PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

MAIS MÉDICOS VIRA CARRO CHEFE DO GOVERNO

O programa que despertou reações preconceituosas e manifestações contrárias por parte da classe médica em todo o País mostra que continua a surtir efeito imediato na Saúde do País. Neste fim de semana, todas as capitais brasileiras recebem 2.167 profissionais estrangeiros, que participam da segunda etapa do Mais Médicos. Eles atenderão, a partir do dia 4 de novembro, em Unidades Básicas de Saúde de 783 municípios.
Com o novo grupo, que se junta aos 1.499 médicos que já estão atuando em regiões carentes do País, o número de brasileiros atendidos por médicos do programa passam de cinco para 13 milhões. "Enquanto houver brasileiros sem médicos, vamos trazer profissionais pelo Mais Médicos. Queremos atender toda a demanda da população", disse neste sábado o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que esteve em Goiânia (GO) para recepcionar a chegada de 57 médicos estrangeiros.
Segundo o ministério da Saúde, todos os profissionais que chegam hoje às capitais foram avaliados durante três semanas por universidades federais. Eles foram testados em Língua Portuguesa e nos protocolos de atenção básica do SUS. Do total de participantes, 1.947 foram aprovados, 14 terão mais duas semanas de avaliação e outros 220 realizarão a prova neste sábado. A etapa de avaliação ocorreu simultaneamente em quatro capitais – Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte e Vitória.
Com exceção destas cidades, onde permanecerão os profissionais que atuarão no Distrito Federal, no Ceará, em Minas Gerais e no Espírito Santo, todas as capitais receberão médicos do programa. Antes de irem às cidades onde atenderão à população, os médicos estudarão, durante uma semana, os problemas de saúde mais comuns de cada região e conhecerão a rede de saúde daquele estado.
De acordo com a pasta de Alexandre Padilha, este acolhimento é fundamental para que os médicos saibam a que hospitais, clínicas ou outras unidades de saúde encaminhar pacientes que necessitem de atendimento especializado, como cirurgias. Como previsto na Medida Provisória (MP) que instituiu o Mais Médicos, os profissionais do programa só podem atender nas unidades básicas de saúde da rede pública, que resolvem 80% dos problemas de saúde, segundo o governo.
DISTRIBUIÇÃO REGIONAL – A região Nordeste é a mais atendida com os médicos desta etapa do programa, com 928 profissionais. Em seguida vêm o Sudeste (517), o Norte (358), o Sul (244) e o Centro-Oeste (120). Com relação à quantidade de municípios beneficiados, o ranking fica: Nordeste (432), Norte (141), Sudeste (100), Centro-Oeste (36) e Sul (74).
O grupo que chega neste fim de semana às capitais contém os dois mil médicos cubanos que participam do programa Mais Médicos por meio de cooperação entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). Estes profissionais ocuparam vagas que não foram preenchidas por médicos brasileiros ou estrangeiros que aderiram ao edital de chamamento individual.
A distribuição desses profissionais seguiu critérios técnicos, que deram igual prioridade às cidades em que é maior a parcela da população que depende completamente do atendimento ofertado pelo SUS e àquelas com alto percentual da população em situação de pobreza, conforme o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
EFEITOS - Só em setembro, foram registradas 320 mil consultas realizadas pelos médicos participantes do programa. Cada profissional do programa atua 40 horas por semana e realiza, diariamente, entre 20 e 30 consultas nas Unidades Básicas de Saúde, ampliando a capacidade de atendimento nas comunidades, sem necessidade de deslocamento desta população aos grandes centros.
A presença deles nas cidades impacta ainda no acesso aos medicamentos. Neste período, 13,8 mil pacientes retiraram medicamentos das farmácias populares com receitas emitidas por médicos do programa.
REGISTRO PROFISSIONAL – Durante a tramitação da MP, o Congresso Nacional decidiu que cabe ao Ministério da Saúde emitir as autorizações especiais provisórias para que os médicos estrangeiros atuem no Brasil, exclusivamente no âmbito do Mais Médicos.
Nesta semana, já receberam este aval os 680 médicos da primeira fase do programa, entre eles 196 que ainda não tinham obtido registro provisório junto aos conselhos regionais de Medicina. Na segunda etapa, a emissão já ocorrerá diretamente pelo Ministério da Saúde.
Com o documento, os médicos com diplomas do exterior ficam aptos a exercer a Medicina por três anos. Durante este período, não poderão atender em qualquer unidade de saúde que não aquela para que foi designado pelo programa Mais Médicos. Ou seja, o trabalho ocorrerá apenas na atenção básica da rede pública.
(Fonte: Ministério da Saúde/Brasil 247. Foto: Diário do Pará Online)

4 comentários:

  1. TUDO ISTO AI QUE ESTA ACONTECENDO É CAMPANHA POLÍTICA DO GOVERNO MESMO PORQUE A SAÚDE NO BRASIL ESTA NA ( UTI ) JÁ FAZ BASTANTE TEMPO E SÓ AGORA O GOVERNO RESOLVEU COLOCAR MEDICO ESTRANGEIRO PARA TRABALHAR BEM PRÓXIMO E PRATICAMENTE NO ANO ELEITORAL ( CAMPANHA POLÍTICA SIM ) SÓ OS DESINFORMADOS NÃO VER ISSO.

    JORGE CAETÉS.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Blogueiro Roberto Almeida,


    ANTES DE MAIS NADA, PEÇO-LHE DESCULPA POR ME INTROMETER NO PARTICULAR E NA COISA PESSOAL E INTERNA DO SEU BOM BLOG PARA INFORMAR AOS SEUS LEITORES ALGUNS DETALHES QUE NA MINHA SINGELA OPINIÃO SE FAZEM NECESSÁRIOS, SENÃO VEJAMOS:


    COSTUMEIRAMENTE, O BLOG DO ROBERTO ALMEIDA PUBLICA TEXTOS DO BLOG BRASIL 247, DIGA-SE DE PASSAGEM, ARTIGOS ENXUTOS, MUITO BEM ESCRITOS POR UM EXÉRCITO DE JORNALISTAS E BLOGUEIROS PETISTAS ESCOLHIDOS A DEDO, PRINCIPALMENTE VINDOS DAS REDAÇÕES DA REVISTA ISTOÉ, PAGOS A PESO DE OURO. POIS BEM!!! PRIMEIRAMENTE, GOSTARIA DE INFORMAR O QUE SIGNIFICA O BLOG 247: COMO DIRIA O VELHO LOBO ZAGALO: 2+4+7=13. O QUE LEMBRA ESTE NÚMERO???? É O NÚMERO DA SORTE DOS PREMIADOS PELA CAIXA ECONÔMICA, BANCO DO BRASIL E PETROBRAS. QUEM É O DONO DESSE LIXO(NO QUE DIZ RESPEITO AO PUXACISMO DE SACO) QUE DEFECA OS PENSAMENTOS PETRALHA?!?!?! CLARO QUE É AQUELE RAPAZ POR NOME DE ZÉ DIRCEU QUE ENFIOU O PÉ DE CABRA NOS COFRES DO BB, CEF E PETROBRAS PARA FINANCIAR A TURMA DO 247. ENTENDERAM, AGORA!!! SABEMOS QUE HOJE O PT TEM UMA REDE ON LINE QUE É PATROCINADA COM DINHEIRO DO POVO E QUE SERVE APENAS PARA MENTIR E DISTORCER A VERDADE DOS FATOS(SÓ O PARTIDO TEM UM ORÇAMENTO DE R$12 MILHÕES PARA DISTRIBUIR EM 2014 AOS BLOGS SUJOS). O QUE ELES FAZEM É PRATICAR E IMPOR SUA VONTADE, SUAS CONVICÇÕES E SUAS CRENÇAS, O BLOG 247 É MAIS CONHECIDO COMO BOLSA WEB, BASTA CLICAR UMA NOTÍCIA E PIMBA, LA VEM A MILITÂNCIA MALA DA WEB. PARA SE TER UMA IDEIA, ELES SE DÃO AO LUXO OU A TREMENDA CARA DE PAU DE, JOSÉ DIRCEU E RENAN CALHEIROS COMO COLUNISTAS EM SUAS FILEIRAS. OS BLOGS SUJOS E OS JORNALISTAS E BLOGUEIROS QUE FAZEM PARTES DO JEG(JORNALISTAS DA ESGOTOSFERA GOVERNISTA) E A BESTA (BLOGOSFERA ESTATAL) SÃO OS EXEMPLOS MAIS ACABADOS DO PROCESSO DE DETERIORAÇÃO MORAL E EDITORIAL QUE TOMOU CONTA DESSE BRASIL DO PT. O 247 É UM BLOG ESCRITO POR PESSOAS COM MENTALIDADE DE 171 QUE É O NÚMERO DE UM ARTIGO DO CÓDIGO PENAL. O NOME DO BLOG DEVERIA SER UM, SETE, UM. FICARIA BEM COERENTE... O BLOG BRASIL 247 É UM LIXO!!! UM PARTIDO POLÍTICO DA ESQUERDA RAIVOSA E COMUNISTA, SEM REGISTRO NO TSE... FINALMENTE, É BOM FRISAR QUE, MESMO COM SEUS TEXTOS INFESTADOS DE UFANISMO CEGO E DOENTIO, O BRASIL 247 VEM RESISTINDO A QUALQUER TRATAMENTO. ATÉ MESMO DE VETERINÁRIOS, CURANDEIROS E MÉDICOS CUBANOS!...


    P.S.: - O Blog 247(2 + 4 + 7 = 13) é formado por um bando de idiotas a soldo que escreve com a camisa do PT ou com o broche da estrelinha na lapela...

    ResponderExcluir
  3. se os engravatados de Brasília não roubasse tanto os medico do Brasil teria um salário digno e trabalhava com mais vontade na sua profissão

    mais neste pais chamado Brasil ( OS POBRES QUE SE FERRE )
    os ladrão engravatados só se lembra dos pobres em tempo de eleições

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA