PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

IATI OFERECE VACINA CONTRA VÍRUS HPV

A Prefeitura de Iati, através da Secretaria de Saúde, atendendo uma preconização do Sistema Único de Saúde (SUS), vai oferecer a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) a partir do próximo dia 10 de março para meninas de 11 a 13 anos, nos postos de saúde e nas escolas públicas e privadas de todo o Município. 

De acordo com informações de Karla Janaina, coordenadora da Atenção Básica em Iati, a Dose, que ajuda a proteger contra o câncer de colo do útero, será oferecida as adolescentes iatienses na EREM Francisco Pereira da Costa, bem como nos educandários municipais de Iati, inclusive aqueles localizados no bairro Bela Vista e nos povoados Quati e Santa Rosa. “A nossa meta é imunizar cerca de 80% das meninas em todo o Município. Para tanto estamos promovendo palestras junto aos pais e professores para ressaltar a importância da vacina. Essa faixa etária foi escolhida porque, nela, a produção de anticorpos contra o HPV tem maior eficácia”, registra a Coordenadora. 

As palestras informativas vêm sendo ministradas ao longo desta semana, já no período entre os dias 10 e 15 de março, a equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde estará nas escolas para promover a vacinação das meninas. “Todas as escolas de Iati oferecerão a vacina. A estratégia é chegarmos junto a essas meninas e a escola é um importante elo para este contato. Após o período da campanha, a vacina estará disponível em nossos Postos de Saúde. 

A secretária Ana Lúcia Almeida firmou parcerias com as secretarias de Educação e Assistência Social, além do Conselho Tutelar e estamos confiantes nos resultados positivos dessa Campanha”, complementa Karla Janaina. 

Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois. 

HPV - Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero. Em 2011, 5.160 mulheres brasileiras morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as mulheres, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados a Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA