PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

LUCIANO DO VALLE E A TV GLOBO

Luciano do Valle apresentando o Globo Esporte
Do jornalista Maurício Stycer , no seu Blog do Portal UOL:
Esqueça o narrador dos últimos anos. A voz continuava poderosa e vibrante, mas era visível a perda de agilidade na identificação de jogadores e na descrição das jogadas. O Luciano do Valle que vai ficar na memória do “fã do esporte” é o das décadas de 80 e 90, especialmente.
Diferentemente de outros narradores, Luciano do Valle não era um grande inventor de bordões. “Não somos artistas, somos jornalistas”, disse em uma entrevista recente à ESPN Brasil, explicando por que não usava bordões. Suas transmissões, carregadas de emoção, eram fundadas na descrição dos lances.
Um bom resumo do seu talento pode ser visto/ouvido nas transmissões dos jogos do Brasil na Copa de 1982. Diante de uma seleção dos sonhos, a empolgação do narrador corresponde exatamente ao que o espectador brasileiro estava vendo em campo.
Trabalhou na Globo (1971-82) e na Record (1982-83, 2003-06), mas foi na Band (1983-2003, 2006-14) que mostrou uma outra faceta do seu talento: a de promotor de esportes. Meio empresário, meio narrador, Luciano do Valle ampliou o espaço da cobertura esportiva do canal e ajudou a dar visibilidade a muitos atletas e a esportes como vôlei, basquete, automobilismo, boxe e, até sinuca.
Ao ajudar a Band a se tornar “o canal do esporte'', em outros tempos, Luciano do Valle de certa forma antecipou a ideia de TV segmentada, que ganharia corpo anos depois na TV paga. Não é pouca coisa.
A GLOBO -  No momento da morte de Luciano do Valle, a Globo se redimiu de um momento triste, ocorrido em 2012. Na ocasião, ao lembrar dos 30 anos da derrota do Brasil para a Itália na Copa de 1982, o “Esporte Espetacular” exibiu uma reportagem caprichada, incluindo até entrevista com Paolo Rossi. Mas, ao exibir lances do jogo, a emissora optou por colocar a narração dos radialistas Waldir Amaral e Jorge Cury, da Rádio Globo, e não o áudio original, com Luciano do Valle, então narrador da Rede Globo. Lamentei o fato aqui. Neste sábado, já na abertura do “Jornal Nacional”, a emissora exibiu um lance de Brasil e Itália no Sarriá narrado por Luciano. A reportagem do telejornal mostrou mais uma vez os lances que o “Esporte Espetacular'', dois atrás, suprimiu. Ainda no telejornal, os três principais narradores da emissora, Galvão Bueno, Cleber Machado e Luis Roberto, deram depoimentos sobre o colega.

2 comentários:

  1. Qualquer fato nessa triste emissora, falo dessa quase unanimidade, me enoja só em escrever ou me pronunciar Alguma sujeira está por trás ou pela frente sempre, para mim isso é um lixão. Preanunciar um fato, será sempre da maneira que ela quer, da forma que ela quer, como sendo a única verdade, que é a dela,quase sempre distorcida da verdade verdadeira, que é única, nao existe ou existem duas verdades. O Brasil perde um homem, que, pelo seu semblante seu amor a sua profissão e pelo Brasil, foi seu embaixador sem pompas, aliás quando ele aparecia no vídeo,com aquela simplicidade, já era quase um chamamento, que hoje teremos jogo e sua esperança no Brasil era única, inigualável. Aconteciam já algumas falhas de memória era o sinal dos tempos, porém sempre com aquela vibração e aquela voz presenteada por Deus, que nos contagiava à todos. Será homenageado lá em cima, por nosso pai maior,também por ter conseguido passar onze anos na lata do lixo da televisão brasileira, Deus não o castigará, apenas dará uma chamadinha e o mandará avisar aos seus amigos de bem, que as verdades ditas por esse mal, no mínimo é duvidoso, quando não é mentiroso. Disse recentemente Datena, no seu programa da tarde na Band, "Brasil Urgente," que aliás bate recordes de audiência. Ele não falou por questões éticas, no nome de Jô Soares que o indicou para que ele Datena fosse seu substituto, já que ele está com sua idade avançada, pretende descansar, viajar e dirigir peças de teatro. A verme que entra nos nossos lares, vetou Datena imediatamente, respondeu então Datena no seu programa "Brasil Urgente" ao vivo, eu ví."Prá mim é uma honra ser vetado por essa emissora" Agora falo eu, essa quantidade de artistas bons, atores extraordinários, homens sérios, mulheres espetaculares, e lindíssimas, são de uma certa forma pela estrutura, os avançados sistemas de áudio e imagem, vitrine, dessa televisão, além dos seus altos salários, que os fazem trabalhar nessa inimiga do nosso povo brasileiro.Em compensação o caráter dos seus propritários, os propósitos políticos dos mesmos, são de uma podridão, que um lixão perto dela, é a Avenue Champs Élisées, La plus belle avenue du Monde. A avenida mais bela do mundo. Datena diz sempre nos seus programas, "os canalhas também envelhecem" eu completaria, como os bons Deus os chamam para uma missão precocemente, os canalhas também morrem, porém para acertos de conta, é outra coisa.

    ResponderExcluir
  2. Mais canalhas que a globo s~ao os bandidos do PT que tanto o senhor defende sr edmar. Cicero garanhuns.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA