QUE A AÇÃO SIRVA DE EXEMPLO EM TODO PAÍS!

Depois de serem presos na operação Ponto Final, os dez vereadores de Caruaru terão desafios enormes pela frente, entre eles provar que são inocentes perante à Justiça e reconquistar a credibilidade junto ao seu eleitorado e à população caruaruense de forma geral. Na abertura da entrevista coletiva, após a conclusão do inquérito, o delegado Salustiano Albuquerque disse que a ação iria servir de exemplo não apenas para a cidade ou Pernambuco, mas para o país. "Não podemos mais aceitar que se faça política desta forma, cobrando propina para aprovar projetos que são de interesse de todos. Vamos dar um exemplo para a nação", garantiu. Seu depoimento foi baseado nas provas adquiridas pela Polícia Civil, durante os seis meses de investigação.

Durante toda semana a reportagem VANGUARDA tentou ouvir alguns dos edis acusados, mas não obtivemos sucesso. Os que falaram evitaram entrevistas, mas afirmaram que foram presos, sem chances de defesa. A maioria deles também jura, de pés juntos, que não cometeu atos ilícitos e nem tão pouco foram fazer negociata para aprovar os projetos do Executivo. Boa parte afirma ainda que, em 2013, aprovou vários projetos vindo do Palácio Jaime Nejaim e acusa a operação Ponto Final de perseguição política.

Com inquérito concluído, cabe agora ao Ministério Público oferecer ou não a denúncia dos crimes de concussão (cobrar vantagens), corrupção passiva e pertencer à organização criminosa, contra os edis. Alguns deles chegaram a ser indiciados pela polícia mais de uma vez, o que pode resultar numa pena alta, passando dos 40 anos de prisão.

Para os edis, vale agora a batalha da prova da inocência e também do convencimento da população. No momento, eles seguem a orientação dos advogados e evitam falar, mas mais cedo ou mais tarde terão que se explicar, já que a entrevista coletiva concedida pelo grupo, na sexta-feira (27), foi tumultuada e apenas quatro dos dez responderam a perguntas da imprensa. Em alguns casos, o silêncio é fundamental, mas dado o alarde que foram as prisões e as denúncias que pesam contra os dez vereadores, eles precisam não só falar muito, mas se explicar e apresentar suas versões sobre o caso.

Vale lembrar que 2014 é ano eleitoral, onde serão escolhidos presidente da República, renovação de 1/3 do Senado, além da eleição para deputados estaduais e federais. Não há como negar que o vereador é fundamental nesse período, atuando como cabos eleitorais dos candidatos. Dos dez presos, um deles pretendia disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco - da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, já saíram vários deputados estaduais e federais. O último deles foi Laura Gomes.

Este ano só está começando, mas para os vereadores presos 2013 ainda não terminou. Muito ainda precisa ser esclarecido e a tão esperada versão deles só deverá ser apresentada à Justiça nos próximos dias. Vamos aguardar! (Editorial do Jornal Vanguarda de Caruaru deste sábado).

2 comentários:

  1. "QUE A AÇÃO SIRVA DE EXEMPLO EM TODO PAÍS"!

    Bom seria,que realmente,service de exemplo em todo o país! Mas não vai ser patavina nenhuma.

    Eu passei 30 anos pregando publicamente a não compra do voto. Depois de 43 anos com a chegada de todas as esquerdas ao PODER(PT-PSTU-PC0-PPS-PCdoB-PSB-PSOL-PDT-PMDB) aí foi que a coisa piorou.

    Eu pensei assim: no segundo mandado de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO ele vai moralizar o Brasil.Que nada! Em 2002 eu retornei a votar no PT e assim aconteceu em 2006 e em 2010 e aí foi que a coisa piorou de vez.

    Vejo a cúpula do PT condenando um Ministro do Supremo Tribunal Federal que agiu em nome de um CORTE do SUPREMO que ganha para aplicar A LEI e fazer CUMPRIR e diante de uns políticos safados e corruptos que nunca quiseram fazer e nem fazem a VERDADEIRA REFORMA POLÍTICA para diminuir os GRANDES CUSTOS das CAMPANHAS POLÍTICAS em todo o Brasil que vem formando o POLÍTICO BANDIDO E LADRÃO.

    É brincadeira a gente ver,ouvir e ler um deputado federal semianalfabeto juntamente com vereadores semianalfabetos levarem da nossa nação 139.000,00 para não fazer porra nenhuma!

    ResponderExcluir
  2. JÁ ESTAR MAIS DO QUE CLARO PARA TODO MUNDO VER E FALAR QUE, ACABOU A POLARIZAÇÃO ENTRE DIREITA E ESQUERDA,ENTRE PT E PSDB.

    AS COLIGAÇÕES SÃO APENAS MOMENTÂNEAS,PASSOU AS ELEIÇÕES TODOS PROCURAM ATACAR TODO MUNDO.ONTEM SE DIGLADIAVAM E SE DESTRUÍAM A ARENA E O MDB. ANTEONTEM ACONTECIAM A MESMA COISA ENTRE PSDB E PT.

    HOJE TUDO VIROU UM BALAIO DE GATOS , COBRAS, LAGARTIXAS, VACAS, TOUROS, CABRITOS, PEIXES, JIBÓIA, COBRA SURUCUCU, MADEIRA QUE CUMPIM NÃO RÓI, VENENO DAS SERPENTES ESTÃO COMENDO PELAS BEIRAS.

    TUDO FICOU IGUAL.ESTÃO SALVOS COLLOR, SARNEY,MALUF,RENAM CALHEIROS, JARBAS,EDUARDO , LULA, DILMA, ARMANDO MONTEIRO, HUMBERTO COSTA, JOÃO PAULO, ROBERTO JEFFERSON, JOSÉ DIRCEU, DELUBIO SOARES,GENOINO, PEDRO CORREIA, MARCOS VALÉRIO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO,AECIO NEVES, JOSE SERRA, GERALDO O ALCKMIM DE SÃO PAULO, POIS BEM, TUDO NÃO PASSA DE UMA PARTIDA DE FUTEBOL.

    TODOS SÃO PERNAS DE PAU. É PORRADA, CANELADA,CHARADA, CACETADA, BOFETADA, TELEQUETE,JUDÔ E AS PALAVRAS PRONUNCIADAS SÃO: CORRUPÇÃO, LADRÃO, BANDIDO, SAFADO, BOCA PRETA, PUXA SACO, BICUDOS, BACURAUS, PRIVATIZOU OU DEIXOU DE PRIVATIZAR, ROUBOU MAS FAZ,ENFIM, PERDEMOS OS NOSSOS VALORES E A VERGONHA NA CARA DE ENSINAR A MILHÕES DE CRIANÇAS E JOVENS O VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA DEMOCRACIA E FIDELIDADE PARTIDÁRIA.

    CULPADOS: FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA QUE NÃO FIZERAM A MAIOR DE TODAS AS REFORMAS, A POLÍTICA .DEPOIS VEM A DILMA, O EDUARDO,O AÉCIO NEVES,A MARINA FALAR EM PRAGMÁTICO E IDEOLOGIAS . TUDO ACABOU .

    SOMENTE DEVERIA EXISTIR DUAS CANDIDATURAS A PRESIDENTE ATUALMENTE: AECIO -EDUARDO E DILMA -TEMER(LULA).

    OS DEBATES SERIAM: PRIVATIZAÇÃO X BOLSA FAMÍLIA. TRABALHO X DESEMPREGO. SECA DO NORDESTE X CHUVA. FOME X MISÉRIA. CORRUPÇÃO X LADRÃO. SALÁRIO DE DEPUTADOS X SALÁRIO DOS TRABALHADORES.QUEM ROUBOU MAIS X QUEM ROUBOU MENOS. FIDELIDADE X INFIEL. TRAIR X JULGAR O PRÓXIMO. ALGEMAR X PRENDER. MENSALÃO DO PT X MENSALÃO DO PSDB. MACONHA X DROGA. DESENVOLVIMENTO X ATRASO. VIOLÊNCIA X MACONHA.CASAMENTO ENTRE HOMEM X HOMEM E MULHER X MULHER. PROSTITUIÇÃO X HOMOSSEXUALISMO.

    E NO FINAL BOTAVA OS VEÍCULOS PARA TRAZER O POVO PRA VOTAR. PUNIR TODOS OS LADRÕES DO COLARINHO BRANCO E AUMENTAR AINDA MAIS OS SALÁRIOS DOS DEPUTADOS E SENADORES QUE GANHAM POUCO DE MAIS.

    ASSIM,QUERIDOS LEITORES TUDO ESTAVA RESOLVIDO E O BRASIL SERIA MUITO FELIZ .PAULO CAMELO , O ENGENHEIRO CIVIL É O ÚNICO QUE FALA A VERDADE!

    ResponderExcluir