PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

SALOÁ FAZ CAPACITAÇÃO PARA AGENTES DE SAÚDE

Teve início nesta segunda feira (30/09), em Saloá o curso para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), voltado para a implementação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). A capacitação promovida pelo Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde é composta por um ciclo de 8 encontros que serão realizados nas segundas e quintas feiras.

O PMAQ é um Programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade da gestão municipal, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade à população. A primeira fase do PMAQ consiste na etapa formal de adesão ao Programa. A segunda fase consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas Equipes de Atenção Básica, e pela gestão municipal em parceria com o Ministério da Saúde. A capacitação dos agentes e enfermeiras consolida o programa no município.

A oficina está sendo ministrada pela enfermeira Sueli Lima, da Gerência Regional de Saúde, do Governo do Estado. Ela alerta aos profissionais para a importância de considerar o conhecimento e as crendices populares no tratamento ou mesmo, introdução de métodos para prevenção das doenças. "É preciso valorizar o conhecimento e as crenças da população. O profissional de saúde não deve abordar o usuário (paciente) como quem é dono do saber", lembra. A capacitação acontece no colégio de Referência de Saloá, das 08 às 13 horas. (Texto de Geraldo Mouret).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA