PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

HELENO RECEBERÁ HOMENAGEM DOS ATLETAS DE GARANHUNS E DO AGRESTE MERIDIONAL

O garanhuense Heleno Barros, que morreu de infarto, no dia 4 deste mês, receberá uma merecida homenagem dos esportistas e atletas de Garanhuns, no próximo dia 8 de novembro, quando acontecerá uma partida de futebol no Planeta Bola, às 19h.

O jogo envolverá em torno de 80 atletas da cidade e região, com o confronto festivo entre Tubarões (time de veteranos fundado por Heleno, Mazinho, Ismaradona, dentre outros) e uma seleção de diversas outras equipes da Suíça Pernambucana.

Veremos em campo antigos craques da Seleção de Garanhuns, da AGA, Sete de Setembro, Independência Atlético Clube (IAC), Madrugada, Nove Horas, Colorado, Benfica, AABBs (de Recife, Garanhuns e Bom Conselho), Onze e Meia e Veteranos de Palmeirina.

Depois da partida, será exibido um vídeo sobre Heleno, com imagens de sua vida profissional e de esportista

Fátima Carvalho, esposa do ex-jogador, fez o trabalho de recolher o material, que já está sendo editado. Há fotografias bem antigas, como a que mostra Heleno Barros no começo, jogando no time juvenil do Colégio Estadual Jerônimo Gueiros.

Muita gente que conviveu com o garanhuense, que trabalhou no Banco do Brasil, vai estar no vídeo. Sabemos o nome apenas de alguns atletas que conviveram com ele: o já citado Mazinho, Oliveira da G. Araújo, Zeca Barbosa, Cafuringa, Silvio Sabino e Padeiro. Este último jogou junto de Heleno em três times, inclusive na Seleção de Garanhuns.

Outro que deve ser citado no DVD é Júlio Paliado, o primeiro técnico quando Heleno começou a se profissionalizar como jogador. (A foto foi publicada originalmente por Selma, do Blog do Jornal Sináculo).

7 comentários:

  1. Carlos Tavares Bernardo29 de outubro de 2013 às 12:45

    Gostei de mais da ideia, uma homenagem justa e merecida. É gostoso relembrar e reviver os bons momentos daqueles que amamos. Fátima como sempre mulher guerreira, Deus te console e ilumine. Abraços Fraternal de: TANTA. Vou fazer o possivel para está ai.

    ResponderExcluir
  2. Henhem, seria bom que fosse em dezembro, pois acredito que muitos, iguais a mim, que o conhecia, moram fora e somente em dezembro retorna para a confraternização de fim de ano.

    ResponderExcluir
  3. Alguém já disse que homenagem só é boa quando a pessoa está viva, mas como a gente nunca sabe quando volta ao Pai, principalmente se tratando de um atleta da magnitude de Heleno, que foi pego de surpresa. Assim valeu a ideia, parabéns para quem vai homenagear.
    JOSÉ SALES DA SILVA/Garanhuns

    ResponderExcluir
  4. Para quem não sabe, Heleno além de um excelente jogador de linha, foi um dos melhores goleiros que Garanhuns já teve, ele jogou poucas vezes de goleiro mais era muito bom o cara, além de que era um excelente caráter e um bom homem.

    (Comentário publicado no grupo do face Garanhuns Cidade das Flores)

    ResponderExcluir
  5. Tive a Honra de trabalhar ao lado deste grande homem na Prefeitura de Palmeirina, Descanse em paz, Heleno.

    (Do Grupo Garanhuns Onde o Nordeste Garoa).

    ResponderExcluir
  6. MEU CARO, ROBERTO ALMEIDA.

    Eu tive a felicidade de receber um telefonema da Esposa do nosso querido e inesquecível amigo, HELENO BARROS.

    A mesma falou um pouco da história e vida de Heleno como Esposo, amigo, jogador e Profissional. A mesma me convidou para eu estar sexta feira às 19:00h pra juntos prestarmos mais uma homenagem ao amigo que partiu para a eternidade deixando um legado, uma história de vida que servirá de estímulo a essa nova geração que está vindo e chegando.

    Falamos do Iac, Aga e Sete de Setembro, dos grandes jogos que assistimos no Campo da Aga.

    Eu pude falar para ela que teria tido um grande amigo na Seleção de Garanhuns. Jogamos 9 partidas sem perder para ninguém.Fomos campeões invictos. Enfrentamos as seleções de Arcoverde, Belo Jardim, Cabo, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Barreiros, Gravatá,
    etc.

    HELENO BARROS, foi um atleta exemplar, educado, não gostava de levar sequer um cartão amarelo, os outros batiam nele e a resposta que ele dava com a bola nos pés era, simplesmente, mostrar futebol clássico e moderno.

    O jogo mais importante e mais difícil que nós jogamos foi contra a Seleção de Arcoverde em 1979 quando eu entreguei a bola a ele e driblou 2 jogadores e acertou na veia um chutaço e indefensável fazendo assim o único tento. Nesse dia somente se destacaram na seleção o goleiro Nairo de São Bento do Una, Heleno e Bertinho da Aga.

    Heleno gostava de mais da bola e do futebol. Gostava de se preparar fisicamente e era altamente responsável. Faltar aos jogos nem pensar e aos treinos idem.

    Laércio Peixoto o TREINADOR, Sargento Melo o preparador Físico, pode muito bem testemunhar tudo o que eu estou falando.Portanto, falar da bibliografia e da história do homem e do atleta e profissional HELENO BARROS não é uma tarefa das mais difíceis.

    O que ele fez de bom aqui no planeta terra e , particularmente em Garanhuns, sirva de exemplo e de lição para essa juventude que muitas das vezes caminham por linhas tortas pelo caminho do vício e da vida sedentária.

    O esporte é lazer, é cultura, é vida e muito mais do que isto tudo, é saúde.Lamento profundamente conforme disse a viúva FÁTIMA que uma cidade do porte médio de Garanhuns quando já colocou a AGA E O SETE DE SETEMBRO na Primeira Divisão do Campeonato Pernambuco trazendo o Santa Cruz, Sport e Náutico ao Agreste Meridional, acabe com o futebol amador, quando temos tantos estudantes ociosos que deveriam estar praticando atividade física e proporcionando alegrias ao nosso povo pobre.

    Aos familiares do Heleno apenas quero lhes dizer que neste mundo vivemos uma passagem e tudo na vida se transforma.Mas fica o exemplo de bondade, lealdade,honestidade, sinceridade,de desportistas e de um homem de caráter.Que Deus ilumine a todos com votos sinceros de MUITA PAZ,AMOR E FELICIDADES!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA