma que estar, esse poder ilimitado dessa força do mal, limitando-se o seu trabalho a informar só a verdade, e não revelar acintosamente suas opções e seus malignos desejos.

    ResponderExcluir
  3. O PT desde de sua criação, sempre condenou a Globo, devido ao apoio desta Rede de Televisão aos Governos do regime militar, não seria agora que o referido partido voltasse atrás, a não ser que a Globo com seu perfil governista, repetisse o apoio ao PT, igual ao que deu aos governos da ditadura militar. "O tempo é o Senhor da Razão"! (sabedoria popular).

    ResponderExcluir
  4. Dr. Edmar,
    Será que o Senhor não está se contradizendo? Venho acompanhando seus comentários, e a meu ver, não está havendo coerência! Quem foram os personagem do AP 470? "Vamos afinar a viola, pois outubro vem ai!"

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de lembrar a Dr. Edmar, que a concessão de emissoras de rádio e televisão, é da competência do Congresso Nacional. É bem verdade que existe uma vasta Legislação que regulamenta as concessões , mas a palavra final é do Poder Legislativo.

    ResponderExcluir
  6. As noticias são negativas por que elas são negativas mesmo ou será que os jornais deveriam não noticiar o que está acontecendo? Deixa a imagem sacra de Dilminha e dos petralhas sem qualquer arrranhão, mesmo enquanto a PETROBRÁS está sendo saqueada de maineira escandalosa, mesmo quando as obras do Governo custam 10 vezes o que deveriam custar, mesmo com lideres do governo na câmara recebendo favores de doleiros?

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA