PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CLAUDOMIRA LEMBRA A GUERREIRA CRISTINA

A militante política e advogada Claudomira Andrade, pré-candidata a deputada federal pelo PRB, aproveitou o último dia de março para escrever um texto homenageando a jornalista garanhuense Cristina Tavares, que exerceu três mandatos de deputada federal nos anos 70 e 80.

Pertencente à tradicional família da cidade – seu irmão Paulo é o proprietário do Hotel Tavares Correia – Cristina se destacou no campo intelectual e na política. Foi amiga do escritor francês Jean Paul Sartre, um dos maiores pensadores do século XX e no Brasil militou ao lado de personagens como Ulisses Guimarães, Marcos Freire, Jarbas Vasconcelos e Miguel Arraes.

Conhecida como uma “mulher guerreira”, Cristina uma vez foi elogiada por Ulisses Guimarães, que disse “as saias de Cristina valem por muitas calças no Congresso Nacional”.

Ela dá nome ao prêmio máximo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco, é nome de rua e de escolas em Garanhuns e diversas outras cidades do Estado. Muitos acham que a terra natal da deputada ainda lhe deve uma homenagem à altura do papel que desempenhou na vida pública, como profissional de imprensa e escritora.

A garanhuense publicou oito livros, dentre eles “A Última Célula”, quando revela de maneira corajosa sua luta contra o câncer. Cristina morreu no dia 23 de fevereiro de 1992.

Abaixo o texto de Dra. Claudomira reverenciando a memória da jornalista e parlamentar:

UMA MULHER QUE HONROU GARANHUNS E O BRASIL

CRISTINA TAVARES a mulher de GARANHUNS que honrou o BRASIL, ultrapassando as fronteiras da MORTALIDADE, para se tornar IMORTAL na POLÍTICA do nosso país.

Neste último dia de março, mês em que se comemora o dia INTERNACIONAL DA MULHER, minha homenagem vai para nossa saudosa conterrânea e eterna representante política: Deputada Federal CRISTINA TAVARES, o maior dos marcos da presença feminina de nossa cidade no cenário da política nacional.

A terceira nordestina a conseguir uma vaga na Câmara dos Deputados e a primeira MULHER a conseguir esse cargo. Jornalista e Professora, nascida em GARANHUNS, Maria Cristina de Lima Tavares Correia, nacionalmente conhecida como Deputada CRISTINA TAVARES, cuja história de luta jamais poderá cair no esquecimento, conseguiu a heróica façanha de ter sido a primeira mulher a liderar a bancada na história do parlamento brasileiro.

Seu vigor político alicerçava-se aos movimentos sociais e, pelo movimento democrático brasileiro. Ícone da bravura, sua coragem foi de encontro com o tradicionalismo político de uma Câmara de Deputados regida, em sua maioria, por homens. Levantou a bandeira de quão desumanas eram as desigualdades de gênero, legislando em defesa dos direitos políticos e sociais das mulheres. E, por conseguinte, CRISTINA TAVARES lutou, junto à Câmara Federal, pela emancipação política das mulheres; pelos direitos das empregadas domésticas e das trabalhadoras rurais; pela posse da terra; pela assistência integral à saúde da mulher, e contra as desigualdades de tratamento entre homens e mulheres.

Teve sua participação na Assembleia Nacional Constituinte, contribuindo eficazmente na elaboração do texto da Constituição de 1988, sendo ainda reeleita por duas vezes por nossa região. Sua contribuição para o cenário político brasileiro e pernambucano revelou- se como um marco em nossa história, e por falar em história, a Deputada Cristina Tavares faz parte da história do povo de GARANHUNS e região. Sua luta nos inspira, sua história ainda vive e deve ser rememorada por todos nós.

Que DEUS abençoe a todos!

5 comentários:

  1. Tenha santa paciência Roberto, Cristina Tavares foi um ícone, não desmerecendo a Dra., mas comparar com Cristina.......... Autentico MDB/PMDB

    ResponderExcluir
  2. Pode ler, reler e tresler o texto que em nenhuma linha se faz comparação entre Cristina Tavares e Claudomira Andrade. Apenas se faz um registro da homenagem da advogada a jornalista e deputada garanhuense. A matéria se justifica plenamente pela importância de Cristina na vida política brasileira. E a doutora, como muitos a chamam, cabe o mérito de ter lembrado deste ícone de Garanhuns, de Pernambuco e do Brasil com quem tive a honra de conviver de perto durante alguns anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale lembrar que Cristina não participou e não foi deputada Constituinte.
      E dizer a Dra. que vai ter que comer muita farinha e muito feijão para comparar-se a grande Deputada garanhuense Maria Cristina de Lima Tavares. Um dos tantos nomes esquecidos de Garanhuns.

      Excluir
  3. PELO AMOR DE DEUS ESSA SENHORA NÃO TEM JEITO PARA POLITICA EXEMPLO O SEU IRMÃO JÚNIOR NEGRÃO. GARANHUNS PRECISA DE UM FATO NOVO UM CANDIDATO POLITICO.

    ResponderExcluir
  4. Volta a aparecer outra Mulher guerreira na história política de Garanhuns,ou melhor dizer na política do Brasil,porquanto,graças ao seu exemplar desempenho e trabalho que vem obtendo grandes méritos,por todos os lugares onde tem ido fazer suas palestras,pela dignidade dos direitos da Mulher,sempre abordando o tema:VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER,fazendo valer a legalidade da LEI -MARIA DA PENHA,que dá força e coragem para que cada mulher que sofre abusos e agressões dos seus companheiros,tenham hoje,a autenticidade de falar,denunciar,e usufruir dos seus direitos de honra e cidadãs da sociedade.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA