PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

AVANÇA A IDEIA DE CONSÓRCIO ENTRE PREFEITURAS

Num encontro que contou com a participação de prefeitos, vereadores, secretários municipais e membros da sociedade civil organizada do Município, o Prefeito de Iati, Padre Jorge, abriu as discussões visando à formatação de um Consórcio que possivelmente administrará o Aterro Sanitário do Município, que nos últimos anos apresenta problemas estruturais e atualmente é gerido e custeado pela Prefeitura de Iati.

Participaram do encontro realizado em Iati, o prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes e a prefeita de Jupi e presidente da CODEAM, Celina Brito. O prefeito de Brejão, Ronaldo Ferreira enviou um representante. Os vereadores Nizo Tenório, José Alcí, Adjalbas Dias; Josélio Trezeno e Sebastião Vitor, além de todos os secretários municipais de Iati, também contribuíram com o debate. A presença do secretário-executivo da CODEAM, Eudson Catão foi registrada.

A ideia é que os municípios de Iati, Águas Belas, Brejão, Saloá, Paranatama, Terezinha e Bom Conselho formem um Consórcio para gerir financeiramente e administrativamente o empreendimento, efetuando melhorias estruturais no Aterro Sanitário de Iati e sendo responsável por seus custos de operação.

“Estamos buscando soluções para todos os Municípios. O nosso, Iati, que dividirá os custos com a manutenção e operação do Aterro e os demais que terão a correta destinação do lixo. A ideia também é gerar empregos diretos e indiretos através de programas de coleta seletiva que valorizem os catadores”, explicou o Prefeito de Iati, Padre Jorge.

Depois das discussões e diante da falta não comunicada dos prefeitos de Saloá, Paranatama, Terezinha e Bom Conselho, que possivelmente integrarão o Consórcio, ficou acertado que um novo Encontro será agendado pela CODEAM, para apresentar um estudo detalhado quanto às necessidades dos serviços no Aterro, bem como a planilha de custos com a sua manutenção.

“O Padre Jorge solicitou um estudo detalhado das ações que o Aterro Sanitário de Iati precisa para entrar em operação a contento, bem como dos custos da sua operação. Com esses dados, vamos nos reunir com todos os prefeitos interessados e concretizar a parceria. Vale registrar que já contamos com o apoio do Governo do Estado, que destinará máquinas para auxiliar nos serviços de recuperação do Aterro de Iati, diminuindo os custos para os Municípios”, registrou a Presidente da CODEAM, Celina Brito.

“Esse é um problema que não dá mais para esperar. Os prazos estipulados pela Lei nº 12.305 estão se encerrando e precisamos de decisões rápidas. Por isso o próximo encontro será definitivo”, defendeu o Prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes. (Texto do jornalista e blogueiro Carlos Eugênio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA