RETALHOS DO COTIDIANO - por Marcílio Reinaux
Outro dia de tempos pretéritos (Fevereiro de 1999), quando Garanhuns completava 120 anos de sua Emancipação Politica, pela mercê do então Prefeito Silvino Duarte, a Prefeitura Municipal de Garanhuns (Secretaria de Cultura) publicou o meu livro intitulado: ”Garanhuns a Enevoada Pérola Fugidia”. O livro é um repositório de telúricas recordações da minha vivencia e convivências na infância e pré-adolescência em Garanhuns, com evocações saudosistas das coisas, dos fatos, das pessoas, da vida da então pacata: “Garanhuns dos Meus Amores”, no dizer do poeta.
O titulo do livro é resultado da poesia do mesmo nome, na qual busco descrever exatamente aquelas reminiscências lembrando os nomes marcantes das Famílias tradicionais, dos comerciantes, das autoridades e até mesmo do povo simples e algumas “figuras” folclóricas que toda cidade que se preza, tem. Assim lembro Garanhuns de Simôa Gomes, de Brasiliense Maia e do latido dos Guarás. Do canto dos Anuns e do Escritor de “Múltiplas Faces do Talento”, a quem Garanhuns muito deve: Luís Jardim. Também registro as importantes famílias: dos Vilela, dos Vitalino, dos Gomes, dos Dourados, dos Gueiros e dos Reinaux, a minha família. Garanhuns das flores, do “Pau Pombo”, da Vila Maria, do Açude Mundaú. Da fantástica Feira aos sábados. Lembro de Jose da Costa Leite (Seu Leite), de Geronço. Do fotógrafo Esperidião, do comerciante Abdias Branco, da Bande Musica do Se Xixi. Do empreendedor Ferreira Costa traspassando historia já de 130 anos marcada de sucesso.
Garanhuns dos Maia, dos Moura, de Anísio e Arnóbio Pinto, do frio e da serração. Registro à Ruber Van der Linden, Doutor Godofredo, Tavares Correia, Monsenhor Callou, do professor Ageu Vieira, dos Vilas Boas, do Prefeito Thomaz Maia e da Vila Maria. Garanhuns do forasteiro Ivo Amaral, vindo do “Salôbo” em Lajedo, que se fez cidadão de Garanhuns e à ela e a seu povo, deu do seu talento e da sua capacidade politica em duas administrações municipais. E por oportuno, vale lembrar nesse texto saudosista a marcante presença dos educandários de Garanhuns, os melhores de Pernambuco: Colégio Quinze, Colégio Santa Sofia e do querido Ginásio Diocesano, do Padre Adelmar. Aquele que moldou em mim o meu caráter me ensinando a ser homem pelos caminhos do bem.
A toda essa gente, que fez e tem feito Garanhuns uma Terra Especial, onde a névoa é fugidia e a sua beleza refulge como uma pérola. À querida Garanhuns rendemos as nossas homenagens nesse limiar do ano de 2014.
Agradecimentos ao confrade Roberto Almeida pelo convite para escreve nesse seu BLOG, agregado ao Jornal Correio Sete Colinas de Garanhuns.

Parabéns Roberto Almeida pelo convite feito e aceito por Marcílio Reinaux para escrever em seu blog, Ele escreve textos lindos sobre nosso Garanhuns. Esse convite só vai engrandecer o seu blog e melhor divulgar o trabalho desse maravilhoso escritor.Espero que ele transcreva para o blog o texto sobre as pessoas ¨diferentes de nossa cidade ¨(os doidos) o texto é ótimo como todos e faz os mais idosos voltarem ao passado.Parabéns Roberto pela iniciativa.
ResponderExcluir